03 novembro 2008

Saiba as incidências do fim de semana. Sérgio Batista esteve em Portimão e António Moreira em Portalegre

Foi um fim de semana em que os pilotos de Famalicão não marcaram presença nem na jornada do Campeonato de Portugal de Montanha, em Penafiel, nem na última prova do Campeonato de Portugal de Todo Terreno, a Baja Portalegre 500. Aliás nesta prova, apenas António Moreira, da equipa JN Seat Covers/J Machado Polaris Team/Organigráfica esteve presente, na categoria Quad. Mas houve um jovem de Famalicão que entrou para a história: Sérgio Batista. O famalicense voltou a estar inserido num prova de um Campeonato do Mundo de Motociclismo, desta feita o de Superstock 600, com a particularidade de ter estado na inauguração do espectacular Autódromo do Algarve.
Começando pelo Sul do país, teve lugar a inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, com o Campeonato Mundial de Superbikes, que contou ainda com as categorias Supersport e Superstock, esta dividida em 600cc e 1000cc. Com inúmeros atractivos, desde a presença de Michael Schumacher à demonstração de Fórmula 1, pela equipa Toro Rosso, a corrida das Superstock 600 contou com a presença de Sérgio Batista, piloto famalicense e da Padock Competições, depois de ter estado presente na prova de 250cc do Moto GP, no Estoril. O piloto de Famalicão voltou a não ser feliz - depois dos muitos azares no Estoril - e não terminou a prova, sendo desclassificado, em virtude de uma falsa partida e após ter finalizado a prova no 15º lugar.
Pedro Salvador, em Juno SSE, dominou a Rampa Sentir Penafiel e garantiu o seu 3º título nesta especialidade, após um ano algo complicado devido a alguns azares ocorridos na Serra da Estrela e em Bragança. No 2º lugar terminou Joaquim Teixeira (Radical SR3) e o experiente António Barros (BRC CM-02) encerrou os lugares do pódio, numa prova em que o principal adversário de Salvador, Paulo Ramalho viu uma saída de pista terminar com as suas ténues esperanças de chegar ao título.
Em Portalegre, as atenções estavam centradas em Stéphane Peterhansel e na estreia do Mitsubishi Racing Lancer. Naturalmente, o francês foi o grande vencedor, seguído pelo já coroado campeão nacional Filipe Campos, em BMW X3. A encerrar o pódio e a ambientar-se à sua nova viatura, também um BMW X3, terminou Miguel Barbosa. Rui Sousa venceu entre os T2 e alcançou o título internacional, na Taça Fia de Bajas, enquanto Nélson Clemente venceu o mesmo agrupamento no campeonato nacional, após uma prova bastante cautelosa e sem riscos. Falando então de António Moreira, o famalicense levou a sua Polaris até ao 6º lugar, depois de ter chegado a rodar nos lugares do pódio.

Sem comentários: