29 março 2008

Rali de Famalicão (Extra): Pedro Rodrigues limpa armada Subaru

Uma vez mais a acompanhar a prova do Regional Norte no Rali de Famalicão, a Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto levou à avante a Prova Extra, onde muitos encaravam como um teste para outros campeonatos, enquanto outros pilotos aproveitavam o facto do rali passar na sua terra para darem azo à sua adrenalina. O bom tempo e o excelente piso dos troços eram bons aliciantes, tal como a lista de inscritos, embora com o aproximar da partida para o rali eram muitos os pilotos ausentes, nomeadamente Pedro Meireles, José Lourenço, Pedro Fins e Nuno Pina, estes dois por razões atempadamente divulgadas.
Logo no troço inaugural, a dupla do Mitsubishi Lancer VIII, Ricardo Costa/Nuno Almeida faziam jus ao objectivo claro de vencer a prova da casa, deixando a concorrência directa a quase 15 segundos. Concorrência essa que era liderada pelo regressado Pedro Rodrigues, em Subaru Impreza, acompanhado por Sérgio Rocha, deixando Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva e Vítor Lopes/Fernando Miguel, ambos também em Subaru, mais para trás.
Contudo na PEC 2, Ricardo Costa é vítima da quebra do diferencial, perdendo imenso tempo e desiste à chegada à Assistência, deixando Rodrigues isolado na liderança com 26,6 segundos de avanço. E se o piloto famalicense tinha larga margem para gerir, a luta pelo 2º lugar adivinhava-se animada, pois eram apenas 0,3 segundos que separavam Barroso Pereira e Vítor Lopes, ele que estreava em Famalicão a sua nova máquina.
E essa expectativa confirmou-se logo em Calendário/Fradelos 2, com Vítor Lopes a trocar de posição com Nuno Barroso Pereira, enquanto Pedro Rodrigues continuava a imprimir um ritmo muito rápido, somando mais uma vitória em PEC's, ele que teve quase um ano inactivo. Manuel Castro/Luís Costa, em Mitsubishi Lancer VII, eram espectadores atentos às lutas no pódio, esperando um precalço para subirem na classificação.
No último troço, Pedro Rodrigues mantém-se inalcançável. Barroso Pereira regressa à 2ª posição, num esforço inglório, uma vez que Vítor Lopes sofrera uma penalização de 40 segundos. Filipe Madureira e a famalicense Cristina Silva tiveram uma saída de estrada sem consequências, ficando a impedir a passagem, levando à neutralização de Requião/Telhado 2, ao que os restantes concorrentes foi atribuído o tempo de Manuel Castro.
Quanto aos restantes concorrentes que finalizaram a prova, há a particularidade de todos serem famalicenses, com a dupla da Padock Competições, Pedro Silva/Vítor Martins, em Fiat Punto a serem 5ºs, seguidos por José Janela/André Cortinhas, no VW Polo do Team Famalicão. Em estreia absoluta para ambos, José Carvalho e Miguel Marques levaram o Citroën C2 até ao final. Também presente na Prova Extra esteve o Vereador da Câmara Municipal, José Santos, acompanhado por Vítor Pereira, no pequeno Suzuki Ignis, contudo a dupla não chegou ao fim, abandonando por avaria mecânica
Classificação Final
Pedro Rodrigues/Sérgio Rocha - Subaru Impreza WRX -- 33m05,0s
2º Nuno Barroso Pereira/Nuno R. da Silva - Subaru Impreza WRX -- a 37,6s
3º Vítor Lopes/Fernando Miguel - Subaru Impreza WRX -- a 1m19,4s
4º Manuel Castro/Luís Costa - Mitusbishi Lancer VII -- a 1m55,8s
Pedro Silva/Vítor Martins - Fiat Punto HGT -- a 3m14,6s
José Janela/André Cortinhas - VW Polo GTI -- a 3m40,4s
José Carvalho/Miguel Marques - Citroën C2 -- a 5m46,2s
Fotos: Nuno Pimenta e RallyeSpeed

Sem comentários: