21 outubro 2009

Quem tira o campeão, com quem fica?

A próxima prova do Campeonato Open de Ralis é o Rali Sentir Penafiel, a penúltima desta temporada e onde pode ficar decidido alguns título ainda em aberto. Uma coisa é certa, os favoritos à vitória são famalicenses!

O rali organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso apresenta algumas novidades face à edição do ano passado, nomeadamente a não realização da especial no Kartódromo de Baltar, assim como uma alteração numa das especiais, contudo não altera o essencial do figurino e mantêm a especial espectáculo no Eurocircuito de Lousada, já na 6ª à noite.

Novidades só mesmo a nível da lista de inscritos, que apresenta seis dezenas de concorrentes, mas não inclui os campeões já consagrados, como o tricampeão absoluto Pedro Peres e o recém coroado campeão Júnior, André Pimenta.

Assim, cabe a três duplas famalicenses abrirem a estrada (Nuno Pina/Guilherme Pereira, João Ruivo/Alberto Silva e Ricardo Costa/Nuno Almeida), pelo que os dois primeiros têm ainda em aberto a questão da Categoria 1, tal como do vice-campeonato, mas a vantagem joga a favor do piloto do Peugeot 206 GTI que necessita somente de terminar para alcançar os dois objectivos, podendo decidir também a seu favor o Desafio Modelstand. Mas João Ruivo não baixa os braços e promete luta enquanto for possível ao seu conterrâneo depois dos azares nas provas anteriores, quando lutava pelos lugares cimeiros.

Ainda assim, Ruivo tem que estar atento a Ricardo Costa, que segue um pouco mais atrás em termos de campeonato e que certamente quererá ir em busca de nova vitória esta temporada, depois do Rali de Montelongo, tentando quebrar alguns contratempos que sofreu em alguns ralis. Há ainda que contar com Pedro Silva/Vítor Martins, que tem vindo a realizar excelentes prestações, prova disso o último rali em que terminaram no pódio e por isso têm que ser incluídos no lote dos pilotos que estarão na luta dos lugares cimeiros. Em suma, há muitos famalicenses em condições de obter resultados na frente e, quiçá, chegar à vitória.

Em termos de adversários, a armada famalicense tem que contar com Luís Mota e Armindo Neves, que não tem conseguído efectivar em resultados o andamento demonstrado nesta fase de terra, tal como Daniel Ribeiro e Gil Antunes, que já mostraram que são candidatos aos lugares cimeiros nas 2 Rodas Motrizes.

No Regional Douro a luta está em aberto, com Luís Bastos e o navegador famalicense Paulo Marques na frente do campeonato, perante a forte concorrência encabeçada por Júlio Bastos e pelo vencedor das últimas provas, Paulo Barata.

Nos troféus, praticamente tudo decidido no Desafio Modelstand, com Nuno Pina em condições muito favoráveis de vencer, enquanto no troféu Fastbravo, o título já está entregue a Paulo Barros.

O prova penafidelense tem início marcado para 6ª à noite, às 21h00 no Eurocircuito de Lousada, prolongando-se pela manhã de Sábado, com dupla passagem pelas especiais Croca/Duas Igrejas, Figueira/Valpedre e Lagares, a partir das 10h30. Fique atento aos pilotos de Famalicão presentes, que serão por certo figuras do rali:

1 - Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI)
2 - João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet)
3 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Carisma GT)
10 - Pedro Silva/Vítor Martins (Mitsubishi Carisma GT)
26 - Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3)
27 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis)
48 - João Arandas/Márcia Gonçalves (Mitsubishi Colt)

Sem comentários: