19 abril 2010

Luís Barros e César Machado em grande no Estoril

Os campeonatos nacionais de Velocidade prosseguiram este fim de semana no Autódromo do Estoril, naquele que foi o 2º Racing Weekend. Com várias corridas e muita animação na pista, os famalicenses Luís Barros (Clássicos) e César Machado (PTCC) estiveram em nível elevado na primeira visita ao Estoril.

No que toca ao PTCC, que mais uma vez pautou pela curta lista de inscritos, a vitória na 1ª Corrida foi para Nuno Batista (Seat Leon Supercopa), que suplantou José Monroy, que não foi feliz na escolha de pneus para o Mitsubishi Lancer IX. A encerrar o pódio, António Costa, em Seat Leon Supercopa, que não conseguiu suster Monroy atrás de si. Um pouco mais atrás, César Machado estreava-se no PTCC aos comandos de um Renault Clio RS2000, que juntou o 6º posto, ao 2º entre os concorrentes da Categoria 3, atrás de Miguel Fontes.

Para a 2ª Corrida, tudo foi diferente, a começar pela vitória de José Monroy, que dominou de fio a pavio, mesmo apesar de alguma instabilidade climatérica que não favorecia os pneus slicks que colocou no Mitsubishi. Após o abandono de Nuno Batista, António Costa somou novo pódio, só que desta feita no lugar intermédio, na frente de António João Silva. Logo atrás terminava o jovem famalicense César Machado, que assim somava a vitória na Categoria 3, numa brilhante exibição desta esperança do desporto motorizado.

A chuva também foi preponderante nas corridas do Campeonato de Portugal de GT/SP. A 1ª Corrida decorreu com piso seco e viu Patrick Cunha/José Ramos levar o Lamborghini Gallardo à vitória, depois dos problemas do Audi R8 de Campaniço/Figueiredo, que permitiram à dupla do carro italiano chegar ao comando. O pódio ficou completo por António Nogueira, que correu sozinho no Porsche 911 GT2 e por José Pedro Fontes/Diogo C. Santos, que se debateram com vários problemas na caixa de velocidades do Porsche 911 GT3. Na corrida de Domingo, a chuva baralhou toda a gente e permitiu encurtar a diferença da dupla do Porsche 911 GT3, que assim amealhou um triunfo sem sombra para dúvidas. No 2º lugar e de forma surpreendente, Pedro Pita levou o Caterham CSR a uma prova imaculada, na frente de António Nogueira, demasiado penalizado por handicaps.

No que toca aos Clássicos, a 1ª corrida sorriu a Joaquim Jorge (Ford Escort RS) que volta após volta alargou a vantagem sobre Alexandre Rebelo, em Porsche 911. Um pouco mais distante terminou outro Porsche, tripulado por Carlos Santos. Com um prova mais complicada, Luís Barros não foi além do 6º lugar, a mais de 40 segundos do vencedor. Mas o famalicense teria uma palavra a dizer na 2ª corrida, subindo gradualmente ao longo das 11 voltas ao traçado do Estoril, para na derradeira volta suplantar espectacularmente Carlos Santos e assim subir ao lugar mais alto do pódio, para além de efectuar a volta mais rápida. A diferença entre Barros e Carlos Santos seria inferior a meio segundo! A encerrar o pódio, mas já a uma distância considerável, terminou Joaquim Jorge.

Quantos aos "primos mais novos", os Clássicos 1300cc, Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint) bisou e levou atrás de si o Fiat 128 Coupé de Fernando Soares, ou seja, apenas o 3º posto variou para cada uma das corridas. Na primeira, Vítor Araújo (Datsun 1200) levou a melhor, enquanto Carlos Abreu, também em Alfa Romeo Sprint, compeltou o pódio na 2ª corrida.

As provas de velocidade regressam dentro de sensivelmente um mês, com a primeira visita ao Autódromo Internacional do Algarve.

Fotos: Jorge Caldeira (Digimotores.pt), Autosport e oficiais

Sem comentários: