03 outubro 2012

Salvador junta vitória ao título. Tiago Reis foi novamente 2º

Pedro Salvador voltou a não dar chances na Rampa da Penha, vencendo mais uma prova do Campeonato de Portugal de Montanha. Salvador continua assim imbatível nesta temporada e assegurou desde já o título nacional, o quinto da sua carreira. Pilotos de Famalicão destacaram-se nas suas categorias.

Cedo se percebeu que Pedro Salvador queria resolver a questão do título logo na primeira visita da época a Guimarães. O piloto do Juno entrou verdadeiramente ao ataque, rubricando na 1ª subida de prova o recorde do traçado e deixando os principais adversários já a alguma distância. Salvador piorou ligeiramente o seu tempo na 2ª tentativa, mas logo aí se percebeu que mesmo assim não havia quem tentasse chegar ao 1º lugar, para além de uma derradeira subida feita novamente num ritmo forte e com um registo perto do seu crono mais rápido. A 6ª vitória em outras tantas provas permitiu então que Pedro Salvador conquistasse virtualmente o título, mais um na carreira deste piloto, que já é conhecido como o Rei da Montanha a nível nacional.

Após ter estado na discussão da vitória na prova anterior, Tiago Reis não conseguiu esgrimir argumentos para entrar novamente nesse objectivo. O famalicense efectuou o seu melhor registo logo na 1ª subida e a partir daí piorou os seus tempos, colocando mesmo em causa o lugar intermédio do pódio na derradeira tentativa. Ainda assim, o piloto do Norma conseguiu segurar o 2º lugar nesta prova, um resultado que lhe abre boas perspectivas para conquistar igual posição no campeonato.

Numa prova mais favorável ao seu Silvercar, João Fonseca fez o inverso de Tiago Reis, ou seja, foi melhorando os seus tempos à medida que a prova ia evoluindo. Assim, ia colocando alguma pressão no homem que ocupava o 2º lugar, contudo a vantagem que Reis conquistou nas primeiras subidas foi superior aquela conseguida por Fonseca na sua última tentativa. 

Novamente alheado do pódio, Paulo Ramalho foi 4º, naquela que foi a última prova em que defendeu o título conquistado na última temporada. O piloto voltou a estar uns furos abaixo do esperado, com o próprio a reconhecer isso mesmo.

Na 5ª posição ficou José Pires, surpreendendo tudo e todos, vencendo ainda entre os Clássicos e dando bastante espectáculo. Logo atrás, Joaquim Teixeira venceu a Categoria 1. Deixando de parte o Norma que utilizou até aqui para passar para o volante de um Seat Leon SuperCopa, o piloto foi sempre o mais rápido entre os carros mais convencionais.

Com uma 1ª subida muito forte, Luís Silva ainda aspirou à vitória na Categoria 1, mas daí para a frente não conseguiu manter o mesmo ritmo, assumindo que esta rampa não é tão favorável ao seu BMW 320is. Ainda assim, o piloto famalicense sai de Guimarães numa boa posição em termos de campeonato, até porque o vencedor foi a primeira prova que fez, logo Luís Silva pode ainda aspirar ao título nesta classe.

Um pouco apagado esteve Martine Pereira, que não foi além do 5º lugar na Categoria 1, depois de um fim de semana recheado de problemas mecânicos. Na subida inaugural, foram os travões do Renault Clio RS a não quererem funcionar e depois na seguinte, a quebra da transmissão impediu a conclusão da mesma. Resatva somente uma, com o famalicense a tentar minimizar o prejuízo, não conseguindo melhor do que o 10º lugar final.

Bom resultado também para Rui Amorim, que regressou nesta prova ao campeonato. O famalicense não teve adversários à altura na Taça Nacional 1300cc/Categoria 1, vencendo categoricamente e ficou numa boa posição de chegar à vitória final. A regularidade do piloto do Citroën AX foi patente, com três subidas bastante equilibradas, que lhe valeram ainda o 20º lugar da geral.

Classificação Final
1º Pedro Salvador (Juno CN09) - 2m53,951s
Tiago Reis (Norma M20F), a 5,790s
3º João Fonseca (Silvercar C2), a 6,363s
4º Paulo Ramalho (Juno CN09), a 8,246s
5º José Pires (Ford Escort RS), a 23,804s - 1º Clássicos
6º Joaquim Teixeira (Seat Leon SuperCopa), a 27,602s
Luís Silva (BMW 320is), a 30,668s
8º Luís Nunes (Renault Clio RS), a 30,726s
9º Joaquim Santos (Opel Astra OPC), a 35,653s
10º Martine Pereira (Renault Clio RS), a 36,036s
(...)
20º Rui Amorim (Citroën Ax), a 1m00,712s

Na Penha, realizou-se ainda um Ralisprint, prova a contar para o Criterium de Ralis Norte, uma recém criação da FPAK. Com muitos pilotos inscritos, a vitória foi para o espanhol Marcos Fernandez, em Speed Car GT, com o pódio a ficar completo por Carlos Oliveira (Mitsubishi Lancer V) e pelo famalicense Martine Pereira, que aproveitou para se ambientar ao Porsche 997 RSR. Mais dois pilotos de Famalicão se classificaram, nomeadamente, António Magalhães que levou o Peugeot 205 GTI até ao 15º lugar, enquanto Márcio Pereira, em Renault Twingo, foi 17º classificado.

Fotos: Paulo Duarte/Motores Magazine

Sem comentários: