15 fevereiro 2009

Famalicenses em grande plano no regresso de Peres às vitórias

Pedro Peres voltou às vitórias no Open de Ralis, num rali em que liderou de início a fim, porém tudo se tornou mais fácil com o abandono de Ricardo Costa, ainda na fase inicial do Rali Cereja do Fundão.

Com uma entrada bastante forte, Pedro Peres colocou-se desde logo no comando da prova, mantendo atrás de si a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida, que ainda deu um ar da sua graça na 2ª especial, obtendo o melhor tempo. O rali estava completamente em aberto e a luta pela vitória adivinhava-se intensa, mas na última classificativa da parte matinal, Ricardo Costa é forçado a abandonar, devido à quebra do diferencial do seu Mitsubishi Lancer VI, esfumando-se assim a possibilidade de conquistar o segundo triunfo consecutivo no Open de Ralis.

A partir daí, Pedro Peres manteve um ritmo bastante rápido e inalcançável aos seus perseguidores, nomeadamente Armindo Neves, Jorge Santos e João Ruivo. Ao final da 1ª secção, era o homem do Hyundai quem se superiorizava na luta entre as 2 rodas motrizes, com o famalicense logo atrás e Santos um pouco depois. Na parte da tarde, assitiu-se a um ataque decisivo por parte de Jorge Santos, com as classificativas a adequarem-se mais às características do Citroën Saxo Kit Car. Armindo Neves, a braços com alguns problemas na caixa de velocidades, apenas perdeu o 2º lugar no derradeiro troço, contudo venceu entre o Regional Centro e provou que é preciso contar com ele na discussão dos lugares da frente, agora que está mais adaptado à nova viatura.

O 4º lugar de João Ruivo e Alberto Silva não pode ser visto de outra maneira a não ser uma prova aguerrida. A dupla famalicense do Fiat Stilo Multijet foi bastante rápida e regular, rodando sempre entre os lugares da frente, contudo não conseguiu acompanhar a luta pela vitória na Categoria 1, terminando a cerca de 10 segundos do 2º lugar absoluto. Para Ruivo, são os primeiros pontos da temporada e isso é fundamental nas aspirações do campeonato.

Frederico Ferreira e Octávio Araújo voltaram a vencer entre os concorrentes dos Clássicos, numa tarefa bastante facilitada com a desistência do seu principal oponente, Aníbal Rolo, logo na especial inaugural. Sem se intrometer em lutas desnecessárias e sem adversários à altura, a dupla famalicense limitou-se a levar o Ford Escort RS até ao final, alcançando o 6º lugar.

Um pouco mais atrás terminaram Nuno Pina e Guilherme Pereira, que foram igualmente os primeiros vencedores do Desafio Modelstand. No ritmo habitual - sempre forte -, a dupla famalicense ainda tentou a todo o custo segurar o 7º lugar com que encarou a última especial, mas algumas dificuldades ao nível de pneus levaram a que caissem para a 9ª posição. Contudo, a luta de Nuno Pina é o troféu que abrange os Peugeot 206, portanto objectivos alcançados no final da prova.

Quanto a Vasco Ferreira, navegador de António Costa, viu uma saida de estrada claudicar uma possível vitória entre os concorrentes do Troféu Fastbravo. Numa altura em que eram lideres da competição que engloba os Seat Marbella, ainda que com ligeira vantagem sobre o 2º colocado, um despiste fê-los perder bastante tempo, apesar de ter sido possível acabarem a prova no 3º lugar entre o troféu, ainda assim com algumas mazelas no pequeno carro espanhol.

Algumas infelicidades marcaram as prestações famalicenses, nomeadamente para Ricardo Santos Costa e Manuel Macedo que viram um cubo de roda do BMW 320is bloquear quando seguiam na 15ª posição, isto na PEC 3, enquanto Luís Campos esteve ausente.

Quanto à prova em si, mostrou-se bastante rápida, contudo e felizmente sem grandes incidentes, o que deixa transparecer uma grande qualidade do rali organizado pela Escuderia Castelo Branco, mostrando que a aposta na troca de Vila Velha de Rodão pelo Fundão, manteve o nível e a competitividade da prova. Destaque também para o muito público presente num rali localizado no interior do país, com as boas condições climatéricas a serem um importante chamariz.

Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort Cosworth) - 32m25,1s
2º Jorge Santos/Vítor Hugo (Citroën Saxo Kit Car) - a 1m16,3s
3º Armindo Neves/Filipe Serra (Hyundai Coupe Kit Car) - a 1m17,5s
João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 1m26,7s
5º Luís Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV) - a 2m12,3s
Frederico Ferreira/Octavio Araújo (Ford Escort RS) - a 2m37,0s
7º Paulo Correia/Ricardo Correia (Peugeot 106 GTI) - a 2m57,8s
8º Francisco Grilo/Roberta Santos (Citroën C2 R2) - a 3m04,2s
Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 3m05,2s
10º Pedro Gaspar/Fabrice Gaspar (BMW 325ix) - a 3m19,8s
(...)33º António Costa/Vasco Ferreira (Seat Marbella) - a 21m29,2s

Classificação Open
1º Pedro Peres (42 pts)
Frederico Ferreira (34 pts)
3º Armindo Neves (33 pts)
4º Luís Mota (31 pts)
Nuno Pina (27 pts)
Ricardo Costa (23 pts)
(...)
João Ruivo (16 pts)

A próxima prova do Open de Ralis é o Rali de Barcelos, organizado pelo Clube Automóvel do Minho e que sai para a estrada nos dias 13 e 14 de Março, onde a proximidade geográfica poderá levar muitos pilotos e aficionados famalicenses até ao concelho vizinho.

Fotos: Nuno Pimenta

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os famalicenses que correram no Fundão. Pena o Ricardo Costa não ter acabado, se calhar tinha ganho... De resto, o Ruivo andou o que dava e no fim assumiu q não dava para mais, o Pina andou sempre a fundo e o Frederico não tem adversários. Estão todos de parabéns!