23 outubro 2012

Nova vitória para Tiago Reis

Final de temporada no Campeonato de Portugal de Montanha. A segunda visita à Penha, agora para a Rampa Expoclássicos, viu Tiago Reis voltar a vencer, Martine Pereira chegar ao título na Categoria 1 e Rui Amorim conquistar a Taça Nacional 1300. Uma prova em cheio para os famalicenses presentes!

Novamente sem a oposição do já coroado campeão nacional Pedro Salvador, a derradeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha foi dominada por Tiago Reis. O piloto famalicense teve maior oposição por parte de Paulo Ramalho, que ainda venceu a 2ª subida, mas um contra ataque de Reis, com uma última subida feita praticamente sem erros e com um tempo muito próximo do melhor que registo durante a prova, levou-o a novo triunfo depois de Cerveira e também à confirmação do vice-campeonato.

Paulo Ramalho vendeu cara a derrota, ele que fez tudo para limpar a pálida imagem demonstrada durante a época, onde não conseguiu segurar o título conquistado nos dois anos anteriores. Ainda assim, o piloto do Juno não ficou longe do vencedor e a vitória numa das subidas revela que Ramalho bem tentou ir mais além do que o 2º lugar.

Longe dos dois primeiros ficou Nuno Guimarães, que no seu regresso ao BRC CM02, voltou igualmente aos lugares do pódio. Apesar de ir melhorando os tempos realizados, Guimarães pouco mais podia fazer com uma viatura já algo desactualizada face aos adversários.

Martine Pereira foi o 4º classificado e venceu entre a Categoria 1, chegando assim ao título. Depois dos vários campeonatos conquistados nos Clássicos, o famalicense continua a somar boas épocas na Montanha. Aos comandos do Porsche 911 GT4, Martine Pereira dominou as duas primeiras subidas e conquistou uma boa vantagem, permitindo gerir na derradeira subida. O piloto de Famalicão teve ainda uma atitude bastante altruísta, ao ter colocado o seu Renault Clio RS à disposição de Joaquim Teixeira, depois deste não ter conseguido recuperar o seu carro do acidente em Cerveira.

A luta pelos lugares imediatos foi tremenda, com Luís Nunes a levar a melhor e a ser o 5º classificado com o Renault Clio RS. Mesmo com vantagens curtíssimas, Nunes foi sempre o mais rápido em todas as subidas face a quem o pressionava. Hugo Gonçalves, piloto que teve em foco no concurso GT Academy, estreou-se em provas oficiais e teve em destaque, levando o Mitsubishi Lancer X até ao 6º lugar.

Luís Silva esteve um pouco abaixo nesta prova, ele que ainda aspirava ao título na Categoria 1. Um toque na 1ª subida fez com que as expectativas baixassem um pouco, com os mecânicos a recuperarem o BMW 320is em tempo recorde. Depois, as tentativas de recuperação do tempo perdido foram infrutíferas, contentando-se com a 7ª posição da geral e a 4ª entre a Categoria 1, um resultado que lhe garantiu o vice-campeonato.

Em destaque esteve Rui Amorim, que se sagrou vencedor da Taça Nacional de Montanha 1300/Cat. 1. O piloto famalicense, como habitualmente ao volante do Citroën AX, foi até onde o carro permitiu e rubricou tempos bastante equilibrados, excepção para a 2ª subida, onde perdeu alguns segundos. Este título vai de encontro aos objectivos traçados, ainda que Amorim se tenha queixado da falta de adversários mais regulares.

Tal como na primeira visita à Penha, houve lugar para a realização de um Rally Sprint. A vitória sorriu ao espanhol Marcos Fernandez, aos comandos de um Speed Car GT, tendo o pódio sido completado por pilotos do país vizinho, nomeadamente Pablo Rey e por Simon Martinez, em Baqueda Onteda e Seat Leon, respectivamente. Os famalicenses Edgar Reis e Avelino Reis estiveram presentes nesta prova, com o primeiro a tripular o BRC com que o seu irmão Tiago competiu na época passada, chegando na 5ª posição. O patriarca da família Reis utilizou um Renault Clio RS, terminado no 11º lugar do RallySprint.

Classificação Final - CPM
Tiago Reis (Norma M20F) - 2m55,605s
2º Paulo Ramalho (Juno CN09), a 2,350s
3º Nuno Guimarães (BRC CM02), a 13,854s
Martine Pereira (Porsche 911 GT4), a 23,192s
5º Luís Nunes (Renault Clio RS), 27,616s
6º Hugo Gonçalves (Mitsubishi Lancer X), a 28,339s
Luís Silva (BMW 320is), a 30,430s
8º Manuel Ferreira da Silva (Mitsubishi Lancer IX), a 32,134s
9º Elias Barros (Renault Clio RS), a 32,754s
10º Joaquim Teixeira (Renault Clio RS), a 32,787s
(...)
15º Rui Amorim (Citroën AX), a 55,280s
(...)

Fotos: Miguel Castro

Sem comentários: