03 outubro 2008

TT prosegue em Castelo Branco. Filipe Martins é o único famalicense

O Campeonato de Portugal de Todo Terreno tem em Castelo Branco a sua penúltima prova, o Rali TT Famo, com a principal atracção a incidir na possível decisão do título nacional, bem como alguns agrupamentos ainda estão, também, em aberto.

Com 11 pontos de margem na liderança da classificação, Filipe Campos tem em Castelo Branco, a primeira oportunidade de, dez anos volvidos, averbar mais um ceptro no CPTT. Entre si e a conquista do título de 2008, não estão apenas as duas provas que faltam ainda disputar, mas também o Campeão em título Miguel Barbosa. De todas as formas, a glória do homem do BMW X3 CC depende apenas dele próprio, já que para fechar as contas da corrida ao ceptro por antecipação basta-lhe levar a melhor sobre o rival do Proto Dessoude. Com este panorama, espera-se animada luta entre os dois seja porque posição for, se bem que o mais certo é vermos Campos e Barbosa em despique directo pelo triunfo. Mas a verdade é também que ao portuense basta-lhe controlar o rival lisboeta, terminar o mais próximo possível dele, fazendo o mesmo depois na última ronda para garantir o título.
Contudo, este não será o único centro das atenções na prova da Escuderia Castelo Branco já que, mais atrás temos ainda a que se espera muito animada luta pelo terceiro posto da geral. Sem possibilidade de decisões antecipadas, a não ser em caso de algum grande desaire, Miguel Farrajota leva três pontos de vantagem sobre Ricardo Leal dos Santos e mais quatro sobre Pedro Grancha. Um embate que poderá acabar por apresentar algumas consequências no particular dos dois primeiros, já que qualquer um destes três já logrou resultados no pódio esta época, com particular destaque para o segundo lugar de Leal dos Santos em Monchique, se bem que aqui Barbosa acabou por ficar a zeros.
Também em aberto está a luta entre os T2. Edgar Condenso segue na frente, mas os cinco pontos de margem que detém sobre Nelson Clemente, bem como os mais dilatados 20 sobre Francisco Esperto, fazem com que tudo possa acontecer e que a decisão antecipada do Campeonato seja pouco provável. Ainda para mais quando, olhando aos resultados conseguidos pelos três ao longo desta temporada, é precisamente Condenso o que se apresenta menos regular, com pontos somados em apenas três rondas, contra quatro de cada um dos seus rivais.
Já no que toca aos T8, Bruno Oliveira já garantiu o ceptro, mas vai certamente tentar vingar o desaire do ano passado na prova da ECB, enquanto Jorge Coutinho vai tentar selar o vice-campeonato. A ter em conta neste agrupamento estará, igualmente, a dupla da Padock Competições, Fernando Rito/Filipe Martins, o único famalicense inscrito na prova, eles que irão tripular o Toyota Land Cruiser que ostenta o número 29 nas portas.
A Escuderia Castelo Branco propõe três tiradas competitivas para este Rali TT Famo/Castelo Branco, sétima e penúltima ronda da temporada. Composta por um total de 294,39 km cronometrados, a ronda contará com uma Super Especial de 12,63 km, sendo os restantes repartidos por duas passagens pelo Sector Selectivo de 140,88 km. A acção começa na sexta-feira, dia 3 de Outubro, pelas 16h45, hora de partida para a Super Especial, estando a chegada ao Parque Fechado marcada para as 17h35. O sábado começa às 9h30, estando o pódio agendado para as 16h45.

Sem comentários: