07 maio 2009

Miguel Barroso venceu em Santo Tirso por um fio...

O Rali Santo Thyrso ConVida, disputado no passado Sábado, ficou decidido somente nos metros finais, num verdadeiro duelo ao segundo entre Miguel Barroso e Paulo Silva, favorável ao piloto do VW Golf G60. Os pilotos de Famalicão que estiveram presentes estiveram um pouco aquém das expectativas.

Paulo Silva começou o rali na frente, mas acabou passado por Miguel Barroso na PEC 3 onde surgiu um caso polémico, devido ao contornar ou não de uma rotunda por parte de alguns pilotos. Tentando-se abstrair disto, o piloto do BMW vendeu cara a derrota e à entrada do derradeiro troço estavam separados por apenas 3 segundos, diferença essa que não foi possível anular.

Júlio Bastos ficou no lugar mais baixo do pódio, nunca tendo conseguido acompanhar os pilotos da frente, facto que ainda foi reforçado por um pião onde perdeu uma dezena de segundos, ainda assim mantém-se na liderança do Regional Norte.

Relativamente aos famalicenses em prova, os melhores foram Ricardo Santos Costa/Manuel Macedo, que levaram o BMW 320is até ao 8º lugar final, um resultado que dificilmente seria melhor e que espelha a prestação do piloto, não tanto espectacular como habitualmente. Um pouco mais atrás, ficou o navegador José Azevedo, a acompanhar Orlando Magalhães, que com o ágil Citroën AX foram 11ºs, contudo rodaram por diversas vezes dentro dos dez mais rápidos.

João Arandas/Fernando Gonçalves deram um pequeno toque, que condicionou de certa forma a prestação, não conseguíndo melhor do que o 15º lugar, na frente de outro famalicense Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, estes a braços com problemas de caixa no BMW M3. Daniel Miranda/Manuel Oliveira abandonaram na penúltima especial, devido a uma avaria no Citroën AX 4x4

Classificação Final
1º Miguel Barroso/Ricardo Faria (VW Golf G60) - 24m48,9s
2º Paulo Silva/ ofia Mouta (BMW 325i) - a 2,3s
3º Julio Bastos/Anibal Pereira (BMW M3) - a 20,0s
4º António Pimenta/Rui Ribeiro (Ford Escort RS Cosworth) - a 45,6s
5º Luis Mota/Filipe Carvalho (Opel Kadett GSI) - a 1m14,4s
(...)
Ricardo Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) - a 1m29,4s
(...)
11º Orlando Magalhães/José Azevedo (Citroën AX) - a 1m42,1s
(...)
15º João Arandas/Fernando Gonçalves (Mitsubishi Colt) - a 2m51,1s
16º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) - a 3m43,9s

Na Prova Extra, a vitória foi para Mex Machado dos Santos, fazendo valer a potência do Porsche 911 GT3, que aproveitou a prova tirsense para premiar um navegador presente na última temporada do Open de Ralis a efectuar um rali na viatura alemã, logo o saldo da operação foi largamente positivo. Nos lugares secundários, ficaram o espanhol José Manuel Pomares e Manuel Pereira.

Alguns famalicenses optaram pela Prova Extra e ingloriamente todos conheceram o sabor da desistência. Maria João Ruivo/João Ruivo foram os primeiros a abandonar, logo no primeiro troço, com um ligeiro toque no Fiat Punto HGT, seguíndo-se a dupla filho e pai, Jorge Carvalho Jr./Jorge Carvalho, devido a avaria no Citroën C2 R2, quando eram 5ºs. Já na derradeira classificativa foi a vez de Armando Costa/Rui Raimundo, em Datsun 1200, também eles devido a problemas mecânicos, numa altura em que eram os 12ºs nesta classificação.

O Regional Norte de Ralis segue agora para Vila Nova de Cerveira, voltando a integrar-se numa prova do Open de Ralis, já nos dias 16 e 17 de Maio.

Fotos: Rui Moura e Pedro Meira

Sem comentários: