29 junho 2011

Vitória famalicense em Baião

O Campeonato Regional de Ralis/Nordeste teve em Baião mais um capítulo desta temporada, com a vitória a sorrir a Luís Bastos e ao famalicense Paulo Marques, que dominaram a prova desde cedo. Foi o primeiro triunfo para a dupla nesta temporada, num rali em grande para o "clã" Bastos, uma vez que o pai Júlio Bastos se sagrou já virtualmente campeão regional.


Com três passagens na mítica classificativa da Aboboreira e ainda uma super-especial nocturna, o Rali de Baião previa-se duro, até pelo muito calor que se fazia sentir. Alheios a isso, Bastos e Paulo Marques desde cedo se instalaram no comando das operações, lugar de onde não mais saíriam até ao final da prova. A dupla do BMW M3 atacou nas primeiras passagens, conseguíndo uma vantagem preciosa e que lhes permitiu dosear o ritmo na derradeira, até porque os pisos já estavam algo degradados e propícios a avarias mecânicas.

Rui Morais levou o VW Golf até ao 2º lugar, depois de algumas trocas de posição com Júlio Bastos, que preferiu segurar o lugar mais baixo do pódio, em vez de lutar pela "dobradinha" Bastos. O piloto do BMW M3 iria descer até ao 4º posto, em virtude de uma penalização, contudo isso representou o 3º lugar em termos de Regional Nordeste e por consequência, o titulo no campeonato.

Fora da luta pelo pódio ao longo de toda a prova, João Castela foi 3º após a penalização de Bastos, num rali em que nunca teve argumentos para discutir os lugares superiores, mas também não teve pressão de quem vinha atrás, nomeadamente após os abandonos de Tiago Almeida e Filipe Leite, ambos por avaria mecânica. Sérgio Paiva fechou o lote dos 5 mais rápidos, na frente de Pedro Silva, vice-líder do campeonato, que neste rali teve o co-piloto famalicense Jorge Carvalho no banco do lado direito do Citroën Saxo.

Como já se referiu, o Rali de Baião não poupou mecânicas, com um número considerável de participantes a figurarem na lista de abandonos, onde também estava a dupla famalicense Filipe Martins/Mariana Neves de Carvalho. Ao volante do Fiat Cinquecento e trocando de papeis com a piloto que o conduz no Open de Ralis, Martins começou o rali sem problemas de maior e deixando boas indicações para o que restava da prova, estando às portas do Top-10. Contudo, um toque deixou o Fiat Cinquecento algo debilitado e para evitar danos maiores, a dupla optou pelo abandono.

Na Prova Extra, o destaque vai para a polémica do rali. Depois de uma entrada completamente ao ataque e onde rubricaram o tempo mais rápido por larga, a equipa de Famalicão, Miguel Barbosa/Rui Raimundo, desta feita ao volante de um Mitsubishi Lancer IX, a máquina que irão correr até ao final da temporada, viram um excesso de zelo do observador da prova ditar a desclassificação desta dupla. Tal como sucedeu com mais concorrentes, um engano no percurso de ligação foi a causa para o desfecho inglório de uma das duplas mais promissoras do panorama actual dos ralis nacionais. Com Barbosa de fora, a vitória ficou nas mãos de Miguel Teixeira, em BMW.

Classificação Final
1º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) - 37m44,7s
2º Rui Morais/Rui Teixeira (VW Golf VR6), a 27,0s
3º João Castela/Ricardo Faria (Citroën Saxo), a 1m24,6s
4º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 2m08,9s
5º Sérgio Paiva/Frederico Carvalho (Peugeot 106 Rally), a 3m29,9s
6º Pedro Silva/Jorge Carvalho (Citroën Saxo), a 4m06,5s
7º Filipe Nogueira/Valter Cardoso (Seat Marbella), a 5m49,5s
8º Rui Garcia/Luís Sá (Seat Marbella), a 10m21,6s
9º Arturo Cota/Javier Rodriguez (Seat Leon), a 38m46,4s
NC - Filipe Martins/Mariana N. Carvalho (Fiat Cinquecento) - Avaria Mecânica na PEC 3

Classificação Final - Extra
1º Miguel Teixeira/Joel Costa (BMW E36) - 39m24,9s
2º Miguel Carvalho/Miguel Cruz (Citroën Saxo), a 36,9s
3º João Bessa/Rui Ribeiro (Peugeot 206 GTI), a 1m59,4s
(...)
NC - Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer IX) - Desclassificado após PEC 1

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