12 junho 2008

Raid Antoninas, mais um êxito marcado pela dureza e pelo bom ambiente

Nocturna, Lamaçal e Jurássico, pistas para duros, assim foi, o decimo quarto Raid do Clube Aventura de Famalicão inserido nas festas Antoninas do concelho. Esta edição contemplou uma forte componente de trial ao gosto dos habituais praticantes da modalidade, que rapidamente esgotaram as vagas disponíveis, muito antes da data limite do fecho das inscrições. Sendo, infelizmente, impossível para o clube aceitar as inúmeras solicitações excedentárias, mas, para poder garantir uma correcta organização do agrado dos participantes, limitou-se o número a 33 viaturas 4x4, bem apetrechadas para enfrentar as dificuldades do terreno.
De ano para ano a qualidade das preparações dos jipes apresentados pelos participantes, tem sido de elevada qualidade, o que solicita que a organização, se esmere a apresentar um evento condizente com essa mesma preparação – pura e dura. Como eles gostam, mas, vincadamente marcada pelo espírito de entre ajuda.
Ao final do dia de sexta-feira, 6 de Junho, agrupou-se em parque fechado, bem no centro do palco festivo das Antoninas, os trinta e três jipes. De seguida iniciaram-se as hostilidades com uma – excelente recepção gastronómica, como tem sido hábito ao longo destas 14 edições, para reforçar as energias. Seguiu-se, já noite dentro, a pista nocturna do Rio Pelhe com uma moldura humana que superou todas as expectativas. Foram milhares, as pessoas que assistiram à desenvoltura que os participantes evidenciaram nas dificuldades criadas pelos obstáculos: uma vala a exigir espírito de equipa na construção da ponte de troncos, e a entreajuda na entrada e saída do rio.
Um belo dia de sol marcou o regresso dos "bravos" aos trilhos para a segunda etapa, iniciada com uma pista a ser ultrapassada em três grupos de 11 elementos, tendo havido a necessidade de alguns se refrescarem nas águas paradas dos lagos naturais que se estenderam ao longo de duas pistas, bem conseguidas e diversificadas. Após um intervalo para o almoço, reiniciaram-se as actividades, agora num terreno seco e rochoso, com a distribuição por equipas, como na pista nocturna – 11 equipas de 3 viaturas. Esta etapa consistiu na ultrapassagem de três pistas naturais com diferentes graus de dificuldades, constituídas essencialmente por rochas.
Antes do regresso ao parque fechado, abordou-se a tradicional pista espectáculo nos terrenos anexos ao Jumbo, com vários obstáculos artificiais, levando ao rubro os inúmeros espectadores que preencheram por completo os lugares disponíveis no "anfiteatro" natural.
Não se tratando de uma prova competitiva, mas de um evento de confraternização e divertimento em época festiva para o concelho, a pontuação obtida limitou-se à "recolha" de senhas para o sorteio de várias lembranças, entre as quais uma viagem a Marrocos – sete noites, em regime de meia pensão.
A festa terminou com o jantar de encerramento, entrega de lembranças, sorteio das oferendas, e um viva à selecção nacional, que acabara de vencer o jogo com a Turquia. Segundo o presidente da direcção, David Dias, "Foi mais um grande êxito organizativo para o Clube Aventura de Famalicão e seus associados, ao qual agradecemos também, a todos os patrocinadores, colaboradores e Câmara Municipal. Uma palavra de agradecimento aos participantes pela colaboração demonstrada em mais este evento, que, decorreu sem percalços". David Dias deixou ainda o convite para a próxima actividade do clube que decorrerá no próximo dia 21 de Junho, com o passeio às cerejas em Tarouca.

Sem comentários: