
O rali foi muito emocionante desde o 1ª PEC, com o campeão em título, Pedro Peres a superiorizar-se desde logo à concorrência directa e a partir daí começou a alargar a vantagem, que no final da 1ª Secção se cifrava em 21 segundos face ao 2º classificado, Octávio Nogueira, no Citroën Saxo Kit Car. E era no 2º lugar que se centrava a animação, pois entre Nogueira, Jorge Santos, também em Saxo Kit Car, e João Ruivo, 4º classificado na altura, a diferença era somente 1 segundo, o que antevia uma parte da tarde verdadeiramente ao rubro.
Logo no arranque para a 4ª PEC, Peres vê o seu Ford Escort RS Cosworth não colaborar e desiste, passando assim a luta que supostamente seria pelo 2º lugar, a ser pel

A opinião dos espectadores presente é unânime: Ruivo voou em Travassós 2, o que o cronómetro viria a confirmar, com a realização de um tempo 14 segundos mais rápido do que na 1ª passagem no mesmo troço. Esta jogada de ataque de Ruivo, que desconhecendo a prestação do seu principal adversário, uma vez que este partia 4 minutos depois, deu resultados, contudo o jovem famalicense nem necessitaria de um ritmo tão intenso, uma vez que Octávio despista-se na parte inicial da PEC, entregando assim a vitória à dupla do Fiat Stilo Multijet.
No final do rali, João Ruivo ainda não estava em si, pois "é difícil encontrar palavras para descrever aquilo que estou a sentir. Desde o início que percebemos que não chegaríamos ao Pedro Peres mas como nos mantivemos entre os dois Kit-Car sempre pensamos que poderíamos vencer. Assim foi e devo confessar que voamos baixinho nesta ultima classificativa de Travassós". Ruivo adiantava ainda que "é um triunfo importante que poderá levar-nos a reequacionar os nossos projectos futuros", deixando assim antever a possibilidade de permanecer no Open, adiando o salto para o CPR.

Relativamente aos restantes famalicenses em prova, Frederico Ferreira e Octávio Araújo mostraram um andamento muito bom, depois dos azares de 2007. A dupla do Ford Escort RS liderou os Clássicos da 1ª à última PEC, estando inclusivé na luta pelo pódio, patamar esse que alcançaria com a desistência de Octávio Nogueira. Porém, após as verificações técnicas finais, o piloto seria desclassifcado por uma irregularidade no sistema de travagem do seu Ford. Ficou presente que podemos estar na presença de um sério candidato aos lugares cimeiros do Open e a algumas vitórias entre os Clássicos.
Nuno Pina e S

Manuel Pinheiro e Paulo Marques também lograram levar o Citroën ZX até ao final do r
Quantos aos navegadores famalicenses presentes em Fafe, Cristina Silva e o seu piloto Filipe Madureira levaram o Citroën Saxo até à 11ª posição, 5ºs na classe; André Cortinhas, que navegava João Barros Leite, no Skoda Fabia TDi, venceram no Campeonato Júnior, alcançando um 15º lugar final, 3º na classe; Guilherme Pereira e o piloto João Vilas Boas, no Fiat Punto HGT foram 22ºs e 7ºs na classe.
Um saldo final muito positivo para a maioria dos famalicenses presentes na prova inaugural do Open de Ralis 2008, que ficará na história dos ralis nacionais e de Famalicão, pois João Ruivo e Alberto Silva alcançaram a 1ª vitória num rali de um carro a diesel, em Portugal. Destaque ainda para a excelente promoção da StarSign, quer com as indicações para as Zonas Espectáculo, quer na boa interacção com o público, através da distribuição de brindes. Público esse que não terá dado o seu tempo e a sua deslocação a Fafe por perdida, pois seriam milhares os espectadores colocados junto à estrada. Também nota positiva para os tempos online, que permitiam a quem estava longe de Fafe ir acompanhando o andamento da coisa, contudo esses tempos geraram alguma confusão, havendo mesmo classificações diferentes, no que toca a concorrentes mais atrasados.
Classificação Final
1º João Ruivo/Alberto Silva - Fiat Stilo Multijet - 36:14.9
2º Jorge Santos/Vítor Hugo - Citroën Saxo Kit Car - a 40.6
3º José Sousa/José Salgado - Renault 5 Turbo - a 1:07.6 (1º Clássicos)
4º Rui Azevedo/João Andrade - Ford Escort RS - a 1:09.4
5º Joaquim Santos/Eduardo Gomes - Ford Escort RS - a 1:16.0
6º Manuel Coutinho/Manuel Babo - Peugeot 206 GTI - a 1:25.5
7º Aníbal Rolo/José Arantes - Renault 5 Turbo - a 1:31.9
8º Luís Mota/Ricardo Domingos - Mitsubishi Lancer IV - a 1:45.9 (1º VSH)
9º Martinho Ribeiro/António Vieira - Citroën C2 GT - a 2:04.6
10º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães - Citroën Saxo 16V - a 2:05,2
11º Filipe Madureira/Cristina Silva - Citroën Saxo 16V - a 2:24.7
15º João Barros Leite/André Cortinhas - Skoda Fabia TDi - a 3:20.7 (1º Júnior)
18º Nuno Pina/Sérgio Rocha - Fiat Punto HGT - a 3:37.1
22º João Vilas Boas/Guilherme Pereira - Fiat Punto HGT - a 4:30.1
25º Manuel Pinheiro/Paulo Marques - Citroën ZX - a 5:23.2
A próxima prova do Open Ralis é o Rali Portas do Rodão, a realizar-se no dia 15 de Março, com o centro nevrálgico a dividir-se entre Vila Velha de Rodão e Nisa.
1 comentário:
fazem muito bem e desde ja dou os meus parabens á reportagem. não sei se é para evidenciarem os pilotos e/ou navegadores de famalicão mas se o é esqueceram-se de um, neste caso, navegador que ficou em 33º lugar á geral, 6º no trrn e 1º na classe 1. falo de josé azevedo que navegou orlando magalhaes no citroen ax nº 76
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