09 maio 2008

Fim da 1ª Etapa: Rossetti lidera, Bruno vence nos Portugueses. Famalicenses entre o positivo e o azar

Foi um dia intenso no Algarve! Desde logo marcado pela instabilidade climatérica, mas foi a liderança do Vodafone Rali de Portugal que centrou as animações do público. Ao longo de toda a 1ª Etapa, as mudanças no lugar cimeiro da tabela classificativa foram muitas, contudo foi o homem que liderava no início do dia, o mais feliz no fim do mesmo: Luca Rossetti, em Peugeot 207 S2000. É mesmo curioso que em todos os troços houve mudança de líder e a maior distância entre 1º e 2º foi de 5,7s, o que mostra que as expectativas para este rali estão a ser cumpridas.
Rossetti venceu 2 PEC, tal como o seu principal adversário até ao momento, o francês Nicolas Vouilloz, também em Peugeot. O italiano já mostrou que a terra é o seu terreno de eleição e o seu ritmo muito rápido pode fazer com que os louros lhe sejam atribuídos, contudo há que ter sempre atenção, até porque deu um ligeiro toque na parte da tarde. Nicolas Vouilloz também passou pela liderança em ambas as secções do dia de hoje e para o dia de amanhã pretenderá continuar a pressionar freneticamente Luca Rossetti, aproveitando-se do facto de ser o italiano o piloto que abre a estrada.
No 3º lugar surge François Duval, em Fiat Punto S2000, ele que ainda deu um ar de sua graça na parte de tarde, mas cedo os carros franceses se evidenciaram e Duval rendeu-se ao 3º lugar, contudo será preciso contar com ele. Muito regular tem sido a prestação de Jan Kopecky e Didier Auriol, tendo passado completamente ao lado dos problemas, a não ser a pouca competitividade do carro do ex-Campeão do Mundo, mas cuja experiência permite contornar esse senão.
Afectados por muitos problemas de motor, Dani Solà e Manfred Stohl viram as suas prestações serem menos conseguídas, depois de mostrarem alguns bons tempos. Destaque para as desistências prematuras de Armindo Araújo e Anton Alen, bem como de Freddy Loix, este já da parte da tarde, com a quebra de transmissão no Peugeot 207 S2000.
Entre os portugueses, Bruno Magalhães tem a "estrelinha da sorte" do seu lado. Depois de um início muito forte, chegando a liderar o rali após a PEC 3, uma saída de estrada comprometeu a vitória no rali. Ainda assim, foi quem mais lucrou entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis, pois beneficiou do abandono de Bernardo Sousa no derradeiro troço. Bruno venceu uma PEC, nomeadamente, a 2ª passagem por S. Brás de Alportel.
Bernardo Sousa aproveitou o dia para testar e fazer quilómetros, tendo em vista a sua presença no PWRC e quando tudo indicava que seria ele a vencer o 1º dia entre os portugueses, eis que um toque fura o radiador do Mitsubihsi Lancer e obriga o madeirense a abandonar.
Alheio a todos os problemas estão Adruzilo Lopes e o famalicense André Cortinhas, em Subaru Impreza WRX, que acabam o dia como os 2º entre os concorrentes do CPR, embora sejam os 3ºs portugueses (Miguel Campos não está inscrito). Vítor Pascoal voltou a ser atormentado pelo "safe-mode" do Peugeot 207 S2000, mas ainda atingiu o 3º lugar do CPR, claramente um resultado melhor do que a exibição.
Com muita expectativa tem sido seguido o regresso "às lides" de Miguel Campos, no Peugeot 207 S2000, da BF Goodrich Drivers Team. O piloto de Famalicão aproveitou a parte de manhã para continuar a adaptação ao carro e ainda teve um ligeiro engano, que lhe fez perder algum tempo. Também o facto de ter seguído alguns quilómetros atrás de José Pedro Fontes, que circulava com problemas, lhe custou preciosos segundos, que o colocariam alguns lugares mais acima, possivelmente na liderança entre os portugueses. Foi notória a sua evolução das 1ªs para as 2ªs passagens, numa clara situação de maior familiarização com carro, navegador e o próprio traçado.
Quanto aos restantes famalicenses, apenas Pedro Rodrigues/Sérgio Rocha estão em prova, contudo também os problemas foram muitos, nomeadamente na derradeira PEC, onde circularam muito devagar, o que os fez perder imenso tempo e daí a queda na classificação geral ter sido assentuada. Certamente amanhã será um dia de recuperação, mas também será uma hipótese de continuar a adaptar-se à condução do Subaru que estreou no rali anterior, apenas.
Na lista de abandonos, mas com possibilidade de regressar amanhã ao abrigo da regra "Super Rally", estão os famalicenses José Janela, que acompanha João F. Ramos e Filipe Martins, co-piloto de Pedro Fins.
Classificação 1ª Etapa
1º Luca Rossetti/Matteo Chiarcossi (Peugeot 207 S2000)
2º Nicolas Vouilloz/Nicolas Klinger (Peugeot 207 S2000), a 2,4 s
3º François Duval/Patrick Privato (Fiat Punto S2000), a 15,7 s
4º Jan Kopecky/Petr Stacy (Peugeot 207 S2000), a 39,4 s
5º Didier Auriol/Denis Giraudet (Fiat Punto S2000), a 1.02,8
6º Brice Tirabassi/Fabrice Gordon (Peugeot 207 S2000), a 1.11.6
7º Juho Hanninen/Mikko Markkula (Mitsubishi Lancer IX), a 1.53,0
8º Bruno Magalhães/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 3.16,4 -- 1º Português
9º Giandomenico Basso/Mitia Dotta (Fiat Punto S2000), a 3.23,5
10º Miguel Campos/Paulo Babo (Peugeot 207 S2000), a 3.26,2 -- 2º Português
13º Adruzilo Lopes/André Cortinhas (Subaru Impreza WRX), a 5.02,1 -- 3º Português, 2º Gr.N
29º Pedro Rodrigues/Sérgio Rocha (Subaru Impreza WRX), a 21.25,3

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