12 maio 2009

Martine Pereira vence na Serra da Estrela

A Rampa Internacional de Portugal/Serra da Estrela que se realizou na cidade da Covilhã, abriu as hostilidades do campeonato de Portugal da especialidade, marcada pela segunda jornada pontuável para o Campeonato da Europa de Montanha e com Martine Pereira a entrar com o "pé direito".

O famalicense, para além do 39º posto absoluto, conseguiu ainda levar de vencida a Categoria 4, viaturas de Desporto – Protótipos e viaturas de corrida, da prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal. Mesmo acusando alguma "fadiga" do motor do Lola T70, pois "aquecia bastante e limitou-me a uma velocidade nunca superior a 120 km/h", Martine Pereira dominou a Categoria 4 em termos absolutos, mesmo não realizando a primeira subida oficial.

Sem nunca facilitar, Martine Pereira deixou-se dominar ao longo das sessões de treinos, sendo dominador nas duas últimas subidas de prova, apesar da grande instabilidade do tempo que se fez sentir na Serra da Estrela, com o forte nevoeiro a dificultar a visibilidade à medida que se subia na estrada para as Penhas da Saúde: "Foi uma jornada um pouco atribulada, essencialmente no primeiro dia, reservado aos treinos livres e cronometrados, muito por culpa das constantes subidas de temperatura que o motor do Lola apresentava. Um problema que não conseguimos detectar e que inviabilizou uma melhor prestação em termos de classificação absoluta", começou por adiantar o piloto de Famalicão que ao contrário da maior parte dos pilotos, conseguiu na derradeira subida a melhor registo – já em condições bastante difíceis, primeiro foram as fortes chuvas de sábado e, no domingo o imenso nevoeiro. "Sabia que estava de alguma forte limitado com a mecânica do carro e não queria arriscar a quebra do motor, por isso, fiz aquilo que estava ao meu alcance, suficiente para obter a primeira vitória da nova temporada, ficando agora a faltar mais sete jornadas".

De referir ainda que a prova foi vencida por Simone Faggioli, ao volante de um Osella FA30, secundado por Fausto Bormolini e Renzo Napione, ambos em Reynard. Pedro Salvador foi o melhor representante português, levando o Juno SSE até ao 5º posto absoluto.

O Campeonato de Portugal de Montanha está de regresso no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio com a Rampa Porca de Murça.

Sem comentários: