
O Rali Casinos do Algarve marcou o encerramento da temporada do Campeonato de Portugal de Ralis, ficando para a história como a primeira vitória absoluta de José Pedro Fontes e do Fiat Punto S2000, bem como o interesse se centrou na atribuição dos títulos que ainda se encontravam em aberto.
Com o já campeão Bruno Magalhães a impôr o ritmo desde a Super Especial disputada na noite de 6ª feira no Autódromo do Algarve, em que as bancadas estavam bem compostas, com mais de 10 mil espectadores presentes, cedo se percebeu que o piloto do Peugeot 207 S2000 iria estar, uma vez mais, descansado no 1º lugar, porém um furo na PEC 3 fê-lo perder mais de 2 minutos e atirou-o para a 16ª posição, entregando de "mão beijada" a liderança a José Pedro Fontes. O piloto da Fiat Vodafone estava no local certo, à hora exacta e não descurou a hipótese de vencer, num rali em que nem tudo foi fácil, pois um problema de motor na fase inicial da prova e um furo na penúltima especial poderiam ter estragado a festa. "Estamos todos naturalmente muito satisfeitos com este triunfo, o meu primeiro em termos absolutos no Campeonato Nacional de Ralis. Voltámos a estar em bom nível e tivemos de sofrer até final mas também isso dá ainda mais brilho e enche de mérito a nossa prestação. Tenho que dar desde já os parabéns a todos os elementos da equipa, pelo seu empenho, pela sua dedicação e pela força que sempre me deram na procura deste resultado que, diga-se, já merecíamos", referiu o contente José Pedro Fontes, já no final do rali.
Verdadeiramente ao ataque e a voar baixinho é como melhor se explica a prestação de Bruno Magalhães, principalmente após o furo que o fez parar em pleno troço para substituir a roda do seu Peugeot 207 S2000. Magalhães venceu todas as especiais, com excepcção aquela em que fura e consegue, já no derradeiro troço, alcançar a 2ª posição, não conseguíndo assim efectuar a pontuação máxima no cameponato, mas garante o 3º título para a Peugeot nesta temporada, o de Navegadores Absoluto para Carlos Magalhães, já depois do de Pilotos e de Marcas. A encerrar o pódio terminou Fernando Peres, vencedor do Agrupamento de Produção, um justo prémio para o piloto do Mitsubishi, que teve uma fase de asfalto recheada de contratempos. Não fosse algum tempo perdido na última PEC quando passaram pelo local onde Vítor Pascoal abandonou e talvez Peres tivesse chegado ao final com o 2º lugar, ainda assim reconheceu que o resultado servia na perfeição os interesses da equipa. Vítor Pascoal teve um final inglório. O piloto do Peugeot 207 S2000, que terminara todas as prova até ao momento, esteve a um pequeno passo de poder garantir a vitória, que também seria a sua primeira. À entrada para a última PEC, a diferença entre Fontes e Pascoal era de apenas 1,5 segundos, mas um problema num amortecedor, após um ligeiro toque fez com que Vítor Pascoal terminasse ali a sua prova, após ter rodado sempre perto do 1º lugar. Bernardo Sousa regressou ao campeonato e obteve um excelente 4º lugar, ganhando ritmo competitivo para a última prova do PWRC, que disputa na totalidade, deixando atrás de si Pedro Leal, que garantiu a vitória na Taça Nacional de Ralis, após o abandono de Barros Leite, com problemas de turbo no Seat Leon Tdi. Leal só necessitava de levar o seu Fiat Stilo Multijet até ao final, porém em mais uma prova endiabrada, o 5º lugar iguala a melhor prestação da temporada.
Adruzilo Lopes, com o famalicense José Janela ao seu lado, teve uma prova descansada e sem pressão, optando por dar algum espectáculo, depois de já ter assegurado o título no Grupo N. Para Janela, restou o prémio de ter alcançado o vice campeonato nesse agrupamento, o que não deixa de ter a sua justiça, pois o navegador de Famalicão acompanhou Adruzilo em toda a fase de asfalto. Aliás, o título de Adruzilo Lopes tem o dedo de muitos famalicenses, pois todos os navegadores que andaram com o piloto de Vizela esta temporada são da nossa terra, nomeadamente, André Cortinhas e Justino Reis, tendo eles igualmente muito mérito neste título.
Quem também garantiu um título foi Carlos Matos, o segundo consecutivo na Classe 1600cc, ele que também era acompanhado por um famalicense, Vasco Ferreira. Parece sina dos co-pilotos de Famalicão serem vice campeões, pois Vasco Ferreira também o foi nesta classe, não chegando ao título, pois não iniciou a temporada ao lado de Carlos Matos. Depois de uma fase de terra em que nem tudo correu de feição, a fase de asfalto foi muito produtiva e com excelentes resultados para a dupla do Renault Clio S1600, que para o ano pode partir para o Open de Ralis. Resta referir que Paulo Antunes triunfou no Challenge Citroën C2, garantido também ele a conquista desse troféu, enquanto José Sousa venceu nos Clássicos, ele que nem precisava de participar, pois o principal adversário, Anibal Rolo optou pela ausência. Palavra final para todos aqueles que não chegaram ao fim, para além dos já referidos Pascoal e Barros Leite, também Mex, com indisposição; Ricardo Teodósio, que arrancou uma roda; Barroso Pereira, com problemas de transmissão e Pedro Meireles, com problemas de embraiagem, não alcançaram o final da prova do Clube Automóvel do Algarve. Ausente da prova esteve o famalicense Justino Reis, que iria acompanhar Luís Miguel Rego, mas o piloto açoreano nem sequer arrancou, em virtude de motivos pessoais. Classificação Final1º José Pedro Fontes/António Costa (Fiat Punto S2000) - 1h07m46,9s
2º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães /Peugeot 207 S2000) - a 49,7s
3º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 54,9s
4º Bernardo Sousa/Jorge Carvalho (Mitsubishi Lancer IX) - a 1m45,5s
5º Pedro Leal/Redwan Cassamo (Fiat Stilo Multijet) - a 3m10,9s
6º Adruzilo Lopes/
José Janela (Subaru Impreza WRX) - a 3m17,6s
7º Carlos Matos/
Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - 4m23,9s
8º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2) - a 5m36,8s
9º Carlos Costa/Alberto Oliveira (Citroën C2) - a 6m23,7s
10º João F. Ramos/Fernando Cardoso (Renault Clio RS 2.0) - a 13m23,0s
Classificação Final CP Ralis1º Bruno Magalhães (93 pts)
2º José Pedro Fontes (63 pts)
3º Vítor Pascoal (48 pts)
4º Fernando Peres (41 pts)
5º Adruzilo Lopes (40 pts)
Agora é tempo de esperar por novidades da temporada que aí vem, onde até ao momento apenas se conhecem as datas das prova e se sabe da existência de um novo campeonato de 2 Rodas Motrizes. Depois de uma ano em que o interesse competitivo foi por muitas vezes nulo, as listas de inscritos muito reduzidas, a ver vamos o que nos reserva o ano 2009, ainda com muitas indecisões, quer a nível de provas, quer a nível de projectos, sejam eles novos ou de continuidade.
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