31 outubro 2012

Luís Mota regressa aos triunfos no Open

Aproveitando da melhor forma a ausência do já coroado campeão Fernando Peres, Luís Mota venceu pela 3ª vez o Rali de Gondomar. Com este triunfo, Mota deu um passo para o vice-campeonato, garantindo também o título no Regional Norte. Entre os famalicenses, destaque para o 2º lugar de José Janela, navegando Luís Bastos, para nova vitória de Jorge Carvalho no Desafio Modelstand, conquistando assim esse troféu e ainda para a Taça das Senhoras, que está entregue a Mariana Carvalho.

Luís Mota chegou ao comando assim que o primeiro líder do rali, Daniel Nunes, abandonou a prova. O piloto do Mitsubishi Lancer VI entrou ao ataque, como vem sendo hábito nos últimos ralis que tem disputado, contudo seria traído por um problema mecânico e o abandono era inevitável. A partir daí, Luís Mota assumiu o comando mas não baixou o seu ritmo e continuou a aumentar a margem que mantinha sobre quem vinha atrás, chegando dessa forma a uma confortável vitória.

No 2º lugar ficou Nuno Cardoso, que em Gondomar efectuou a sua primeira prova com o Mitsubishi Lancer VII com que Vítor Pascoal dominou a Taça de Portugal. Com Luís Bastos a tentar pressionar e mesmo sem arriscar em demasia, Cardoso obteve um excelente resultado, apesar do desconhecimento do carro, contudo foi subindo gradualmente o seu ritmo à medida que se ia apercebendo das suas reacções.

Encerrando o pódio e a dar, cada vez mais, mostras de uma enorme evolução, terminou Luís Bastos, desta feita navegado por outro famalicense, o experiente José Janela. Apesar da réplica que tentou dar ao 2º classificado, o jovem piloto do Mitsubishi contentar-se-ia com o 3º posto, ainda assim garantiu o seu melhor resultado de sempre neste campeonato, para além de ter obtido a vitória entre o Júnior. Um valor cada vez mais seguro para os tempos futuros.

Vitória sossegada para Diogo Gago e Jorge Carvalho no Desafio Modelstand, que dessa forma garantiram o triunfo nesta competição monomarca. Contudo, não tiveram tarefa fácil, pois o primeiro líder até foi Gil Antunes, contudo atrasar-se-ia com um problema na bomba de gasolina, efectuando depois uma notável recuperação. Para Gago e para o famalicense Jorge Carvalho, este resultado foi o corolário de uma época nivelada por alto, conquistando esta competição logo no ano de estreia.

Apesar de ter sido relegado para posições inferiores, Gil Antunes ainda lograria chegar até ao 5º lugar, suplantando os restantes concorrentes do Desafio, que se classificaram todos consecutivamente, à excepção de Paulo Moreira que foi 8º, em mais um belo resultado para o Opel Corsa OPC. Nota ainda para Pedro Fins, navegado pelo famalicense Sérgio Rocha, que não iria além do 9º lugar, depois de um toque numa pedra ter recuado uma roda do Peugeot 206 GTI, impedindo-os de lutar mais aguerridamente pelo pódio do troféu que alberga os carros franceses.

A fechar o lote do dez mais rápidos, António Oliveira com o famalicense Rui Raimundo, somou mais um bom resultado para o Regional Norte, nomeadamente para as duas rodas motrizes. Sem argumentos face à inferioridade do seu Peugeot 205 GTI, a dupla foi aumentando o ritmo e soube aproveitar os deslizes alheios para ir subindo até esta posição. Para Raimundo, e quando falta uma prova do Regional, está tudo ainda em aberto para a conquista do título de navegadores.

Terminando na 19ª posição, Mariana Carvalho garantiu o triunfo na Taça das Senhoras, numa prova em que voltou a ter concorrência, sobre a qual levou a melhor. A piloto famalicense evitou da melhor forma a dureza da prova gondomarense para chegar ao objectivo a que se propôs no início da temporada, atingindo na sua plenitude, depois de uma prova isenta de problemas no Peugeot 206 GTI. Outro famalicense em prova foi Hugo Pinheiro, navegador de Osvaldo Santos, que sofreram alguns contratempos mecânicos, não consguíndo levar o Peugeot 306 GTI a um resultado melhor do que o 20º que conquistaram.

Menos sorte e sem atingir o final, Paulo Figueiredo/Sérgio Aguiar sofreram uma ligeira saída de estrada, deixando o pequeno Seat Marbella impossibilitado de prosseguir, naquela que foi a estreia da dupla de Famalicão em provas do Open de Ralis. Um dos focos de interesse da prova, a primeira aparição do Renault Clio S1600 de João Barros, também terminou antecipadamente, em virtude de problemas mecânicos.

Classificação Final
1º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII) - 49m54,7s
2º Nuno Cardoso/Telmo Campos (Mitsubishi Lancer VII), a 33,9s
3º Luís Bastos/José Janela (Mitsubishi Lancer V), a 1m28,8s
4º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 2m28,5s
5º Gil Antunes/Carlos Ramiro (Peugeot 206 GTI), a 4m44,6s
6º João Castela/Ricardo Faria (Peugeot 206 GTI), a 5m19,1s
7º Sérgio Vaz/Ilberino Santos (Peugeot 206 GTI), a 5m32,0s
8º Paulo Moreira/Marco Macedo (Opel Corsa OPC), a 5m59,3s
9º Pedro Fins/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI), a 6m35,0s
10º António Oliveira/Rui Raimundo (Peugeot 205 GTI), a 6m59,3s
(...)
19º Mariana Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI), a 11m24,9s
20º Osvaldo Santos/Hugo Pinheiro (Peugeot 306 GTI), a 11m33,2s
(...)
NC - Paulo Figueiredo/Sérgio Aguiar (Seat Marbella) - Despiste na PEC 3

O Open de Ralis tem ainda um último rali, marcado para os dias 24 e 25 de Novembro, em Baião.

Fotos: Nuno Pimenta e Ralis Online

Sem comentários: