29 março 2008

Rali de Famalicão (Regional Norte): Manuel Pinheiro estreia-se em casa!

Foi muito o público que se deslocou até Vila Nova de Famalicão para assistir à edição de 2008, do Rali local. Com uma lista de participantes bastante razoável, quando comparado com outros campeonatos, e com as condições metereológicas a ajudarem neste Sábado solarengo, estavam criadas as condições ideais para a realização da prova organizada pela Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto.
A abrir a estrada "a olho", a dupla Luís Mota/André Mota cedo impôs o Mitsubishi Lancer IV na liderança do rali, com os famalicenses Bruno Costa/Duarte Costa a ocuparem a 2ª posição, já a 13 segundos. O vencedor de 2006 e 2º classificado no ano passado, António Oliveira, finalizava o pódio, após a PEC 1, Calendário/Fradelos 1. Quem não foi além desta PEC, foi a dupla Paulo Marques/Alberto Silva, que chegaram ao final com um furo e a quebra de um braço dianteiro. Mas ficará na memória de quem viu passar o Renault 11 Turbo, a "alma" com que vinha o Marquês, bastante rápido e espectacular.
E quando muitos esperavam um passeio da famíla Mota, eis que a primeira passagem em Requiao/Telhado é madrasta, com a quebra do diferencial, logo na fase inicial. Luís Mota ainda levou o carro até ao Parque de Assistência, mas o abandono era inevitável. E é nesta PEC que Manuel Pinheiro/Paulo Marques começam a dar nas vistas, vencendo categoricamente a mesma, assumindo a liderança do rali ex-aqueo com Luís Mota. A dupla do Citroën ZX imprimiu um ritmo muito forte e rápido, deixando a concorrência bem longe, o que lhe dava uma margem para gerir o rali até ao final. No final da 1ª secção, Pinheiro e Mota - que já não seguiria para a segunda ronda nas PEC - tinham uma vantagem de 13,6 segundos sobre António Oliveira e 30,5 segundos sobre Jorge Leite/Estefânio Pinto, em Nissan Sunny.
Mesmo com uma boa vantagem, Manuel Pinheiro não quebrou o ritmo, vencendo as duas PEC da 2ª secção, sempre secundado por Jorge Leite, que mesmo assim não conseguiu retirar António Oliveira e o seu Peugeot 205 GTI do lugar intermédio do pódio, que repetiram assim o lugar alcançado na edição transacta. Para Pinheiro, há ainda o bónus de ter alcançado a liderança do Regional Norte.
Mais habituado ao lugar do lado direito do Citroën AX, Sérgio Oliveira estreou-se nos pisos de terra com um excelente 4º lugar, acompanhado por José Vieira, eles que foram melhorando as prestações ao longo do rali, adaptando-se às novas posições muito rapidamente.
A fechar o lote dos cinco primeiros, Rui Soares/Bruno Gonçalves, em Peugeot 205 GTI, eles que também rubricaram uma bela exibição, optando pela regularidade de resultados em todas as PEC.
Em estreia absoluta ao volante, o famalicense Filipe Martins, acompanhado por Sérgio Sousa, levou o pequeno Fiat Cinquecento até ao final, numa prova em que os problemas mecânicos foram o principal adversário do habitual co-piloto, mas que não impediram a boa disposição da dupla.
Quanto aos desistentes, foram bastantes, nomeadamente os pilotos que ocupavam os lugares cimeiros do campeonato, como Luís Mota, já referido com a quebra do diferencial, Júlio Bastos e Miguel Barroso por avaria mecânica, tal como a dupla famalicense melhor classificada até à altura, Bruno Costa/Duarte Costa, que também se viram atormentados com a mecânica, naquela que foi a estreia do famalicense no Toyota Celica. O famalicense Vasco Ferreira, também ele mais acostumado às notas do que ao volante - venceu o rali em 2001, com António Lopes - ficou pelo caminho, igualmente com problemas mecânicos no seu Peugeot 205 GTI.
Classificação Final
Manuel Pinheiro/Paulo Marques - Citroen ZX -- 35m14,6s
2º António Oliveira/António Campos - Peugeot 205 GTi -- a 21,4s
3º Jorge Leite/Estefânio Pinto - Nissan Sunny GTi -- a 34,9s
4º Sérgio Oliveira/José Vieira - Citroen AX GTi -- a 2m01,6s
5º Rui Soares / Bruno Gonçalves - Peugeot 205 GTi -- a 2m57,2s
6º António Dias/António Oliveira - Toyota Celica -- a 3m32,5s
7º Manuel Pinto/José Mota - Renault Megane 4x4 -- a 3m44,9s
8º Firmino Peixoto/Isac Pedroso - Citroen AX -- a 4m22,6s
9º Ricardo Sousa/José Couto - Suzuki Swift -- a 6m00,4s
10º Pedro Martins/David Guedes - Opel Corsa GT - a 7m27,2s
14º Filipe Martins/Sérgio Sousa - Fiat Cinquecento - a 22m12,4s
O Regional Norte tem agora uma pausa longa, até ao Rali de Vila Nova de Cerveira, que se disputa nos dias 7 e 8 de Junho.
Fotos: Nuno Pimenta e RallyeSpeed

5 comentários:

Anónimo disse...

parabens ao manuel pinheiro e paulo marques.parabens ao famalicao motor por nao por o 11º 12º 13º na tabela final embora tendo famalicenses...

Anónimo disse...

Muito obrigado pela crítica, mas seria muito mais útil se fizesse a identificação desses mesmos pilotos, bem como deixasse de parte alguma ironia.

Procuramos dar visibilidade a todos os famalicenses, mas também cabe aos pilotos "menos conhecidos" se darem a conhecer. Nós ganhamos com isso e eles também.

Anónimo disse...

Como famalisense e como participante n�o comprendo o motivo pelo qual o 11�, 12�, 13�, na aparecem na lista de classifica�ao final.Pois alem de ser um destes 3 participantes penso que chegar ao fim por vezes ja e uma vitoria alem do mais so ficava bem um pouco mais de investiga�ao e se calhar de bom senso.

Ass.David Miranda

Anónimo disse...

Caro Daniel Miranda, não se trata de uma questão de investigação, nem de falta de bom senso.

Se reparar, em todas as provas que já tiveram lugar, apenas aparecem os 10 primeiros classificados, ao que se acresce os pilotos famalicenses.

Sendo você um piloto de Famalicão, foi um lapso da nossa parte, que se deve ao desconhecimento de tal. Tal como já referimos e repetimos: "Procuramos dar visibilidade a todos os famalicenses, mas também cabe aos pilotos "menos conhecidos" se darem a conhecer. Nós ganhamos com isso e eles também." Isto é, há benefício para ambas as partes se houver colaboração mútua: se nos formos informados de um piloto menos habitual - como é o seu caso - e a partir daí cabe ao Famalicão Motor dar todo o enfâse às suas prestações.

Esperamos que tenha percebido e que o assunto esteja esclarecido, estando sempre abertos ao diálogo.

Anónimo disse...

Gostaria de saber porque me tratam por Daniel Miranda quando me chamo David Miranda e assino como tal?
Do resto dou força e apelo a dar visibilidade a todos os famalicenses.