19 abril 2010

Lotaria saiu a Mota em prova azarada para os famalicenses

Com a instabilidade climatérica a ser uma constante ao longo de todo o dia, o Rali Vidreiro ficou marcado pela indefinição quanto ao vencedor, naquela que foi uma das mais disputadas provas do Open de Ralis e, porventura, a que mais lideres teve. No final, Luís Mota impôs o Mitsubishi Lancer por apenas 3,2 segundos. Relativamente aos famalicenses, Jorge Carvalho Jr e Pedro Pereira merecem nota positiva, se bem que mais houve em bom nível exibicional.

Luís Mota somou a primeira vitória da temporada, mas não teve tarefa fácil. O principal favorito, Manuel Coutinho, cedo se arredou da luta, com uma saída de estrada no troço inaugural, pelo que Mota teve nos homens do Desafio Modelstand os mais directos opositores. No final da 1ª Secção e fruto de uma escolha acertada de pneus, uma vez que choveu bastante, Pedro Ortigão era lider, mas não susteve o ataque de Luís Mota na recta final da prova, apesar do piloto do Mitsubishi Lancer IV ter sofrido uma saída de estrada ligeira. Num último folêgo, Daniel Ribeiro atacou forte e superou o seu rival no Desafio, contudo não chegou para alcançar Mota, pelo que os lugares do pódio ficaram para estes homens, com a seguinte ordem: Luís Mota, Daniel Ribeiro e Pedro Ortigão. Entre eles, 8,5 foi a curta diferença.

A provar a competividade do troféu que utiliza os Peugeot 206 GTI, António Rodrigues, navegado pelo famalicense Jorge Carvalho Jr, Francisco Brites e Fabrício Lopes seguiram-se na tabela classificativa, autores de excelente prova. No caso do famalicense, que acompanhou o regresso de António Rodrigues aos ralis, o resultado é enganador. A entrada da jovem dupla foi algo cautelosa, mas ainda de manhã conseguiram rodar nos lugares do pódio e apesar de algum atraso, a distância para a frente era perfeitamente recuperável. Contudo, com a neutralização de uma especial e como partiam um pouco para trás, foi-lhes atribuído um tempo de referência e terminou com as esperanças de uma melhor posição. Contudo, o 4º lugar foi excelente.

Entre os restantes famalicenses, Paulo Marques, co-piloto de Luís Bastos, foi 19º classificado. A dupla trocou nesta prova o espectacular BMW M3 por um Citroën C2 e num ritmo de adaptação, ficou por várias vezes às portas do Top-10, pelo que as perspectivas para o futuro são postivas. Sem problemas de maior na viatura francesa, o resultado poderia ter sido ligeiramente melhor, não fosse um atraso já na parte final da prova, contudo permitiu ao jovem piloto alcançar ainda o 3º lugar entre os concorrentes Júnior, um merecido prémio.

Depois de um regresso aziago, Pedro Pereira esteve em bom nível na prova marinhense, somando um 2º lugar no Troféu Fiat(e) em Nós, que utiliza os pequenos Fiat Uno 45R, ficando a 23,9 segundos do vencedor Luís Delgado. Ainda assim, o famalicense rubricou uma boa exibição, chegando a ser o mais rápido em algumas especiais, pelo que se cumprir o resto da temporada, será um nome a ter em conta na discussão deste troféu monomarca. Nas contas finais, Pedro Pereira foi o 33º classificado e 7º entre o Júnior

Um pouco mais atrás terminou Jorge Carvalho, a navegar Diogo Gago, num Seat Marbella do Troféu Fastbravo. O experiente navegador de Famalicão voltou a ser preciosa ajuda para o jovem piloto, conquistando o 6º lugar nesta competição monomarca e ainda a 40ª posição.

Praticamente a encerrar a tabela, surgem duas duplas de Famalicão, que tiveram bastante azar. Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins entraram em bom ritmo, só que uma ligeira saída na segunda especial atrasou-os em 6 minutos, pelo que o rali estava perdido. Não baixando os braços, a dupla da Macominho Sport voltou à estrada e impôs um ritmo muito bom, rubricando tempos nos 20 mais rápidos, inclusivé um 6º tempo numa das especiais, que denota a evolução da jovem piloto, que somou ainda um 9º posto no Júnior.

Também Nuno Pina/Sérgio Rocha viram uma saída de estrada hipotecar-lhes a hipótese de discutir a vitória, quer à geral, quer no Desafio Modelstand. Se nas primeiras especiais, o ritmo foi excelente, permitindo instalarem-se no 3º lugar, a especial seguinte marcaria a tal saída e um prejuízo de 40 minutos, relegando-os para o fundo da tabela. A partir daqui, nada mais restava a não ser levar o Peugeot 206 até ao final, permitindo ainda dar algum espectáculo e rodar nos lugares cimeiros da tabela.

Alberto Silva, presente ao lado de Marco Lazarino, em Fiat Punto HGT, foi um dos famalicenses que abandonou a prova, em virtude de problemas com o autoblocante da viatura italiana, ainda na 1ª Secção e quando rodava no 17º lugar. O outro desistente foi Guilherme Pereira, navegador de Nuno Coelho, que abandonou logo na 1ª PEC, com problemas mecânicos no Peugeot 206 GTI.

Aníbal Rolo venceu o Troféu de Clássicos, Manuel Martins foi o mais rápido no Júnior e nos troféus, Orlando Duarte somou mais um triunfo no Fastbravo, enquanto o já referido Luís Delgado venceu o Fiat(e) em Nós.

Classificação Final
1º Luís Mota/José Ramos (Mitsubishi Lancer IV) - 48m57,30s
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 3,2s
3º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 8,5s
4º António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 58,3s
5º Francisco Brites/Numa Pompílio (Peugeot 206 GTI), a 1m17,8s
6º Fabrício Lopes/Pedro Vaz (Peugeot 206 GTI), a 1m30,7s
7º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 1m46,3s
8º André Marques/Pedro Almeida (Peugeot 206 GTI), a 2m13,6s
9º José Merceano/Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer IV), a 2m31,6s
10º Salvador Gonzaga/João Soares (Peugeot 206 GTI), a 2m35,0s
(...)
19º Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2), a 4m36,9s
(...)
33º Pedro Pereira/Paulo Pinto (Fiat Uno 45R), a 8m14,6s
(...)
40º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 9m38,4s
(...)
45º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 10m23,3s
(...)
52º Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI), a 43m16,1s
NC - Marco Lazarino/Alberto Silva (Fiat Punto HGT) - Avaria mecânica
NC - Nuno Coelho/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - Avaria mecânica

A próxima prova do Open de Ralis é o Rali V. N. Cerveira, no mês de Maio, que marca o final da fase de asfalto deste campeonato.

Fotos: RalisOnline/Rui Fonseca

Sem comentários: