13 março 2008

Open de Ralis segue para Vila Velha de Rodão e Nisa

Depois do sucesso que foi o Rali de Montelongo, a caravana do Campeonato Open de Ralis desloca-se no próximo fim-de-semana até Vila Velha de Ródão, para a disputa da segunda prova da temporada que promete também muito espectáculo e luta pela vitória.
Com cerca de cinquenta equipas inscritas, o Open de Ralis, continua a mostrar que é claramente a maior e mais bem disputada competição nacional da especialidade e o Rali Portas de Ródão não fugirá à regra perspectivando-se uma acesa e interessante luta pela vitoria na prova. Ao vencer o Rali Montelongo João Ruivo e Alberto Silva colocaram o seu nome na história nacional ao serem a primeira equipa a vencer com um carro diesel uma prova de um campeonato em Portugal. Mesmo contando com eles na luta pelo título, a dupla famalicense não é a principal favorita a vencer o rali da Escuderia Castelo Branco. Pedro Peres e Tiago Ferreira são, como já é habitual, os mais sérios candidatos ao triunfo e quererão por certo esquecer rapidamente a desistência de que foram vítimas em Fafe. Em tal situação encontram-se Ricardo Teodósio/Pedro Conde e Octávio Nogueira/Luís Pinto que conseguiram evidenciar um forte andamento na primeira prova mas saíram com um resultado a zero e não poderão perder o comboio da luta pelo título.
Também interessados em discutir o ceptro estão as duplas Jorge Santos/Vítor Hugo e Luís Mota/Ricardo Domingos com ambas a poder, já aqui, marcar a sua posição face à concorrência. Frederico Ferreira e Octávio Araújo quererão certamente "vingar-se" da desclassificação de que foram vitimas em Fafe e se a melhor posição da classificação geral não deixa de ser um objectivo, o mais importante será certamente a discussão pela vitoria entre os concorrentes do Nacional de Clássicos. Aqui as equipas dos Renault 5 Turbo, José Sousa/José Salgado, Fernando Rodrigues/Jorge Costeira e Aníbal Rolo/José Abrantes terão uma importante palavra a dizer assim como Joaquim Santos/Eduardo Gomes e António Segurado/Pedro Agoas que terão nos seus Ford Escort um grande argumento para lutar pelas primeiras posições.
Ainda na luta pelos primeiros lugares não poderemos deixar de referir duplas como Manuel Coutinho e Manuel Babo, assim como Filipe Madureira/Jorge Carvalho, Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães que muito boa conta de si deram na primeira prova da temporada. Para além de pontuável para o Open de Ralis e Nacional de Clássicos, o Rali Portas de Ródão será contará também para o Campeonato Júnior de Ralis e Regional de Ralis Centro. Entre os mais novos, Manuel Martins, João Vilas Boas e Catarina Sousa tentarão somar o maior número de pontos e aproveitar a ausência do vencedor da primeira prova, João Barros Leite, para subirem na classificação.
A edição 2008 do Rali Portas de Ródão apresenta algumas novidades no que toca à estrutura e desenrolar da prova, sendo as mais visíveis a alteração da colocação do Parque de Assistência e a inserção e duas novas especiais. Assim o pelotão fará, este ano, uma visita até ao Concelho de Nisa, onde para além de duas passagens pelas novas classificativas de Nisa (9,35 km) e S. da Graça (6,01 km), terá o Parque de Assistência instalado bem perto da Biblioteca Municipal, sendo a chegada da primeira Secção e Partida para a segunda, feita precisamente deste local.
A partir desta prova e ao longo do ano o Campeonato Open de Ralis vai instituir o Prémio Paulo Correia “Citroen” em memória do malogrado mecânico da Peres Competições que faleceu em 2007 precisamente no Rali Portas de Ródão quando carregava o carro da equipa. Esta distinção será entregue pela família de Paulo Correia e por um elemento da Peres Competições ao piloto da prova eleito pelos órgãos de comunicação social presentes.
Numa iniciativa da Escuderia de Castelo Branco, este Rali Portas de Ródão vai terminar com a oferta de um jantar onde estão convidados os amigos de todas as equipas, bem como as próprias formações, mecânicos e pilotos. O local será o Parque de Exposições de Vila Velha de Ródão, sendo então altura para se fazer o balanço da prova e relatar todos os acontecimentos que a marcaram em convívio.
Tal como tem sucedido nas últimas provas, também o Rali Portas de Ródão terá uma estação emissora a transmitir todas as incidências. Neste caso, será a Rádio Juventude que transmite em 101.8 Mhz. Para além disso, quer esta rádio, quer os jornais locais vão criar passatempos ao longo da semana oferecendo prémios dos patrocinadores do Campeonato Open de Ralis. Em termos de televisão, e na sequência de reuniões tidas recentemente, a recolha de imagens para posterior divulgação será ainda mais alargada e incisiva.
Programa
Sábado, 15 de Março
09H00 - Partida - V. Velha de Ródão
09H25 - Parque de Assistência – Nisa
09H58 - 1ª PE - Nisa 1 – (9,35 Km)
10H36 - 2ª PE - Srª da Graça 1 – (6,01 Km)

11H16 - Parque de Assistência – Nisa
11H39 - 3ª PE – Nisa 2
12H17 - 4ª PE - Srª da Graça 2

14H35 - Parque de Assistência – Nisa
15H23 - 5ª PE - Vilas Ruivas 1 – (9,50 Km)
16H01 - 6ª PE - Vilar do Boi 1 – (5,67 Km)
16H44 - 7ª PE - Vilas Ruivas 2
17H22 - 8ª PE - Vilar do Boi 2
17H45 - Parque de Assistência – Nisa

Sem comentários: