26 maio 2008

Nova vitória para Júlio Bastos. Justino Reis vence nos Extra, com famalicenses em destaque

A caravana do Regional de Ralis-Douro seguiu até Santo Tirso, para a 3ª prova deste campeonato, tendo a companhia habitual da Prova Extra, numa organização da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto. Nem mesmo a chuva que se fez sentir em grande parte do dia afastou os espectadores, que estiveram em bom número, o que prova que os ralis no norte, sejam eles de que campeonato forem, atraem sempre mais gente.
Júlio Bastos/Aníbal Pereira foram os vencedores, depois de já terem sido os primeiros no Rali Rota do Folar. A dupla do BMW M3 entrou com algumas cautelas devido aos pisos extremamente escorregadios, mas depois foi ganhando vantagem suficiente para gerir os adversários que os perseguiam e assim a vitória surgiu com naturalidade.
Vencendo um dos troços, António Oliveira/António Campos, em Peugeot 205 GTI ainda deram a ideia que estariam capazes de lutar pela vitória com Bastos, mas as preocupações de Oliveira vinham de trás, pois Filipe Leite/Daniel Ribeiro, em Renault Clio Williams estavam também muito rápidos e a rubricarem excelentes tempos, contudo não chegou para o 2º lugar.
José Vieira/Sérgio Oliveira levaram o pequeno mas rápido Citroën AX GTI até ao 5º lugar, numa prova pouco favorável as características do seu carro e atormentada com alguns problemas de rendimento do motor. Ainda assim, a dupla mantém a liderança do campeonato.
Os famalicenses Manuel Pinheiro/Paulo Marques, em Citroën ZX, não concluiram a prova, devido a problemas mecânicos logo na 2ª classificativa, depois de terem rubricado o 9º tempo na especial de abertura. José Azevedo, navegador de Orlando Magalhães, em Citroën AX, fechou o top 10, depois de uma prova muito regular.
Classificação Final
1º Júlio Bastos/Anibal Pereira (BMW M3) - 35m21,5s
2º António Oliveira/António Campos (Peugeot 205 GTi) - a 31,9s
3º Filipe Leite/Daniel Ribeiro (Renault Clio Williams) - a 43,6s
4º Rui Morais/Rui Teixeira (VW Golf VR6) - a 1m18,0s
5º José Vieira/Sérgio Oliveira (Citroën AX GTi) - a 1m24,6s
10º Orlando Magalhães/José Azevedo (Citroën AX) - a 2m58,6s
Na Prova Extra, os principais favoritos eram os famalicenses Ricardo Costa/Nuno Almeida, no Mitubishi Lancer VIII e essa tendência ficou provada logo na PEC 1, deixando a concorrência bem longe. Porém, na especial seguinte o abandono era inevitável face aos problemas de motor sentidos, depois de já terem efectuado alguns piões. Ainda não foi desta que a malapata foi quebrada para Ricardo Costa e Nuno Almeida.
Mas na liderança ficava outra dupla de Famalicão, Nuno Pina/Sérgio Rocha, em Fiat Punto HGT que mostravam-se muito rápidos e eram os mais rápidos na chegada ao Parque de Assistência intermédio, secundados por João Castela/André Carvalho, em Citroën Saxo. Mas Castela não conseguia pôr o carro a trabalhar à saída da Assistência e deixava Nuno Pina isolado no comando da prova. E quando tudo indicava que os famalicenses poderiam alcançar a vitória, um furo na parte inicial da penúltima PEC acabava com as suas aspirações de vencer, atrasando-se irremediavelmente na classificação.
Sendo assim, Américo Moreira/Justino Reis assumiam a liderança para não mais a largar, numa prova em que estreavam o Subaru Impreza nos pisos de asfalto, portanto a adaptação foi muito rápida e os resultados estão à vista. Na 2ª posição terminaram David Silva/Augusto Mendes, em Fiat Punto HGT, autores de uma excelente prova, sempre muito rápidos e consistentes, enquanto que a fechar o pódio ficaram André Pimenta/Marcos Gonçalves, no Skoda Fabia TDI, mais evoluído agora, permitindo ao piloto maiores aspirações, tal como ficou provado em Santo Tirso.
A outra dupla famalicense presente na Prova Extra teve também uma prestação meritória, com Jorge Lopes/Alberto Silva, em Fiat Punto HGT a serem os 5ºs classificados, depois de uma entrada cautelosa e a ambientarem-se ao carro, melhoraram ao longo da tarde com alguns cronos de registo. Já Cristina Silva, acompanhada por Jorge Carvalho, em Nissan Micra, abandonou após algumas saídas de estrada. José Janela e Natália Rio estavam inscritos no VW Polo GTI do Team Famalicão, contudo não compareceram.
Classificação Final
1º Américo Moreira/Justino Reis (Subaru Impreza WRX) - 24m09,4s
2º David Silva/Augusto Mendes (Fiat Punto HGT) - a 7,3s
3º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fabia TDI) - a 23,7s
4º Júlio Maia/Alexandre Rodrigues (Citroën Saxo) - a 36,1s
Jorge Lopes/Alberto Silva (Fiat Punto HGT) - a 45,4s
Nuno Pina/Sérgio Rocha (Fiat Punto HGT) - a 5m12,7s
Fotos: Rui Moura
Foto Jorge Lopes: Ralis Online

Sem comentários: