19 setembro 2012

Vitórias divididas em Braga e título no bolso de Luís Barros

Foi um fim de semana recheado de emoções aquele que acolheu mais uma jornada dos Campeonato de Portugal de Velocidade. O Circuito Vasco Sameiro assistiu a corridas bem animadas, com vitórias repartidas nos GT's e com o famalicense Mauro Marques a somar uma vitória nos GT4. Também Luís Barros teve em destaque, mesmo sem triunfos, sagrou-se virtual campeão nos Clássicos.

No Campeonato de Portugal de Circuitos/GT, esta jornada era a primeira da segunda metade da época, sendo ainda uma prova pontuável para o Iberian Supercars Trophy. Para a 1ª corrida, disputada na tarde quente de Sábado, Alessandro Pier Guidi/João Figueiredo conquistaram a pole-position, naquela que foi a estreia do piloto italiano no traçado de Braga. Com as equipas a lutarem com as temperaturas elevadas, a gestão dos pneus era um dos pontos de interesse a seguir com atenção. A dupla do Ferrari assumiu a liderança e por aí ficou até à troca de pilotos, onde a ausência de handicap por parte de César Campaniço/Carlos Vieira lhes deu vantagem e permitiu ascender da 3ª posição até ao comando. Com a equipa do Audi R8 LMS confortavelmente na liderança, João Figueiredo ainda tentou recuperar o atraso, mas apenas logrou superar José Carlos Ramos, que seguia no Lamborghini da Goodsense, já depois da troca com Patrick Cunha. Um pouco mais atrás colocava-se o Mercedes de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa, enquanto António Nogueira se afundava na tabela, com problemas no Porsche 997 GT3R.

Entre os GT4, ninguém ousou importunar Carlos Alonso/Nuno Batista. Batista assumiu o 1º lugar a meio do turno e o seu companheiro de equipa não mais se deixou ultrapassar. No 2º lugar terminou o famalicense Mauro Marques, juntamente com Fábio Mota, um resultado que serviu na perfeição as aspirações da jovem dupla do Aston Martin, que recuperaram a diferença no campeonato face a Francisco Carvalho/Miguel Ferreira, que não terminaram a prova.

Classificação 1ª Corrida
1º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS) - 37 voltas, em 51m12,763s
2º Alessandro Pier Guidi/João Figueiredo (Ferrari 430 GT2), a 10,059s
3º Patrick Cunha/José Carlos Ramos (Lamborghini Gallardo LP600), a 12,974s
4º José P. Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG GT3), a 15,758s
5º Jorge Queiroz/Pedro Lopes (Lamborghini Gallardo LP600), a 1 volta
6º António Nogueira (Porsche 997 GT3R), a 1 volta
7º Pedro Marreiros/Peter Peters (Porsche 911 GT3), a 2 voltas (1º GT Cup)
8º José Cabral/António Cabral (Porsche 911 GT3), a 2 voltas
9º Carlos Alonso/Nuno Batista (Ginetta G50 GT4), a 2 voltas (1º GT4)
10º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage GT4), a 2 voltas
(...)

Para a corrida disputada no Domingo, os papéis inverteram-se e a estratégia veio ao de cima, com safety-car à mistura. César Campaniço partiu na frente, mas viu João Figueiredo assumir de seguida o comando e logo depois seria um toque de José Pedro Fontes a relega-lo para a derradeira posição. O piloto do Mercedes superou de seguida Figueiredo e começou a ganhar vantagem na liderança, mas viria a abandonar com problemas de transmissão. Assim, o Ferrari passava para o 1º lugar e era José Carlos Ramos quem seguia atrás, com César Campaniço a pressionar imenso, depois de uma grande recuperação. Ramos desentendia-se numa dobragem a Carina Lima, com os carros a tocarem-se e a ficar na pista. Era aí que entrava o safety-car, com Campaniço a vir de imediato à box para efectuar a troca com Carlos Vieira, enquanto João Figueiredo se mantinha em pista, parando mais tarde. Mas a vantagem do Ferrari 430 GT2 era evidente e Alessandro Pier Guidi conseguiria desenvencilhar-se do Audi R8, onde Vieira já pensava mais nas contas do campeonato. Depois dos problemas na 1ª corrida, António Nogueira chegava agora aos lugares do pódio. Nos GT4, deu-se um verdadeiro golpe de teatro, quando na derradeira volta Carlos Alonso/Nuno Batista eram forçados a abandonar, com problemas no Ginetta, mesmo ficando classificados. Assim, a vitória caiu nos braços de Mauro Marques e de Fábio Mota, já depois do piloto de Famalicão ter passado pela liderança no seu turno de condução.

Classificação 2ª Corrida
1º Alessandro Pier Guidi/João Figueiredo (Ferrari 430 GT2) - 34 voltas, em 50m17,253s
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 11,842s
3º António Nogueira (Porsche 997 GT3R), a 1m04,366s
4º Jorge Queiroz/Pedro Lopes (Lamborghini Gallardo LP600), a 1m25,227s
5º Pedro Marreiros/Peter Peters (Porsche 911 GT3), a 1 volta (1º GT Cup)
6º José Cabral/António Cabral (Porsche 911 GT3), a 1 volta
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage GT4), a 2 voltas (1º GT4)
8º Carlos Alonso/Nuno Batista (Ginetta G50), a 3 voltas
9º Filipe Matias (Porsche Cayman), a 3 voltas
10º Joffrey Didier/Ângela Negrão (Lotus Evora GT4), a 11 voltas

Classificação CPGT (após 4 das 6 provas)
1º C. Campaniço/C. Vieira - 165 pontos
2º P. Cunha/J. C. Ramos - 135 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 110 pontos

Classificação CPGT/GT4
1º F. Carvalho/M. Ferreira - 129 pontos
M. Marques/F. Mota - 118 pontos
3º C. Alonso/N. Batista - 105 pontos

Classificação IST (após 4 das 6 provas)
1º C. Campaniço/C. Vieira - 165 pontos
2º P. Cunha/J. C. Ramos - 138 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 107 pontos

Classificação IST/GT4
M. Marques/F. Mota - 130 pontos
2º C. Alonso/N. Batista - 110 pontos
3º F. Carvalho/M. Ferreira - 97 pontos

Nos Clássicos, foi Luís Barros quem se impôs nos treinos cronometrados. Contudo, o piloto do Porsche 930 Turbo não conseguiu suster atrás de si o Lola T70 de Carlos Barbot, com Barros a pensar sobretudo em garantir desde já o título virtual. Em ambas as corridas, Barbot liderou a totalidade das voltas e foi cavando uma longa distância para Luís Barros, que ainda assim esboçou algumas reacções.

Na 2ª Corrida, Barros permitiu mesmo o seu companheiro de equipa, Rui Alves, ascender ao 2º lugar, depois de se ter atrasado e com o título no bolso, preferiu segurar essa posição tranquilamente. Lá na frente, Barbot continuava a gerir a seu belo prazer e brindou este regresso às competições nacionais com duplo triunfo, enquanto mais lá parar trás, Rui Costa fazia uma corrida mais descansada, depois de António Nogueira ter abandonado.

Classificação 1ª Corrida
1º Carlos Barbot (Lola T70) - 16 voltas, em 22m42,522s
Luís Barros (Porsche 930 Turbo), a 29,758s
3º Rui Alves (Ford Escort RS), a 32,409s
4º Rui Costa (Ford Escort RS), a 52,871s
5º António Nogueira (Ford Escort RS), a 53,153s

(...)


Classificação 2ª Corrida
1º Carlos Barbot (Lola T70) - 16 voltas, em 23m06,563s
2º Rui Alves (Ford Escort RS), a 32,115s
Luís Barros (Porsche 930 Turbo), a 39,580s
4º Rui Costa (Ford Escort RS), a 1m01,151s
5º Hélder Silva (BMW 323i), a 1 volta
(...)

Classificação CP Clássicos (após 5 das 6 provas)
Luís Barros - 183 pontos
2º Rui Alves - 126 pontos
3º Rui Costa - 108 pontos
(...)

Os restantes vencedores dos campeonatos, Rui Azevedo (Ford Escort RS) levou a melhor em ambas as corridas dos Clássicos 1300; Pedro Matos (Van Diemen) e Fernando Gaspar (Mygale) dividiram os triunfos no Troféu Single Seaters; na Taça de Sport Protótipos, as corridas de 20 minutos de Sábado foram repartidas por Gonçalo Araújo (Radical SR3) e Pedro Castañon (Juno CN09), para na corrida de 50 minutos disputada no Domingo, ser Gonçalo Araújo e o colega de equipa Gonçalo Inácio a conquistar a vitória.

Fotos: Oficias e OnRacer/ANPAC

Sem comentários: