11 setembro 2012

Salvador vence com Tiago Reis à perna

Não foi fácil a tarefa de Pedro Salvador na Rampa do Caramulo, mas ainda assim conseguiu somar a quinta vitória consecutiva no Campeonato de Portugal de Montanha. O famalicense Tiago Reis foi quem deu maior réplica a Salvador, assumindo-se definitivamente como um dos pilotos em destaque na competição.

Nas três subidas que compunham a prova, Pedro Salvador até entrou bem, mas o tempo registado na primeira seria o seu pior crono, tal como sucedia a Tiago Reis, logo não seria contabilizado para as contas finais. Isto já depois do piloto famalicense ter sido o mais rápido nos treinos, o que deixava o seu adversário alerta e muito mais empenhado, pois a qualquer momento poderia desferir um ataque à liderança.

Foi na 2ª subida que Salvador efectuou o tempo mais rápido, descendo mesmo ao segundo 19 e mesmo com Tiago Reis por perto, a vantagem conquistada nessa subida garantiu a vitória a Salvador, mesmo que o famalicense tenha tentado o tudo por tudo na derradeira subida, onde foi o mais veloz, mas por curta margem. Assim, fica a faltar uma vitória a Pedro Salvador para se sagrar campeão nacional.

Com três subidas bastante regulares e equilibradas, João Fonseca levou o Silvercar até ao 3º lugar. Sempre a melhorar os seus tempos, Fonseca não conseguiu aproximar-se da discussão pela vitória, batendo ainda Paulo Ramalho na luta pelo pódio. O actual campeão nacional em título voltou a defraudar um pouco as expectativas e rodou sempre no 4º lugar, sem constituir uma verdadeira ameaça para os homens da frente. A encerrar o lote dos cinco mais rápidos, Joaquim Teixeira foi o último dos protótipos presentes em prova.

Na Categoria 1, António Nogueira impôs a superioridade do Porsche 911 GT2. Contudo, nem tudo correu bem ao veterano piloto, depois de um toque logo na 1ª subida ter mesmo colocado em causa a sua continuidade em prova. Com um trabalho afincado dos mecânicos, Nogueira conseguiu efectuar as restantes subidas, vencendo a Categoria 1, mas sem argumentos para discutir com os protótipos.

Também sem tempo na primeira subida, devido à quebra da transmissão no BMW 320is, Luís Silva secundou Nogueira. Só na derradeira tentativa é que o piloto famalicense conseguiu bater Luís Nunes, assegurando o 2º lugar final, assumindo mesmo que o primeiro posto era uma miragem, tal a superioridade do Porsche. Luís Silva está agora bem perto da liderança do campeonato, no que diz respeito à Categoria 1.

Martine Pereira até entrou bem no Caramulo, ficando a escassos segundos do 1º lugar na subida inaugural. De regresso ao Renault Clio RS, enquanto não assume definitivamente os comandos do Porsche 911, o piloto de Famalicão cairia depois na classificação, classificando-se na 4ª posição na Categoria 1, após uma 2ª subida algo aquém e de um forcing final no último confronto.

A Rampa da Penha é a próxima jornada do Campeonato de Portugal de Montanha, que se disputará nos dias 29 e 30 de Setembro.

Classificação Final
1º Pedro Salvador (Juno CN-09) - 2m40,092s
Tiago Reis (Norma M20F), a 0,334s
3º João Fonseca (Silvercar S2), a 2,526s
4º Paulo Ramalho (Juno CN-09), a 4,857s
5º Joaquim Teixeira (Norma M20F), a 7,199s
6º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 13,718s
Luís Silva (BMW 320is), a 27,343s
8º Luís Nunes (Renault Clio RS), a 27,563s
Martine Pereira (Renault Clio RS), a 28,113s
10º Carlos Cerca (Porsche 911 GT2), a 31,433s
(...)

Fotos: Rui Moura (Sportmotores)

Sem comentários: