15 julho 2008

Paulo "Speedy" Gonçalves abre a época com vitória em Oliveira

Na noite de Sábado passado, o Supercross fez subir a adrenalina do muito público presente em Oliveira Santa Maria, para assistir à jornada inaugural do respectivo Campeonato. Numa das melhores pistas nacionais, com perfil razoavelmente rápido, 30 pilotos seniores (19 da classe SX2 e 11 em SX1) proporcionaram bom espectáculo, mormente durante as corridas finais.
Os pilotos da classe SX2 disputaram a primeira final da noite. Mais rápido no arranque, Luís Cardoso comandou durante a volta de abertura, seguido por um grupo de "furiosos" em grande movimentação durante meia-dúzia de voltas. Assim, Sandro Marcos subiu à liderança na segunda passagem à pista, sendo esse lugar ocupado por Nuno Gonçalves nas duas seguintes, e por Paulo Alberto a partir da quinta. Paulo Alberto aguentou o comando até à décima segunda volta, quando caiu e perdeu tempo para recolocar a moto em funcionamento, sendo então ultrapassado por Sandro Marcos e Nélson Silva – eles que são, respectivamente, campeão e vice-campeão em título nesta classe. Assim, Marcos abriu a nova época com um triunfo, recebendo a bandeirada de xadrez com 21s sobre Nélson Silva e uma volta de avanço face a Paulo Alberto.
Na final da classe SX1, Roman Perez fez as despesas da liderança desde o arranque até à quarta volta. Então, Paulo Gonçalves passou ao ataque e superou o espanhol, ganhando depois avanço para uma vitória folgada. Mais atrás, Roman Perez desenvencilhou-se da oposição de Hugo Santos e também terminou isolado no 2.º posto, enquanto o transmontano foi 3.º classificado.
Muito interessante e movimentada foi também a Super-Final Elite. Paulo Gonçalves efectuou um arranque pouco eficaz, tendo de aplicar-se para ultrapassar meia-dúzia de adversários colocados à sua frente. Enquanto isso, Roman Perez voltou a instalar-se na dianteira, seguido por Sandro Marcos, mas este sofreu uma queda à quarta volta que implicou mesmo uma visita à sua assistência. Marcos retomou a acção no último posto, mas ainda assim conseguiu recuperar até à 6.ª posição final.
Entretanto, Paulo Gonçalves consumava a ascensão na tabela, subindo finalmente ao comando na décima volta. A partir daí o piloto de Esposende dedicou-se a ganhar vantagem sobre o rival espanhol, terminando a prova 24 segundos mais cedo que Perez. Mais atrás, Paulo Alberto completou o podium, seguido nas posições imediatas por Hugo Santos e Nélson Silva.
Ainda referência para o Troféu de Iniciados, também a começar na pista minhota. Daniel Pinto esteve imperturbável, pois liderou durante todo o tempo para uma vitória sem contestação. Duarte Claro foi o único a terminar na mesma volta do vencedor, enquanto na 3.ª posição chegou Gil Marques, filho do nosso "Marquês", Paulo Marques, que mostrou bastante garra e determinação ao longo de toda a prova famalicense, naquela que foi a sua estreia no Supercross.
Classificações Finais
SX1
1º Paulo Gonçalves (Honda) - 17:21,7
2º Roman Perez (Suzuki) - a 26,1s
3º Hugo Santos (Suzuki) - a 46,5s
4º Rui Rodrigues (Yamaha) - a 1 volta
5º Carlos Alberto (Kawasaki) - a 1 volta
SX2
1º Sandro Marcos (Suzuki) - 17:42,0
2º Nélson Silva (KTM) - a 21,1s
3º Paulo Alberto (Kawasaki) - a 1 volta
4º Luís Cardoso (Honda) - a 1 volta
5º Francisco Ferreira (Suzuki) - a 1 volta
SX Elite
1º Paulo Gonçalves (Honda) - 17:17,4
2º Roman Perez (Suzuki) - a 24,1s
3º Paulo Alberto (Kawasaki) - a 32,6s
4º Hugo Santos (Suzuki) - a 40,2s
5º Nélson Silva (KTM) - a 59,0s
Após este bom lote de corridas em Oliveira Santa Maria, o Campeonato Nacional de Supercross continua já na noite do próximo Sábado, dia 19, na pista ribatejana de Paço dos Negros.

Sem comentários: