09 outubro 2012

Reacende a luta pelo título nos GT. Mauro vence GT4 e Luís Barros desiste

O Autódromo do Estoril foi palco de mais uma etapa dos vários campeonatos nacionais de velocidade, a derradeira em solo nacional para o Campeonato de Portugal de Circuitos/GT, marcando ainda o final da temporada para os Clássicos. Vitórias repartidas no CPGT/Iberian Supercar Trophy e domínio absoluto nas restantes competições marcaram esta jornada, com presença famalicense, mais uma vez.

A polémica e os toques voltaram a marcar as corridas do CPGT. Logo na partida da 1ª corrida, Carlos Vieira não evita uma ligeira colisão com o Mercedes tripulado por José Pedro Fontes, resultando na saída de pista deste, até então o 1º classificado. Com o piloto do Audi a sofrer uma penalização e Fontes a cair na tabela, era então o Ferrari de João Figueiredo/Álvaro Fontes a ocupar-se da liderança, com Patrick Cunha no seu encalço. Figueiredo fez uma partida notável, da última linha até ao comando nas primeiras voltas e só o handicap das corridas anteriores lhe retirou a vitória. Assim, era Patrick Cunha/José Ramos quem viam a bandeira de xadrez no comando, com a dupla luso-espanhola no lugar a seguir, ficando para José Pedro Fontes/Miguel Barbosa o derradeiro lugar do pódio.

A classe GT Cup era vencida por António e José Cabral, enquanto nos GT4, o triunfo foi para Fábio Mota e para o famalicense Mauro Marques. Foi uma corrida brilhante da jovem dupla do Aston Martin, com Marques a assumir o volante no primeiro turno e a fazê-lo de forma irrepreensível, poupando os pneus para que o seu companheiro de equipa pudesse atacar nas derradeiras voltas. Assim, o fez e somaram mais uma vitória no campeonato e no troféu ibérico.

Classificação Final 1ª Corrida
1º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo LP640)
2º João Figueiredo/Álvaro Fontes (Ferrari 430 GT2)
3º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG)
4º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS Ultra)
5º António Nogueira (Porsche 997 GT3-R)
6º António Cabral/José Cabral (Porsche 911 GT3) - 1º GT Cup
7º Paulo Moreno/Pedro Moleiro (Porsche 911 GT3)
Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8) - 1º GT4
9º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira (Aston Martin Vantage V8)
10º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50)
(...)

Na 2ª corrida, o arranque voltou a ter animação, mas desta feita sem toques à mistura. Patrick Cunha segurou a liderança e Campaniço levou a melhor na luta pelo 2º posto, enquanto Álvaro Fontes partia do fundo da grelha e rapidamente se chegava aos lugares imediatos do pódio. Até às trocas de pilotos, tudo se manteve deste modo, entrando depois os já famosos handicaps em acção. Assim, Carlos Vieira assume o Audi e passa para a liderança, deixando José Pedro Fontes e José Ramos logo atrás, mas uma penalização imposta aos líderes em virtude de não terem cumprido o tempo regulamentar na troca de pilotos, relegou-os para o 2º lugar e entregou a vitória à dupla do Mercedes.

Na GT Cup, a vitória voltou a sorrir aos irmãos Cabral e nos GT4, Francisco Carvalho/Miguel Ferreira foi a  equipa mais forte, beneficiando também dos problemas mecânicos do famalicense Mauro Marques. Assumindo o Aston Martin na liderança, foram depois os travões a não colaborarem devidamente, atirando-o para a 4ª posição final, mas ainda no comando do Iberian Supercar Trophy e com tudo em aberto nas contas nacionais.

Classificação Final 2ª Corrida
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG)
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS Ultra)
3º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LP 600)
4º João Figueiredo/Álvaro Fontes (Ferrari 430 GT2)
5º António Nogueira (Porsche 997 GT3-R)
6º António Cabral/José Cabral (Porsche 911 GT3) - 1º GT Cup
7º Pedro Marreiros/Michael Munemann (Porsche 911 GT3)
8º Paulo Moreno/Pedro Moleiro (Porsche 911 GT3)
9º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira (Aston Martin Vantage V8) - 1º GT4
10º Nuno Batista/Carlos Alonso (Ginetta G50)
(...)
13º Mauro Marques/Fábio Mota (Aston Martin Vantage V8)

Quando falta apenas uma prova, a disputar em Jarama, perto de Madrid, os campeonatos estão ainda em aberto:

Classificação CPGT (após 5 das 6 provas)
1º C. Campaniço/C. Vieira - 205 pontos
2º P. Cunha/J. Ramos - 177 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 156 pontos

Classificação CPG/GT4
1º F. Carvalho/M. Ferreira - 172 pontos
M. Marques/F. Mota - 155 pontos
3º N. Batista/C. Alonso - 135 pontos

Classificação IST (após 5 das 6 provas)

1º C. Campaniço/C. Vieira - 205 pontos
2º P. Cunha/J. Ramos - 181 pontos
3º J. P. Fontes/M. Barbosa - 153 pontos

Classificação IST/GT4
M. Marques/F. Mota - 160 pontos
2º N. Batista/C. Alonso - 137 pontos
3º F. Carvalho/M. Ferreira - 132 pontos

Entre os Clássicos, Luís Barros dominou até ser obrigado a encostar. O famalicense, como sempre ao volante do Porsche 930 Turbo, não tinha a pressão de resultados, pois o título já é seu, virtualmente. Ainda assim, procurou novo triunfo, mas os problemas mecânicos foram impeditivo de vencer a primeira corrida e tomar parte na seguinte. O caminho ficou livre para Carlos Vieira, o líder do CPGT e do troféu ibérico, aqui a fazer uma presença esporádica no Ford Escort RS com as cores da Amob, que triunfou contundentemente em ambas as corridas. Rui Alves foi o mais directo opositor, repetindo o 2º lugar nas duas corridas.

Classificação 1ª Corrida
1º Carlos Vieira (Ford Escort RS)
2º Rui Alves (Ford Escort RS)
3º João Novo (Ford Escort RS)
4º Francisco Pinto (BMW 2002)
5º Domingos Coutinho (BMW 2800 CS)
(...)
NC - Luís Barros (Porsche 930 Turbo)

Classificação 2ª Corrida 
1º Carlos Vieira (Ford Escort RS)
2º Rui Alves (Ford Escort RS)
3º João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR)
4º João Novo (Ford Escort RS)
5º Francisco Pinto (BMW 2002)

Nas competições que completaram o programa do fim de semana, Alexandre Beirão (Alfa Romeo Alfasud) levou a melhor nas duas corridas dos Clássicos 1300; nos Sport-Protótipos, Gonçalo Araújo e Gonçalo Inácio (Radical SR3) formaram uma dupla imbatível, pois triunfaram nas corridas a solo e confirmaram a vitória na corrida conjunta.

Fotos: Oficiais

Sem comentários: