12 junho 2008

II Rali Rota Camiliana é no próximo fim de semana

O Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão (CAACVNF), vai levar a efeito no dia 14 de Junho o II Rali Rota Camiliana, prova inscrita no calendário nacional de Automóveis Antigos/Regularidade Histórica. A competição sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting conta com a colaboração da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto e, insere-se nas comemorações 118º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Famalicão.
O reencontro dos "caminhos" de Camilo Castelo Branco tem partida do quartel dos Bombeiros Voluntàrios de Famalicão, seguindo-se até Ribeira de Pena, estando a chegada prevista para as 18 horas ao local de largada. Um ano depois da primeira iniciativa integrada no calendário nacional, o CAACVNF regressa a Ribeira de Pena. "Desta vez esperamos que seja sem chuva", referiu Amadeu Melo e Silva, presidente do clube organizador. "O ano passado fomos muito bem recebidos pelos responsáveis da Câmara Municipal, na pessoa do senhor presidente, que teve a amabilidade de voltar a oferecer o almoço, numa terra de muita beleza e que sabe ser hospitaleira. O nosso objectivo é sempre a divulgação do automóvel antigo e clássico, sendo que as cooperações dos Bombeiros continuarão a ser nossos parceiros nestas e noutras iniciativas”, salientou.
Quanto ao percurso idealizado para esta edição "será em todo idêntico ao do ano passado", voltando a repetir-se a especial "slalon" no centro de Ribeira de Pena, após a chegada da caravana. Para este ano, a organização prevê aumentar o número de participantes: "a chuva que caiu no ano passado impediu algumas equipa de arrancar. Esperemos este ano que o S. Pedro colabore permitindo a partida de outros carros que em condições climatéricas adversas não o puderam fazer. Certamente que iremos suplantar o número de 35 carros da edição anterior, prevendo que chagaremos à meia centena".
Grato pela iniciativa, João Coelho, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, confessava-se entusiasmado com a importância para a cooperação: "foi com enorme satisfação que acedemos ao convite do Clube Automóvel Antigo a fazer parte desta organização, em ano de festejo dos 118 anos de vida. Desta forma o nome dos Bombeiros Voluntários de Famalicão chegará a outras terras de uma forma diferente. Não fazia sentido recusar a oferta, já que estamos na presença de duas associações sem fins lucrativos e bem sincronizadas em prol da solidariedade. Vamos dar todo o nosso apoio e colaborar em tudo quanto nos seja possível, aproveitando para enriquecer os nossos conhecimentos na área do automóvel antigo. Também somos depositários de alguns veículos atraentes do ponto de vista do conceito dos automóveis antigos e, no futuro, em parceria com o Clube de Famalicão, vamos usufruir dos seus conhecimentos para por em prática uma iniciativa de âmbito nacional".
O II Rali Rota Camiliana ligará duas localidades que fizeram parte do roteiro de um dos maiores escritores de sempre em Portugal – Camilo Castelo Branco. Esta jornada pioneira da responsabilidade do Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão prevê deslocar pelas estradas delimitadas pelo percurso algumas "velhas guardas" do sector automóvel nacional que remontam aos anos longínquos de 1920 e se estendem aos mais actuais de 1980, entre muitas viaturas tão carismáticas da história do Automóvel em Portugal, algumas delas em actividade competitiva nas diversas provas de regularidade por zonas diferentes do pais.
As inscrições para o II Rali Rota Camiliana, que se realiza então a 14 de Junho próximo (inserido de resto no programa das Festas Antoninas), mantém-se abertas, podendo as mesmas ser oficializadas junto do CAACVNF, através do endereço de e-mail caac_ vnf@hotmail. com ou directamente para a Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto.

Sem comentários: