12 novembro 2008

Open pode ficar decidido na estreia de Penafiel

O Rali Sentir Penafiel é a grande novidade de 2008 do Open de Ralis e marca também a estreia do Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) na organização de uma prova neste animado e competitivo campeonato.

Empenhado em construir um rali vocacionado para o espectáculo, o CAST montou uma estrutura bastante compacta em termos de especiais de classificação e juntou duas classificativas espectáculo (Super Lousada e Super Baltar) que certamente trará um grande brilho à prova, com destaque para a especial de abertura disputada na pista da Costilha em Lousada na sexta-feira à noite, que será realizada no formato que em tempos fez parte do Rali de Portugal, com dois carros a competir em simultâneo. As restantes especiais, Croca/Duas Igrejas (10,8 km), Figueira/Valpedre (7,4 km) e Lagares (5,3 km) serão disputadas por duas vezes, tendo entre ambas as passagens a inclusão de uma especial espectáculo, Super Baltar, realizada no Circuito de Baltar, desta vez com os concorrentes a efectuarem o percurso (2,5 km) individualmente.
Em termos desportivos, Pedro Peres e Tiago Ferreira são os grandes favoritos à vitória na prova, tendo a dupla do Ford Escort Cosworth a possibilidade de garantir desde já o título absoluto bastando para isso vencer ou, caso não o façam, ser segundos mesmo que Jorge Santos e Vítor Hugo coloquem o Citroën Saxo Kit-Car na primeira posição. Numa altura em que as equipas são obrigadas a deitar resultados fora – o regulamento só permite oito em dez pontuações possíveis – a dupla de Baltar parte penalizada para as derradeiras provas do ano por não ter desistido em nenhum rali até agora disputado. Ainda assim a luta pelo título contínua acesa e para dificultar as contas, há que contar com Luís Mota e Ricardo Domingos e o competitivo Mitsubishi Lancer Evo IV, assim como os famalicenses João Ruivo e Alberto Silva que habitualmente colocam o seu Fiat Stilo Multijet nas primeiras posições.
Na linha da frente estará também Octávio Nogueira e Nuno Gomes com o Citroën Saxo Kit-Car, bem como Ricardo Teodósio e Pedro Conde que mostraram na última prova que podem lutar, até ao último quilometro, pelo triunfo. Para além de João Ruivo e Alberto Silva, Famalicão surge representado em Penafiel por Jorge Lopes (Fiat Punto HGT), que espera chegar ao fim com um bom resultado, após a desistência no único rali do Open em que apostou, o de Cerveira, bem como estará também presente Luís Campos, englobado no Troféu Fastbravo, que utiliza os pequenos Seat Marbella. Para Campos, o ano tem sido recheado de azares e problemas mecânicos, portanto vingar esses contratempos é desde logo uma meta para o famalicense.
4 - João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - Vão com o objectivo de lutar pelos lugares do pódio, quer no rali, quer no campeonato, onde estão logo atrás de Luís Mota, bem como querem segurar o vice campeonato nas 2 Rodas Motrizes.
32 - Jorge Lopes/Pedro Colaço (Fiat Punto HGT) - O jovem famalicense aposta em chegar ao fim naquele que é o seu segundo rali no Open esta temporada. Um bom resultado em Penafiel pode ser motivador e até trazer boas perspectivas para a próxima temporada.
42 - Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - Ao longo de todo o ano não tem conseguído efectivar a rapidez que mostram em resultados, devido a inúmeros problemas que afectam o pequeno bólide verde. Será certamente um rali sem grandes pressões na obtenção de um bom resultado, pois o troféu já está perdido.
Com muitos títulos ainda em jogo, emoção não faltará na prova do CAST que terá o seu início na sexta-feira, 14 de Novembro com disputada da classificativa Super Lousada (21H05) e a partida para o segundo dia de prova, onde serão realizadas mais sete especiais de classificação, marcada para as 9h30.
Informações

Sem comentários: