11 novembro 2008

Únicos, mas bons... Duas equipas famalicenses no Top 10

Com tantas corridas a animar o primeiro fim de semana de corridas automóveis no novíssimo Autódromo Internacional do Algarve, os pilotos de Famalicão apenas participaram no Challenge Desafio Único, tendo boas prestações colectivas.

Tal como anunciamos na antevisão, embora com alguns lapsos dada a indefinição que ainda existia nas listas de inscritos, eram 4 as equipas com representação famalicense, sendo o Team Famalicão o maior desses representantes, com três carros entregues a José Janela/Frederico Carvalho, João Ruivo/Manuel Seabra e António Areal/Luís Alegria. A presença famalicense no Algarve ficava completa com a piloto Cristina Silva, que integrava o Team Beta, juntamente com Lígia Albuquerque.
Logo nos treinos, todos os pilotos tentavam assimilar o traçado o mais depressa possível, não podendo descurar, obviamente, a obtenção de um tempo que os colocasse o mais à frente possível na grelha de partida. Nas hostes famalicenses, começava o bom desempenho com Areal/Alegria a firmarem o 4º crono mais rápido, Ruivo/Seabra, um pouco mais atrás, com o 10º tempo mais rápido. Ainda na primeira metade da tabela classificou-se a dupla Janela/Carvalho, na 20ª posição, sendo que a dupla feminina Silva/Albuquerque não iam além do 25º posto. A pole position ficou nas mãos dos lideres do campeonato, Filipe Matias/Tiago Ribeiro.
A primeira curva é sempre "caótica" para os quase 50 pequenos Fiat Uno, mas desta feita correu praticamente tudo dentro da normalidade, a não ser os habituais toques de corrida que já nada estranham os pilotos do Challenge. António Areal assumiu os comandos do Uno com o número 14 e assumiu o 2º posto nas voltas iniciais, embora não conseguíndo seguiu os comandantes, pelo que tinha que aguentar a pressão imposta atrás de si. A poucas voltas do fim, o piloto do Team Famalicão caiu para o 3º lugar final, o que não deixou de ser um bom resultado.
No carro número 16 foi João Ruivo quem efectuou a primeira manga. O famalicense não estranhou o ambiente das pistas e envolveu-se em alguns despiques, com algumas trocas de posições, estabelecendo-se no mesmo lugar em que largou já perto do fim, quando conseguiu alargar a margem para os concorrentes que o seguiam.
Mais atrás, quem tomou as rédeas do carro número 29 foi Frederico Carvalho. Depois de umas voltas iniciais atribuladas, perdendo algumas posições, o piloto do Team Famalicão foi ganhando mais confiança e suplantou alguns adversários, terminando em 33º lugar. Também Cristina Silva se deparou com algumas dificuldades na primeira fase da corrida, dando um enorme trambolhão na tabela e após vários despiques ao longo da prova, terminou um pouco mais atrás, na 36ª posição, 4ª entre as Senhoras.
1ª Manga
1º F. Matias/T. Ribeiro - 10v em 26m34,713s
2º P. Cerqueira/J. Francisco - a 21,247s
3º A. Areal/L. Alegria - a 22,252s
(...)
10º J. Ruivo/M. Seabra - a 36,150s
(...)
33º J. Janela/F. Carvalho - a 2m10,860s
(...)
37º C. Silva/L. Albuquerque - a 2m20,234s -- 4ª Senhoras
Para a 2ª Manga, a grelha de partida forma-se com a inversão dos vinte primeiros classificados na 1ª Manga, pelo que era de prever uma corrida recheada de ultrapassagens, pois os mais rápidos cedo querem chegar aos lugares da frente.
Com Manuel Seabra ao volante, o carro 16 foi o mais lesto entre as equipas de Famalicão, ele que partiu na 11ª posição e na fase inicial da corrida ainda "cheirou" os lugares do pódio. Porém, a partir da 2ª volta, Seabra começou a não aguentar o ritmo endiabrado e perdeu algumas posições, vindo a terminar no 14º lugar, o que somando com o resultado da 1ª Manga se traduzia num excelente 9º lugar final, a melhor prestação do ano.
Depois do 3º lugar de Areal, era a vez de Luís Alegria entrar em acção no carro 14. Na fase inicial, o piloto ainda encetou uma recuperação que poderia ir de encontro a novo bom resultado, mas sensivelmente a meio da prova, um "drive through" nas boxes, fê-lo cair na tabela e fixou-se na 24ª posição, o que significava um 10º lugar final, logo atrás da outra dupla do Team Famalicão.
Disposto a recuperar alguns lugares face à primeira prova, José Janela assumiu o volante no carro 29 e cedo começou a ganhar posições. O famalicense sempre se desembraçou bem nas ultrapassagens e mais voltas tivesse a prova, mais concorrentes Janela teria passado, pois não ficou muito longe do Top 20, sendo 21º na 2ª Manga e 26º na classificação absoluta.
Na equipa feminina do Team Beta, era a vez da experiente Lígia Albuquerque conduzir o carro 25. Com uma primeira volta fantástica, suplantando vários pilotos, a colega de equipa da famalicense Cristina Silva. Numa corrida completamente de trás para a frente, Lígia ainda rodou nos dez primeiros, contudo nas derradeiras voltas viria a perder uma posição, classificando-se no 11º posto, o que se resumia no 22º lugar final, ocupando ainda o 3º posto entre as Senhoras, o que ia de perfeito encontro às aspirações da dupla, que ocupou assim igual posição no campeonato.
Filipe Matias e Tiago Ribeiro foram os grandes vencedores da etapa algarvia, sagrando-se assim vencedores da edição de 2008 do Challenge Desafio Único, que terá ainda uma prova extra de Resistência, a decorrer no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.
2ª Manga
1º J. Meireles/V. Ramos - 10v em 26m57,413s
2º P. Cerqueira/J. Francisco - a 0,133s
3º A. Ferreira/D. Castro - a 0,662s
(...)
11º C. Silva/L. Albuquerque - a 27,714s -- 2ª Senhoras
(...)
14º J. Ruivo/M. Seabra - a 38,690s
(...)
21º J. Janela/F. Carvalho - a 50,729s
(...)
24º A. Areal/L. Alegria - a 56,854s
Class. Final
1º F. Matias/T. Ribeiro - 53m35,808s
2º P. Cerqueira/J. Francisco - a 17,697s
3º J. Meireles/V. Ramos - a 24,652s
(...)
J. Ruivo/M. Seabra - a 1m11,158s
10º A. Areal/L. Alegria - a 1m15,424s
(...)
22º C. Silva/L. Albuquerque - a 2m44,166s -- 3ª Senhoras
(...)
26º J. Janela/F. Carvalho - a 2m57m906s
Fotos: Jorge Caldeira (Digimotores.pt)

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