19 junho 2008

Velocidade volta ao mítico Vila Real, depois do sucesso de 2007

O Circuito citadino de Vila Real voltou a "pegar de estaca" no panorama da Velocidade Nacional, depois do sucesso da última edição, após um longo período de ausência nos calendários automobílisticos. Já no próximo fim de semana, os motores vão voltar a ouvir-se na bela cidade transmontana, com várias categorias a comporem os dois dias de provas, com o destaque para o PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos.
O principal campeonato de velocidade já conheceu 4 vencedores diferentes e a emoção reina do início até ao final das corridas, com constantes trocas de posições e os "toquezinhos" muito naturais deste tipo de competição. Entre os favoritos, dividem-se por viaturas, pois César Campaniço quer fazer valer a tracção traseira do seu BMW 320si perante a armada Seat Léon Supercopa de Francisco Carvalho, Patrick Cunha e António João Silva, bem como pelo Peugeot 407 S2000 de João Figueiredo. Também na luta pelos lugares cimeiros, mas com um carro ligeiramente mais desactualizado face à concorrência, o piloto de Famalicão Luís Barros será um nome a ter em conta, tal como Jorge Areal que regressa ao campeonato, ambos a tripularem um Alfa Romeo 156 S2000. Na Categoria 3, o famalicense Martine Pereira, em Renault Clio RS 2000 tudo fará para manter a liderança do campeonato, mas terá que ter em conta o Alfa Romeo 147 de Vasco Campos, o Honda Civic Type-R de João Baptista ou os muitos carros idênticos aos de Martine, com Rui Alves a encabeçar esse plantel.
Parte integrante do programa, temos ainda o Campeonato de Portugal de Resistência, com provas de 50 minutos, onde o único famalicense presente será José Pedro Miranda, com o Caterham, cujo troféu se insere neste recém criado campeonato, que obriga a uma paragem na box. Também os Clássicos têm regresso marcado para Vila Real, com 2 competições diferentes, nomeadamento o Campeonato de Portugal de Clássicos- Circuitos e ainda a variante que engloba os carros até 1300cc. Serão cerca de 20 concorrentes em cada uma dessas provas, o que não deixa de ser um número razoável, a ver vamos se nas restantes o número irá permanecer por estes números ou se começa a decrescer.
O Challenge Desafio ÚNicO anima também o programa, com os muitos Fiat Uno - são meia centena!! - a prometerem muita animação e diversão, quer ao público, quer aos próprios pilotos, como já ficou provado nas anteriores provas. Esta é a competição onde mais famalicenses irão comparecer, nomeadamente José Janela e Manuel Seabra que fazem equipa no carro nº16, com o Team Famalicão a ter uma segunda equipa para António e Jorge Areal e ainda uma terceira com Miguel Fontes e Hugo Monteiro. Também presente estará a piloto famalicense Cristina Silva, que fará equipa com a experiente Lígia Albuquerque, inseridas no Team Beta e a conduzirem o carro nº25.
O programa fica completo com a Corrida 30 CAVR, onde se poderão presenciar belas máquinas de outrora, algumas delas conduzidas por pilotos também eles de outros tempos, mas que ainda estão "aí para as curvas", como José Peres, Carlos Barbot ou carros como o Ford Sierra RS Cosworth, Porsche 935 Turbo ou Rover Vitesse 3500.
Listas de inscritos: http://www.cavr.pt/pistas/vila%20real/Docs/Listas_INSCRITOS.pdf

Sem comentários: