03 março 2008

Adélio Machado satisfeito com o teste

Objectivo cumprido! Adélio Machado tinha por compromisso disputar o Rali TT Esporão, prova inaugural do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, de forma a preparar-se para o Rallye Optic 2000 Tunisie, a jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Durante mais de 200 quilómetros o piloto da Padock Competições deu mostras de poder lutar pela vitória na categoria T2, num campeonato que se antevê muito competitivo: "Fisicamente senti-me bem, apenas denotei alguma fadiga muscular do braço direito, aquando da passagem em zonas mais sinuosas e de maior esforço" adiantou Adélio Machado.
Após um inicio de etapa imparável, apenas quebrado pela necessidade em ajudar o seu colega de equipa, Helder Oliveira, a resolver um problema eléctrico e, depois, dois furos traseiros do seu Toyota Land Cruiser 120, o piloto de Famalicão caiu da segunda para a quinta posição do agrupamento: "perdi muito tempo na ajuda ao Helder, mas, não o podia abandonar naquela situação. Depois, dois furos, provocados pela dureza do piso obrigaram-se a perder muito tempo".
No retomar da corrida e, quando estavam disputados cerca de 80 quilómetros do derradeiro Sector Selectivo, o diferencial traseiro do carro nipónico acusou alguma fadiga, numa altura em que o piloto da Padock Competições estava já na luta pelo pódio: "Sentia que estava a rodar a um ritmo muito forte, tendo já alcançado alguns concorrentes em pista e recuperado alguns minutos perdidos durante o primeiro sector. Passados cerca de 70/80 quilómetros senti um barulho estranho, parecia-me da caixa de velocidades e optei por parar, mas depois veio-se a verificar que era o diferencial de trás" salientou Adélio Machado que foi acompanhado por Pedro Moreira neste ensaio com vista à sua participação no Rali da Tunísia. No regresso ao Campeonato Nacional, demonstrou, enquanto esteve em prova, todo o potencial do Toyota na luta pelo triunfo T2: "O objectivo era rodar e preparar-me para a Tunísia, o que foi amplamente conseguido. Em termos desportivos, foi pena a desistência porque estávamos bem colocados para poder chegar a uma dobradinha com a Padock, com o Hélder. Durante a parte da manhã ainda cheguei a pensar que era possível vencer, mas, depois com os minutos perdidos, admitimos que seria muito difícil. O piso ficou muito demolidor durante o segundo sector e desgastou muito a mecânica das viaturas, razão pela qual a dada altura baixamos um pouco o andamento, mas, deparamo-nos na terceira posição, e forçamos um pouco mais. Talvez por essa razão a caixa acusou alguma fadiga e optamos por abandonar. Foi no entanto, um bom teste".
A próxima ronda do Campeonato de Portugal Vodafone Todo Terreno disputa-se por terras algarvia, com a Baja TT Terras d'el Rei, nos próximos dias 4 e 5 de Abril.

Sem comentários: