16 abril 2010

Jovens famalicenses brilham em Baltar

Foi no passado fim de semana que decorreu a 2ª jornada do Baltar Kart Cup no Kartódromo Internacional de Baltar, onde maracaram presença alguns pilotos Famalicenses. Pedro Almeida esteve inserido na categoria Evolução, enquanto João Ferreira e Ricardo Costa militaram na categoria X30 Júnior.

Na sessão de treinos cromometrados, João Ferreira obteve o 3º melhor tempo da pista atrás de Luis Cidade e Fábio Pereira, com Ricardo Costa um pouco mais atrás, com o 5º melhor tempo. Com uma diferença de 0,628s entre os 5 primeiros pilotos, antevia-se uma luta bastante aguerrida pelos lugares do pódio e foi precisamente isso que se verificou logo na partida para a 1ª semi-final. Após um bom arranque por parte dos pilotos de Famalicão, foi logo na 2ª das 14 voltas, que João se posicionou em 1º lugar, após uma ultrapassagem de cortar a respiração, mantendo o 1º lugar até ao fim com uma distância bastante confortável. Quanto a Ricardo Costa, manteve-se na 2ª posição até perto do fim, mas não aguentou a pressão do piloto que vinha imediatamente atrás, terminado por isso na 3ª posição.

Nova corrida, nova partida, e nada a assinalar na condução irrepreensivel do João Ferreira que desde o início se manteve em 1º, terminando com 3,143s de vantagem sob Rafael Lobato. Desta vez Ricardo Costa manteve-se, a maior parte da corrida, em 2º lugar, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem por parte de 2 pilotos, terminando por isso na 4ª posição. Chega por fim a corrida principal - a Final. Mais uma vez, o João Ferreira demonstrou uma condução muito consistente e determinada que lhe valeu aguentar a pressão dos adversários. Tanta sorte não teve o Ricardo Costa que após se ter mantido várias voltas na 2ª posição, vê-se ultrapassado na parte final. Sendo assim o pódio foi composto por dois famalicenses, João Ferreira no lugar mais alto e Ricardo Costa no mais baixo.

A categoria Evolução, reservada aos mais novos, teve também uma jornada bastante animada. Nos treinos cronometrados, Pedro Almeida cotou-se pelo 8º tempo sendo estes liderados por Ricardo Borges. Para a primeira semi-final, Pedro partiria do 8º lugar, mas fruto de alguma desatenção na partida caiu uma posição, posição essa que teria que lutar até final para recuperar. Partindo para a segunda manga novamente em 8º, Pedro Almeida consegue de imediato recuperar para quinto, mas fruto de um toque malicioso logo na segunda curva, força o jovem famalicense a sair de pista, caíndo para o último lugar. A partir deste momento, Pedro Almeida encetou uma notável recuperação conseguindo, mesmo assim terminou em 7º, o que prova uma vez mais que quando concentrado é dos mais rápidos em pista. Na Final, dado que a gralha é ditada pelo somatório das duas primeiras manga, o Pedro Almeida partiu de novo de 8º, mas com alguma confusão na partida cai um lugar. A partir daí, decidido a colocar na pista tudo o que aprendeu até hoje, recuperou até ao 6º posto final.

Mais uma vez este excelente resultado é também da responsabilidade da equipa de mecânicos, Jorge Amaro, Fernando Teixeira e Jorge Tavares, a quem os pilotos agradeceram todo o empenho e dedicação.

A próxima jornada disputa-se no próximo dia 30 de Maio, no Kartódromo Internacional de Braga, onde estes jovens pilotos convidam todos os Famalicenses a dar-lhes o seu apoio.

Sem comentários: