22 abril 2009

César Machado com boa estreia na nova categoria

César Machado marcou presença no passado fim-de-semana no arranque da temporada de 2009 do Challenge Rotax, tendo como palco o Kartódromo de Viana do Castelo, com o famalicense a figurar agora na categoria raínha desta competição monomarca.

Numa jornada marcada pela chuva, onde a escolha da melhor afinação do chassis se tornava como o principal adversário dos pilotos, César Machado mostrou-se uma vez mais como um dos pilotos mais rápidos do pelotão da categoria Rotax Max.

Nos treinos cronometrados, o piloto apoiado pela AMOB não foi além do quinto tempo. Já na manga qualificação o jovem de Famalicão aproveitou uma falha dos adversários para assumir a frente da corrida e vencê-la.

Na pré-final, César Machado arranca na primeira linha da grelha de partida, e depois de liderar durante seis voltas, viu-se relegado para a segunda posição. Na grande final, a corrida decisiva, o piloto famalicense arranca da segunda posição, assumindo desde logo a liderança durante algumas voltas, mas o elevado nível de competitividade do troféu, aliado a um setup menos apropriado para o traçado, fez com que terminasse na segunda posição final.

"Estou muito satisfeito com o resultado, dado que era a minha estreia nesta categoria. Preparamos esta prova um pouco em cima do joelho, uma vez que os motores foram alterados a pouco mais de quinze dias e isso não nos deixou grande tempo para trabalhar outros factores. Agora vamos começar a preparar a próxima prova para continuarmos a lutar pelas vitórias", disse César Machado, no final da jornada.

A segunda prova do Challenge Rotax realiza-se no dia 17 de Maio no Kartódromo de Santo André, uma pista que ainda está a ser homologada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Foto de arquivo

4 comentários:

Anónimo disse...

bom dia
não sei se isto é um comunicado de imprensa ou se é uma noticia do blog,mas não esteve só o César a correr no rotax max em Viana, tambem lá vi a Margarida Barbosa (uma grande promessa femenina no desporto automovel)e o Miguel Barbosa.
Acho eu que aqui no blog se deve falar de todos,e não fazer como a imprensa local....
Não podemos,nem devemos fazer como eles,penso eu.

Administrador disse...

É um comunicado de imprensa. Para ser franco, desconhecia a presença da Margarida e do Miguel Barbosa no Challenge Rotax.

Sem querer com isto "sacudir a água do capote", convenhamos que o Karting não tem a visibilidade que teve nos últimos anos, prova disso é a indefinição face ao Nacional. Modalidades como os Ralis, Velocidade e TT são as únicas que tem merecido, por parte do Famalicão Motor, uma reportagem geral, as outras modalidades vão tendo espaço e notoriedade à mesma, mas mais à base de comunicados de imprensa. Penso que é perfeitamente natural e aceitável.

Como nota de rodapé, informo-o que desde a existência do Famalicão Motor, e escrevo-o sem qualquer tipo de ressentimento, nunca recebemos um comunicado dos dois pilotos que referiu, embora já tenhamos referido as suas prestações por diversas vezes.

Anónimo disse...

cáro amigo administrador,nesta prova ,ou no challenge rotax maxi estão inscritos 30 pilotos e 3 são de famalicão ,não me diga que o karting não tem visibilidade,como sabe até temos um grande preparador aqui em famalicão.sera que esta vertente do desp.automovel não mereçe um bocadinho mais de atenção da nossa parte.

Administrador disse...

Desde que haja pilotos de Famalicão, nós fazemos a nossa tarefa, ou seja, divulgar as provas em que participem... Mas tem que concordar comigo que, principalmente este ano, o Karting está a passar uma má fase, há pouca informação disponível para investigar, há poucos sites da modalidade e se não nos chega nada sobre o assunto, não conseguímos dar a visibilidade merecida e necessária.

No caso concreto da prova do Challenge Rotax, não vi uma lista de inscritos, um horário, nem um comunicado de antevisão, portanto é só mais um espelho da triste realidade do Karting no nosso país. Se calhar podemos ser nós a contrariar isso, pelo menos com os pilotos famalicenses, mas é preciso colaboração de parte a parte.