04 julho 2008

Sata Rali Açores: Liderança nas mãos de Bruno Magalhães. Famalicenses na rota do azar

Depois da super especial que decorreu no dia de ontem perante imenso público, o Sata Rali Açores tinha hoje delineados 9 provas especiais nas traiçoeiras e escorregadias estradas da ilha de São Miguel.
Após uma entrada cautelosa, onde vinha a analisar as prestações dos adversários, Bruno Magalhães, desta feita navegado por Carlos Magalhães, no Peugeot 207 S2000, atacou forte e de forma estratégica, para acabar o dia já a gerir a sua vantagem. Apesar do primeiro lugar conquistado, o campeão nacional mostrou-se irritado com o comportamento do público, acusando-os de colocarem pedras na estrada, deliberadamente, as quais Bruno Magalhães conseguiu, por sorte, evitar, bem como algumas fitas que visavam que o piloto se enganasse no percurso.
No 2º lugar surgem Fernando Peres/José Pedro Silva, em Mitsubishi Lancer IX, eles que são profundos conhecedores do rali, chegando à vitória em 3 especiais. Para o veterano piloto do Porto, esta posição é extremamente importante quer para o Campeonato de Portugal, quer para o Regional dos Açores, onde também milita, pelo que será de esperar um andamento de gestão no dia de amanhã.
A fechar o pódio aparece o primeiro dos estrangeiros, também em Mitsubishi Lancer IX, o espanhol Xavi Pons, com Carlos del Barrio, eles que foram os primeiros lideres do rali, mas perderam fulgor ao longo do dia de hoje, estando já algo longe de Fernando Peres, sendo o desconhecimento do terreno um verdadeiro handicap para Pons.
A fechar o grupo dos cinco mais rápidos estão Garcia Ojeda, vencedor do IRC em 2007 e o experiente piloto local, Horácio Franco, eles que levaram a melhor ao longo do dia sobre Vítor Pascoal, que se mostrou com mais confiança e sobre o jovem Bernardo Sousa, que apesar de ter vencido um troço, deu um toque que o atrasou na tabela classificativa. Vítima do azar, mas com uma prova muito boa em termos de tempos cronometrados, José Pedro Fontes, com António Costa, deu um toque numa pedra (que veio para a estrada depois de Ojeda ter batido num muro) logo na parte matinal, danificando algumas partes do seu Fiat Punto S2000. Para reparar os estragos, viu-se obrigado a permanecer mais tempo no parque de assistência, sendo penalizado em 1m10, afundando-se irremediavelmente na classificção.
Entre os famalicenses presentes, Justino Reis, que acompanha Adruzilo Lopes, em Subaru Impreza WRX segue no 12º lugar, após o piloto ter sofrido algumas dificuldades na parte da tarde, provocadas por uma indigestão. Ainda em prova está também Vasco Ferreira, co-piloto de Carlos Matos no Renault Clio S1600, é o 17º classificado, um lugar importante para a discussão entre os melhores nas 2 rodas motrizes, onde são os 3ºs colocados. Mais para trás está José Janela, que navega João Fernando Ramos, em Renault Clio RS, que são os comandantes entre a classe N3 e aparecem no 32º lugar.
Fora de prova está Filipe Martins, navegador de Pedro Fins, em Citroën C2 R2, após uma saída de estrada. "Vinhamos a aprender e a conhecer o rali, até que na zona inicial de Feteiras 2 o carro saiu em direcção ao morro e capotou em pino, impossibilitando também a continuidade do rali nesse troço, uma vez que o Citroën ficou imobilizado no meio da estrada", explicou o famalicense. Também José Pedro Miranda que tripula o seu Peugeot 206 XS foi obrigado a abandonar, devido a problemas mecânicos, logo na parte inicial da prova, numa altura em que seguiam na cauda do pelotão.
Classificação 1ª Etapa
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h14m52,7s
2º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) - a 22,5s
3º Xavi Pons/Carlos del Barrio (Mitsubishi Lancer Evo IX) - a 54,4s
4º Enrique Garcia Ojeda/Jordi Costa (Peugeot 207 S2000) - a 1m07,4s
5º Horácio Franco/Diogo Lima (Mitsubishi Lancer Evo IX) - a 1m14,0s
6º Vítor Pascoal/Joaquim Duarte (Peugeot 207 S2000) - a 1m18,0s
7º Bernardo Sousa/Jorge Carvalho (Mitusbishi Lancer Evo IX) - a 2m14,6s
8º Ricardo Moura/Sancho Eiró (Mitsubishi Lancer Evo IX) - a 2m18,5s
9º José Pedro Fontes/António Costa (Fiat Punto S2000) - a 2m41,0s
10º Yeray Lemes/Rogelio Peñate (Mitsubishi Lancer IX) - a 3m07,3s
12º Adruzilo Lopes/Justino Reis (Subaru Impreza WRX) - a 3m13,6s
17º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 8m15,8s
32º João Fernando Ramos/José Janela (Renault Clio RS) - a 16m55,4s
Fotos: Nuno Castro (Sportmotores), excepto foto de Bruno Magalhães que foi retirada do Autosport.

Sem comentários: