03 outubro 2012

Luís Silva e Martine Pereira empatados na liderança do campeonato

A Categoria 1 do Campeonato de Portugal de Montanha está ao rubro. Faltam apenas duas provas para o seu término e, neste momento, Luís Silva está na frente, com o mesmo número de pontos de Martine Pereira. Provas bastante diferentes para os dois famalicenses, com Martine a braços com vários problemas mecânicos, enquanto o seu conterrâneo a queixar-se de um "obstáculo" inesperado no caminho para o triunfo.

Esse obstáculo é a forma como Luís Silva se refere ao Seat Leon de Joaquim Teixeira, que não deu qualquer tipo de chance. Mesmo assim o piloto de Famalicão não baixou os braços e foi para a luta, conseguindo 1m41,634s na 1ª subida, disputada no final da tarde de sábado. Já no domingo de manhã, nas restantes duas subidas não conseguiu bater o seu tempo, registando respectivamente 1m43,294s e 1m42,985s. 

Por isso no final antes do inicio da cerimónia de entrega dos prémios, Luis Silva falou como foi a prova: "muito difícil, pois esta rampa não é adequada para o meu BMW 320, mas sim para os carros de tracção dianteira. Depois para ser muito franco, não estava à espera de ficar no segundo lugar, mas para mim já foi muito bom. Agora o que não entendo, é que se não fosse o piloto desistente da categoria 2 a vir para a categoria 1, a partir de hoje já me podia assumir como candidato a ser Campeão Nacional. Assim, sou apenas um candidato a Vice-Campeão. Toda a gente viu a luta que está na categoria 1, não entendo agora porque surge um "outsider", que pode estragar os planos dos principais animadores desta categoria desde o inicio da época", referiu, algo desapontado o piloto famalicense.

Martine Pereira teve na Rampa da Penha um fim de semana quase para esquecer, pois os problemas técnicos que afectaram o seu Renault Clio RS, acabaram por lhe estragar a vantagem pontual que detinha em termos de categoria 1. A odisseia do piloto famalicense começou logo na 1ª subida de prova, onde não conseguiu fazer melhor do que 1m45,442s, para no domingo de manhã, não chegar a fazer a subida de treinos livres por se ter atrasado entre a sua casa e o local de prova. Com os problemas a teimar em persistir, na segunda subida de prova,foi uma transmissão partida que acabou por arruinar toda a sua estratégia de prova, conseguindo na derradeira subida fazer 1m44,545s. 

O piloto de Famalicão assumiu, logo no final da prova, ter sido "uma rampa difícil, pois logo na 1ª subida de prova fiquei sem travões, o que ainda me originou um susto. Depois da situação resolvida, na 2ª subida foi a transmissão que entregou a alma ao criador e por fim na derradeira subida, foi fazer o melhor possível  Com isto acabo em 5º lugar da categoria 1. A diferença pontual que tinha para os meus adversários acabou por ficar completamente reduzida, pois o Luís Silva tem agora o mesmo numero de pontos do que eu. Agora resta esperar para ver como irão decorrer as duas últimas provas", concluiu Martine Pereira

Sem comentários: