22 fevereiro 2009

Regresso em grande para Carlos Sousa

Carlos Sousa e Luís Ramalho venceram o Ervideira Rali TT no seu regresso ao campeonato nacional de TT estreando da melhor maneira o competitivo Mitsubishi Racing Lancer.

No entanto, o início da temporada do TT nacional foi assombrada pela notícia da morte de José Megre, considerado o "pai" da modalidade em Portugal, numa irreparável perda do automobilismo no nosso país.

Depois de Miguel Barbosa e Filipe Campos terem imposto no prólogo os seus BMW X3 ao regressado Carlos Sousa e ao novo Mitsubishi Racing Lancer, os primeiros quilómetros do sector selectivo de Sábado alterou o rumo dos acontecimentos. Os homens dos BMW erraram na escolha dos pneus, com ambos a sofrerem furos e dando assim a Sousa a liderança que nunca mais largou.

O piloto da Mitsubishi tirou partido de um carro isento de problemas mecânicos, ainda que o motor continue a revelar-se como o elo mais fraco, tal como já se revelara no último Dakar. "Foi um regresso muito bom, a prova foi excelente e divertimo-nos muito". E como mostram os tempos nos diversos CP do 2º SS, Carlos Sousa geriu sem levantar o pé. "Sabíamos que os nossos adversários iriam atacar forte e por isso continuámos a andar depressa, mas sempre de forma segura".

A luta pelo 2º lugar foi bastante animada, principalmente no último SS, com Filipe Campos verdadeiramente ao ataque e assim superiorizou-se a Miguel Barbosa, que no fim estava verdadeiramente desolado com o resultado.

Em posição mais recuada, mas nem por isso menos rápidos estiveram Pedro Grancha e Bernardo Moniz da Maia. Se ainda se pensou que Grancha se poderia intrometer na luta pelo pódio após o 1ºSS, já o o piloto BMW só "acordou" no 2º SS e ganhou algum tempo ao seu mais directo adversário, porém insuficiente para retirá-lo do 4º posto.

No agrupamento T2, a vitória sorriu para o bi-campeão nacional na classe T8, Nuno Matos, que aqui se estreava com a Isuzu D-Max. Porém, a concorrência foi muito e só no final se adiantou a Pedro Silva Nunes. O piloto famalicense Adélio Machado, agora navegado por Paulo Fiúza, ainda rodou nos primeiros lugares deste agrupamento, sendo o 3º após o 1º SS. Na primeira parte do 2º SS, o piloto da Padock Competições atrasou-se irremediavelmente nesta luta, com um problema no seu Toyota Land Cruiser, acabado de chegar do Dakar. No final, foram 22ºs classificados, num resultado que não espelha de todo a prestação na prova.

Também presente esteve José Janela, a navegar João Pais, numa Mazda BT-50, inseridos no Desafio Elf/Mazda. Iniciaram a prova com algumas cautelas, mas na paragem a meio da prova seguiam na 3ª posição no Desafio, embora já algo distantes da liderança. Durante o 2º SS, o ritmo foi mais intenso e com resultados visíveis, sendo os mais rápidos entre as Mazdas. Assim, classificaram-se no 17º posto, 2ºs no Desafio Elf/Mazda.

Classificação Final
1º Carlos Sousa/Luís Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer - T1) - 3h50m19,5s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC - T1) - a 4m05,4s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (BMW X3 CC - T1) - a 6m03,9s
4º Pedro Grancha/Paulo Primaz (Nissan Navara - T1) - a 20m17,0s
5º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC - T1) - a 20m56,2s
6º Rui Costa/Nuno Alves (Mitsubishi Pajero Proto - T1) - a 39m31,3s
7º Nuno Matos/Jaime Cortez (Isuzu D-Max - T2) - a 45m03,2s
8º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navara - T1) - a 45m28,3s
9º Pedro Silva Nunes/Paulo Torres (Mitsibishi Pajero DiD - T2) - a 46m04,9s
10º José Dinis Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi Pajero DiD - T2) - a 47m10,0s
(...)
17º João Pais/José Janela (Mazda BT-50 - T1) - a 1h11m20,2s
(...)
22º Adélio Machado/Paulo Fiúza (Toyota Land Cruiser) - a 1h42m06,6s

O Campeonato de Portugal de TT aponta agora ao norte do país, com a realização do Rali TT Serras do Norte, marcado para 20 e 21 de Março.

Sem comentários: