27 fevereiro 2009

Acessos para o Rali de Famalicão

O Famalicão Motor continua a oferecer-lhe todas as condições para ir ver o Rali de Famalicão. Desta feita, e em exclusivo, disponibiliza-lhe alguns acessos para poder assistir à passagem dos concorrentes, em zonas onde a espectacularidade e a emoção estarão certamente presentes.

PEC 1/3 -- Famalicão Poente (11,47 km)

Início: Não há grandes acessos, até porque a ligação é algo estreita e com poucas possibilidades para estacionar.

Acesso 1: Seguindo pelo antigo início deste troço, junto à Capela de Santa Catarina em Calendário, percorre cerca de 1500m em terra, mas com pisos bastante bons, até encontrar a PEC. Aqui tem duas possibilidades, caminhando a pé: para a sua direita 500m, vê uma sequência de curvas bastante interessante ou então para a sua esquerda 100m, vê uma curva 90º para a esquerda.

Acesso 2: Para chegar à antiga zona terra/asfalto/terra, agora toda ela em asfalto, mas com interesse, uma vez que se tratam de dois ganchos, tem duas possibilidades. Ou pela EN Famalicão-Póvoa de Varzim e depois pela EM que liga Outiz a Gemunde, ou então, vindo do centro de Famalicão, seguir em direcção a Calendário, depois em direcção a Vilarinho, seguindo pelo antigo troço deste rali em asfalto, após cerca de 3 km, virar à direita em direcção a Outiz até encontrar a PEC.

Acesso 3: Seguindo o acesso anterior, ou seja, pela estrada de Calendário para Vilarinho e seguindo depois em direcção a Outiz, passados 150m virar à esquerda. Mais 250m e virar à direita para a Rua do Pombarinho. Cerca de 300m depois e seguir pela esquerda para a Rua do Espido e andar mais 700m até entrar em terra, junto a uma pocilga. Percorrendo 400m, encontra o troço numa descida acentuada para uma curva de 90º para o asfalto. Também tem a possibilidade de virar à direita, pelo asfalto, e cerca de 600m depois encontrar a PEC num gancho à direita, fazendo a transição asfalto/terra para a nova parte do troço, perto já da conhecida zona da Vacaria.

Acesso 4/Final: Seguindo o acesso anterior até ao cruzamento para Outiz, não vira para a direita e segue em frente e após passar sob a A7, mais 1km e vira à direita, encontrando o final a cerca de 300m. Do cruzamento para Outiz até ao final da PEC distam 3 km, no total. Outra alternativa é seguir pela EN 309 e não virar à direita para o final, seguir mais 800m e virar à direita. Mais 150m, segue pela direita, e 200m depois vira à esquerda. 500m depois, na rotunda, virar à esquerda e após 200m virar à direita, mas seguir pelo caminho à esquerda, até entrar em terra e passar por baixo da A7. Um pouco mais à frente encontra a PEC num gancho a descer para a esquerda. Concretamente a parte final tem zonas interessantes, nomeadamente a esquerda de 90º à saída do novo túnel que dista 500 metros do final, cujo acesso é unicamente a pé.

PEC 2/4 -- Famalicão Nascente (9,00 km)

Início: Seguir em direcção a Guimarães pela EN 206 e ao quilómetro 26,2 virar à esquerda para o lugar do Carapito, continuando no empedrado e vai ver a passagem do asfalto para a terra e a passagem entre os carvalhos, que também é interessante. Antes de aqui chegar, tem a possibilidade de voltar à direita e subir até à Quinta dos Castelos e ver no planalto, junto ao muro.

Acesso 1: A partir da EN 206, ao quilómetro 24,4, volta à esquerda em direcção de Vale de São Martinho/Igreja e depois vira à direira para a Rua de Ancede que emenda na Rua da Serra. Sempre a subir cerca de 700 metros e encontra a passagem da terra ao paralelo, antecedido de algumas curvas encadeadas bastante engraçadas.

Acesso 2: Para a zona do planalto, é recomendado o acesso a partir do lugar de Azibeiro, em Telhado, que sobe até Tapada e encontrará o cruzamento dos 5 caminhos. Também pode chegar lá através do quilómetro 26,8 da EN 206, virar à esquerda em Requião, passando pelo campo de jogos do 1º de Maio, sobre um caminho estreito em paralelo e posteriormente em asfalto e logo adiante sobe à esquerda em terra, até aos 5 caminhos. Este último acesso é mais acessível em viaturas de tracção integral.

Acesso 3: A partir do final do antigo troço, que se encontra em bom estado, subindo até a um entrocamento que dá para as pedreiras de Airão, seguindo em frente, pela direita, onde tem uma série de opções, com destaque para o gancho para a esquerda, muito espectacular habitualmente. Também pode lá chegar através de Joane, seguindo em direcção a Airão e passa no meio das pedreiras.

Final: Seguir indicação São Cosme do Vale e Telhado pela EN 309 até ao quilómetro 23,4. Numa curva à esquerda, vira à direita, passa um riacho e sobe pelo interior da aldeia até ao lugar de Portelinhos. Estacione por aí, junto a um café/mini mercado, seguindo depois a pé pela direita, pois o final fica a cerca de 300m

O Famalicão Motor lembra aos adeptos do desporto motorizado para seguirem o lema "Perto da emoção, longe do perigo" e recorda-lhe algumas regras essenciais para o bom desenrolar do Rali de Famalicão, que se quer que seja uma grande festa entre todos os presentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado e bom trabalho!

Anónimo disse...

bons acessos. Também ja os vi na revistinha dos Valvulas e Cilindros. Os homens quando querem até fazem coisas bonitas. estão a melhorar o serviço. Também pude constatar que o troço de Requião está a ficar pronto. Que bom tempo para um bom rali. Deixem quem sabe e pode trabalhar e nós lá vamos ver como bons aficinados que somos dos automoveis,sempre fixos no famalicao motor que quando o seu administrador quer até podemos ter uma conversa deceente como pessoas adultas. Seja um bom mderador e um optimo trabalho.

Administrador disse...

O Administrador quer sempre boas e decentes discussões, isso é crucial para o bom desenrolar dos debates que por aqui surgem. Insultos anónimos e perfeitamente direccionados, não obrigado!

Os acessos que estão aqui disponíveis, nomeadamente os da PEC Famalicão Poente, são da responsabilidade do Famalicão Motor, enquanto os da PEC Famalicão Nascente são cópia exacta dos acessos dos últimos anos, pois o traçado está praticamente inalterado.