26 maio 2008

Justino Reis na 1ª vitória de Américo Moreira

Que melhor final para quem se estreia nos ralis de asfalto! Depois de uma primeira aparição pelos troços de terra do Rali de Famalicão, Américo Moreira alcançou na tarde deste Sábado uma brilhante vitória na "Prova Extra" do Rallye Santo Thyrso conVida. O piloto da Space Rally Team não acusou a "responsabilidade" de tripular um dos carros mais competitivos da caravana – Subaru Impreza ex-Vítor Sá - e, bem acompanhado por Justino Reis, deliciou-se com os pisos molhados do asfalto da cidade dos Jesuítas.
Um triunfo que o piloto não esperava que acontecesse tão repentinamente: "Vencer está sempre presente nos desafios do dia a dia, mas ser logo na prova de estreia, foi bom demais. Foi estar no sítio certo à hora certa e, não desperdiçar a oportunidade" começou por adiantar Américo Moreira, muito descontraído para quem tinha acabado de subir ao lugar mais alto do pódio, a exemplo do que se tinha passado ao longo das seis especiais de classificação: "É um facto, entramos algo cautelosos, mas sem descorar a possibilidade de virmos a lutar pela vitória, como se veio a verificar ao passo que a adaptação ai sendo feita, numa progressão preparada. O Justino foi sem duvida uma mais valia, a acrescentar às excelentes performances do Subaru. O piso estava bastante escorregadio face à chuva que ia caindo, obrigando a cuidados redobrados" contou o piloto.
Américo Moreira teve ainda que forçar ligeiramente o andamento durante a segunda secção para chegar à liderança no final da penúltima classificativa: "Fui ganhando confiança e conhecendo melhor o carro. Após o parque de assistência e, acertadas algumas afinações entramos mais fortes e fomos ganhando alguma vantagem aos nossos adversários. Depois, beneficiamos um pouco do furo no Fiat Punto do nosso colega de equipa, o Nuno Pina, assumimos a liderança após vencer o quinto troço. Faltava apenas a classificativa da Serra e acreditamos que a vitória não iria fugir, dilatando a diferença para o segundo ao registar o melhor tempo" relatou o piloto.
O famalicense Justino Reis foi alvo de rasgados elogios do seu companheiro: "Estou super contente e muito agradecido ao Justino por esta primeira vitória, que espero, se venha a repetir em outras provas. Formamos uma boa dupla e, o carro - tirando um problema com a quinta velocidade que deixou de funcionar a meio do rali, esteve implacável. Parabéns à organização e ao Nuno que fez um rali fantástico com o Punto da equipa Space Rally Team".
A próxima investida de Américo Moreira será o Rali de Vila Nova de Cerveira, que se realiza nos dias 7 e 8 de Junho, seguindo-se o Rali de Vila Verde a 27 e 28 de Junho, ambos do Open de Ralis, antes da entrada na caravana do Campeonato de Portugal de Ralis.

Sem comentários: