31 outubro 2012

Título entregue a Campaniço e Vieira. Domínio nos GT4 para Mauro Marques

Jarama fez baixar a cortina sobre o Campeonato de Portugal de Circuitos/GT, sagrando César Campaniço e Carlos Vieira como os novos campeões nacionais. A dupla do Audi R8 venceu a primeira corrida e logo aí confirmou o seu objectivo, num fim de semana que coroou também o famalicense Mauro Marques como campeão ibérico, na categoria GT4.

Sem a concorrência do Lamborghini da Goodsense Racing Team, o caminho para Campaniço e Vieira estava mais facilitado, embora tenham largado da 2ª posição. Na frente era o Ferrari 430 GT2 de João Figueiredo/Pier Guidi Alessandro quem comandava as operações, mantendo a liderança mesmo depois das trocas de piloto. Com Figueiredo ao volante do carro italiano, a pressão vinha de Carlos Vieira, que imprimia um ritmo muito forte, suplantando mesmo o seu adversário e vencendo a primeira corrida disputada no traçado da zona de Madrid. Mais atrás, José Pedro Fontes levava o Mercedes até ao 3º lugar, queixando-se do handicap que tinha nesta prova, deixando Luís Silva, em carro idêntico, já bastante longe, na 4ª posição.

Fantástica prova de Mauro Marques/Fábio Mota, que terminaram em 6º e venceram entre os GT4. Este resultado permitiu à jovem dupla do Aston Martin Vantage V8 garantir desde logo a vitória no Iberian Supercars Trophy, um dos grandes objectivos da temporada. Foi uma corrida dominada claramente por esta equipa, com o famalicense a tomar parte na segunda metade da prova, cabendo-lhe gerir os segundos amealhados pelo companheiro de equipa.

Classificação CPGT/IST - 1ª Corrida
1º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS) - 31 voltas, em 50m10,865s
2º João Figueiredo/Pier Guidi Alessandro (Ferrari 430 GT2), a 16,156s
3º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG), a 51,740s
4º Luís Silva (Mercedes SLS AMG), a 1 volta
5º Miguel Angel de Castro/António Ricciardi (Porsche 911 RSR), a 1 volta
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas - 1º GT4
7º José Cabral/António Cabral (Porsche 911 GT3), a 2 voltas - 1º GT Cup
8º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira (Aston Martin Vantage V8), a 3 voltas

Para a 2ª corrida, já com tudo praticamente decidido, esperava-se uma prova mais descontraída, mas tal só aconteceu até à primeira curva. Alguns toques atrasaram vários pilotos, com Carlos Vieira a cair para último e João Figueiredo a ser obrigado a desistir. O piloto do Audi encetou uma excelente recuperação, chegando à troca de piloto muito perto do líder José Pedro Fontes, que no entanto tinha agora a vantagem dos handicaps. Miguel Barbosa tomou os comandos do Mercedes e mesmo quando Campaniço voltou a colocar o Audi perto do comando, soube suster essa pressão e manter o 1º lugar, garantido assim a última vitória da temporada e o vice-campeonato.

Mauro Marques voltou a triunfar entre os GT4, tentando num último esforço chegar à vitória no CPGT, mas o seu esforço foi inglório, pois apesar do 2º lugar, Francisco Carvalho/Miguel Ferreira levaram o título para casa. 

Classificação CPGT/IST - 2ª Corrida
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG) - 31 voltas, em 50m37,058s
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), a 0,459s
3º Luís Silva (Mercedes SLS AMG), a 1 volta
4º Miguel Angel de Castro/António Ricciardi (Porsche 911 RSR), a 1 volta
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas - 1º GT4
6º José Cabral/António Cabral (Porsche 911 GT3), a 2 voltas - 1º GT Cup
7º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira (Aston Martin Vantage V8), a 2 voltas
8º Luís Reis/Carina Lima (Ferrari 430 GT2), a 2 voltas

Fotos: Sportmotores e Oficiais

Sem comentários: