06 novembro 2008

E o campeão encontrar-se-á no Algarve

De todos os campeonatos de automobilismo instituídos no país, o PTCC-Campeonato de Portugal de Circuitos é o único que chega à derradeira prova do calendário com cinco pilotos em luta directa pelo título absoluto. E que melhor palco para a atribuição do ceptro, se não o novo Autódromo Internacional do Algarve?
Afinal, a pista promete ser aliada dos mais talentosos, com o traçado extremamente técnico a constituir um autêntico desafio para pilotos, mas também técnicos, ou não se tratasse da primeira vez que uma competição automóvel visita o complexo. Motivos mais do que suficientes para que a jornada do próximo fim-de-semana seja encarada com enorme expectativa.
Com seis vitórias nas 14 corridas já disputadas, César Campaniço chega ao Algarve na liderança do campeonato, com 14 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado. Uma diferença relativamente confortável, mas com o piloto do BMW 320 a não poder correr o risco de ficar em "branco" em nenhuma das duas corridas, sob risco de ser destronado da liderança. Mas quanto aos que ainda têm legítimas aspirações de destronarem Campaniço da liderança e com isso chegarem ao ceptro, eles são: Francisco Carvalho, o sempre combativo piloto que, esta época, já venceu duas corridas; o jovem João Figueiredo que tem sido um dos grandes animadores da temporada; bem como José Monroy e Patrick Cunha, que apesar de terem hipóteses meramente matemáticas, não devem ser descurados nas contas do campeonato, apesar de já terem vencido esta época.
Das três categorias em que se divide o Campeonato, as duas mais competitivas estão longe de ter as "contas" terminadas, o que dará outro ânimo à jornada algarvia. Na Categoria 1, tudo se vai decidir entre João Figueiredo e César Campaniço, enquanto na Categoria 2 (um feudo dos SEAT Leon Supercopa), apenas dois pontos separam Francisco Carvalho e José Monroy, os dois primeiros, mas Patrick Cunha e António João Silva ainda têm aspirações.
Mas outros nomes há que mesmo não estando envolvidos na luta pelo título prometem animar a jornada do próximo fim-de-semana. São os casos de Vasco Campos (a estrear o Alfa Romeo 156 ex-Luís Barros - ausente no Algarve), o jovem Nuno Torres (Ford Focus ST-170), Jorge Areal, bem como o regressado Vítor Souto e Duarte Félix da Costa, todos em Seat Leon Supercopa.
Uma referência, ainda, para a Categoria 3 (a reservada às viaturas menos competitivas) que apesar já ter consagrado Vasco Campos como virtual campeão, promete animar a pista algarvia, tendo como protagonistas Rui Alves e Gonçalo Manahu (os candidatos ao "vice"), para além dos pilotos famalicenses Martine Pereira, novamente ao volante do Alfa Romeo 147 e do regressado Nuno Pina, como habitualmente ao volante do Renault Clio RS 2000.
Programa PTCC
Sexta-feira, 7 de Novembro
09h30 – 09h45 Treino de adaptação
14h45 – 15h10 Treino Livre 1
Sábado, 8 de Novembro
08h50 – 09h10 Treino Livre 2
12h50 – 13h10 Qualificação Cat. 3 e 4
13h15 – 13h35 Qualificação Cat. 1 e 2
Domingo, 9 de Novembro
11h45 – 12h20 Corrida 1 / 11 voltas
16h00 – 16h35 Corrida 2 / 11 voltas
As corridas do Campeonato de Portugal de Circuitos/PTCC terão transmissão televisiva, na RTP 2.

Sem comentários: