11 março 2009

Casa cheia em Barcelos

A primeira edição do Rali de Barcelos, marcada para os dias 13 e 14 de Março, apresenta-se com um recorde de inscritos nesta temporada do Open de Ralis, deixando antever um excelente rali para o Clube Automóvel do Minho.

O clube minhoto fez algumas opções arrojadas, nomeadamente, a inexistência de 2ªs passagens nas especias, excepcção feita a outra das mais valias deste rali, a especial no centro de Barcelos, com uma quilometragem bem superior ao habitualmente usado neste tipo de classificativas.

Nomes como Pedro Peres ou os famalicenses Ricardo Costa/Nuno Almeida, os vencedores das duas provas até agora disputadas, partem com claro favoritismo, sendo que o primeiro defende também a liderança no campeonato. Os homens dos 4x4 não terão tarefa facilitada pelos concorrentes à luta pelas 2 Rodas Motrizes, onde sobressaem Armindo Neves e a dupla de Famalicão, João Ruivo/Alberto Silva, a querer vingar o último resultado face ao adversário. Também nesta luta poderá estar incluído Luís Mota, porém o asfalto não é o seu forte, assim como o estreante Pedro Tavares, que utilizará um Citroën Saxo Kit Car.

O Rali de Barcelos é pontuável, igualmente, para o Campeonato de Portugal de Clássicos, com Frederico Ferreira/Octávio Araújo, equipa famalicense, a serem os homens a bater, depois de duas vitórias consecutivas, eles que ocupam também o 2º posto do Open de Ralis. Como principais opositores terão Aníbal Rolo, Paulo Azevedo ou o local Hélder Pimenta.

Entre os concorrentes ao Junior, os favoritos serão os colegas de equipa André Pimenta e António Freitas, enquanto no Regional Norte, para além de Peres, Costa e Mota - lider da tabela -, há que ter em consideração a regularidade de Júlio Bastos e Firmino Peixoto.

Também em Barcelos apresentar-se-ão os dois troféus do Open de Ralis, o Desafio Modelstand e o Troféu Fastbravo. Entre os Peugeot 206, os famalicenses Nuno Pina/Guilherme Pereira já venceram e surpreenderam mesmo à geral, tendo a oposição de Daniel Ribeiro e Sérgio Arteiro. Já no troféu dos pequenos e endiabrados Seat Marbella, a lista engloba 8 carros, com destaque para o vencedor da primeira prova, Paulo Barros, para o campeão do ano passado, Óscar Coelho e para os famalicenses Luís Campos e Paulo Marques, pluri campeão no TT, em especial nas motos.

De salientar o colorido feminino que o Rali de Barcelos também terá, com várias pilotos a marcarem presença, com natural destaque para as famalicenses Cristina Silva, Mariana Neves de Carvalho e ainda a navegadora Márcia Gonçalves.

O início está marcado para as 21h de 6ª feira, com a especial bem no coração da cidade de Barcelos, tendo igualmente transmissão televisiva na internet, enquanto no dia seguinte tem lugar mais 6 especiais, sendo a última novamente a super especial, perfazendo um total de 47 quilómetros cronometrados.

Sendo a prova do Open de Ralis mais perto de Famalicão, será de esperar grande movimentação dos aficionados do nosso concelho, que certamente irão apoiar os mais de 20 pilotos famalicenses nesta prova, isto é, 17% dos concorrentes.

2 - Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - Vão defender a liderança no Nacional de Clássicos, assim como certamente se irão intrometer na luta pelo pódio absoluto, até porque estão no 2º posto do Open de Ralis.

5 - Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - Quererão repetir a vitória no Desafio em Fundão, mas não se avizinha fácil, dadas as limitações físicas que o piloto famalicense apresenta. Ainda assim, e se não andar na frente, também não andará muito longe desse objectivo.

6 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi lancer VI) - Depois do azar no Fundão, o objectivo será repetir a vitória inaugural. Com Peres como principal adversário, a dupla famalicense irá com o pensamento no 1º lugar, pois já mostrou capacidades e andamento para o conseguir nos pisos de asfalto.

7 - João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - No Fundão somaram os primeiros pontos do ano e em Barcelos quererão continuar na senda da regularidade. A dupla famalicense aponta como objectivo os lugares do pódio, estando assim na linha da frente se houver qualquer contratempo na discussão da vitória.

36 - Luís M. Rego/Justino Reis (Mitsubishi Carisma GT) - O navegador famalicense volta a ser ajuda preciosa na adaptação aos ralis deste jovem piloto, tal como já fizera no ano transacto em Mortágua. Face à máquina que dispõem e também à aguerrida condução, os lugares cimeiros do Júnior são perfeitamente alcançáveis.

38 - Ricardo Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) - A dupla famalicense tem se mostrado bastante rápida no início da temporada, tem faltado apenas efectivar o resultado final. Será certamente essa a ambição para esta prova, onde proporcionarão um belo espectáculo, como habitualmente.

46 - Marta Neves/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI) - Depois de terem disputado a primeira prova do campeonato, voltam a juntar-se em Barcelos, onde serão candidatas à vitória entre as Senhoras, dando assim outro colorido ao rali.

55 - José Carvalho/Miguel Gonçalves (Fiat Punto HGT) - Marcou presença em Fafe, mas abandonou cedo, portanto vingar esse azar está na mente do piloto famalicense, que já se mostrou bastante rápido, faltando também um resultado final que espelhe esse andamento.

67 - João Pimenta/José Janela (Mitsubishi Lancer V) - O experiente navegador famalicense irá colaborar com um piloto local que fará a sua estreia nos ralis. Dessa forma, e tal como já afirmaram, a boa disposição será o prato forte desta dupla.

74 - Jorge Costa/Rui Raimundo (Datsun 1200) - Um piloto pontual, assim como o seu navegador - mais habituado ao volante -, já visto em alguns ralis e especiais citadinas, onde mostrou que o pequeno carro de tracção traseira pode surpreender.

78 - Cristina Silva/Isabel Ramalho (Nissan Micra) - A piloto famalicense inicia aqui um mini programa de algumas provas no Open de Ralis. A garra a que nos habituou na velocidade e a agilidade do pequeno carro podem ser trunfos na discussão da vitória nas Senhoras.

80 - Paulo Marques/João Peixoto (Seat Marbella) - Depois da vitória em Famalicão, o "Marquês" irá estrear-se em pisos de asfalto, ao invés da terra e da areia a que se habituou ao longo da carreira. A ver vamos onde se situa na caravana do Troféu Fastbravo, onde o acompanha um jovem co-piloto famalicense.

81 - Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - O piloto famalicense repete a aposta no Troféu Fastbravo, onde somou inúmeros azares na época passada, contudo mostrou andamento para discutir as vitórias, sendo por isso tido em conta no lote de favoritos.

84 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis) - Em Famalicão estrearam-se de forma auspiciosa e este rali servirá para a evolução da jovem piloto, que fará assim a sua primeira prova em pisos de asfalto.

Mais informações na barra lateral.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas
Será que em famalicão só se fala do João ,Ricardo;Mariana,e se esqueçem de quém esta em 2º lugar no open,daqueles que ganharam as provas de classicos todas este ano,e estão na luta para a vitoria final do open.
parabens Frederico e Octávio pelos bons resultados.

Administrador disse...

Boas

Esse reparo que faz, anonimamente, é totalmente desadequado e injusto... Quer neste post, quer no post após o rali, é por demais evidenciado as prestações de TODOS os famalicenses que estiveram em prova. No caso que refere, do Frederico Ferreira e do Octávio Araújo, são igualmente referidos e os seus feitos são evidenciados, basta ver que no lançamento do rali, é uma foto deles que surge...

Quanto às notícias isoladas de alguns pilotos, deve reparar que são comunicados de imprensa que as equipas enviam...

Espero ter esclarecido.

Anónimo disse...

Caro administrador,quando me refiro
há discreminação de pilotos famalicenses,não me estava a referir ao bloge que até acho porreiro,mas sim á imprensa local que pratica um jornalismo de interessese amizade, e não de igualdade para com todos os que lá gostam de andar.
as minhas desculpas

Administrador disse...

Ok, fiquei esclarecido com o alvo da sua crítica. Por sinal, não vem mais a propósito, pois estavamos a pensar em escrever algo sobre a importância da imprensa local no desporto motorizado (até se quiser, pode colaborar connosco).

A imprensa local, como não é especializada na matéria, pouco mais faz do que publicar comunicados de imprensa, o que diga-se é muito pouco naquele que será o concelho do país com mais praticantes de automobilismo, mas não me vou alargar mais e deixo mais considerações para a tal crónica.

Anónimo disse...

Não posso deixar de concordar com o reparo desse sr.
A nós pilotos ligam-nos,pedem entrevistas que infelismente ninguem ouve.Mas quem nos patrocina nao quer entrevistas quer isso sim umas imagens num ou outro jornal...o que não é pedir muito...vai nos valendo este blog que mostra umas imagens porreiras , pena é que aqui so vem quem gosta de desporto motorizado....
Mas vamos esperar que seja um blog de dimensao nacional.he he he e aí vamos ter um retorno dos diabos...
abraços...
José Carvalho