02 março 2008

Rali TT Esporão: Vitória de Miguel Barbosa, famalicenses não terminam

Miguel Barbosa e Miguel Ramalho deram hoje seguimento ao bom início rubricado ontem no Rali TT Esporão, conseguindo um triunfo indiscutível na abertura do campeonato, o quarto da sua carreira nesta prova. A dupla do Proto Dessoude teve um primeiro sector algo complicado com algumas saídas de estrada, mas mesmo assim foram os mais rápidos no 1º Sector Selectivo. No 2º SS começaram a sentir pouca confiança na suspensão e ainda abrandaram um pouco o ritmo, mas sem colocar sequer em causa a vitória. "Que é uma boa forma de dar início a mais uma temporada, isso é com certeza. Como vimos, vamos ter uma época muito disputada. Penso que será uma mais valia para o espectáculo do Campeonato. A minha única intenção é manter este ritmo e continuar a vencer", explicou o piloto no final.
Alguns dos principais opositores de Barbosa, foram ficando pelo caminho, tal como João Ramos e Pedro Grancha, ainda no 1º SS, vítimas de despiste e avaria, respectivamente. Posto isto, o seguidor mais directo foi Filipe Campos, num carro idêntico ao do vencedor, com Ricardo Leal dos Santos a ocupar o lugar mais baixo do pódio, no seu BMW X5, mesmo assim já com uma signifcativa diferença relativamente ao Campeão Nacional em título, Miguel Barbosa.
No Agrupamento T2, Pedro Silva Nunes, em Mitsubishi Pajero foi o vencedor, juntando também o 4º lugar absoluto, enquanto o piloto da Padock Competições, Hélder Oliveira foi o 2º classificado, em Toyota Land Cruiser. Nos T8, o vencedor foi João Belo, num Nissan Terrano II.
Relativamente aos famalicenses, Adélio Machado abandonou já na parte final da prova, depois de uma prova tranquila e com o intuito de ganhar ritmo. O responsável da Padock Competições teve ainda que ajudar o seu companheiro Hélder Oliveira, depois de este ter tido também alguns problemas mecânicos. O navegador Filipe Martins, que acompanhou Fernando Rito, viu a sua prova acabar também na fase derradeira do rali, numa altura em que discutiam a vitória nos T8, bem como a presença no Top-10.
Classificação Final
1º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - Proto Dessoude - 3h57m21,1
2º Filipe Campos / Jaime Batista - proto Dessoude - a 1m07,3s
3º Ricardo Leal dos Santos / Rui Silva - BMW X5 - a 17m52,8s
4º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Pajero - a 36m41,1s
5º Miguel Farrajota / Nelson Ramos - Nissan Navara - a 38m39,1s
6º Hélder Oliveira / Filipe Palmeiro - Toyota Land Cruiser - a 39m08,8
7º José Martins / Mário Feio - Nissan Navara - a 43m09,4s
8º Duarte Rocha / Pedro Rocha - BMW Proto XD - a 43m43,5s
9º Mário Dinis Lucas / Francisco Luís - Mitsubishi Montero - a 47m45,4s
10º João Belo / Lino Silva - Nissan Terrano II - a 51m10 (...)
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Todo Terreno é a Baja Terras d'El Rei, que se realiza nos dias 4 e 5 de Abril, numa organização do Clube Automóvel do Algarve.

Sem comentários: