16 março 2009

Óscar Coelho venceu e Paulo Marques fez-se bravo

O Rali de Barcelos contou com a presença dos Seat Marbella do Troféu Fastbravo, com Óscar Coelho a ser o vencedor, ele que começa assim a caminhada rumo à revalidação do título. Os famalicenses presentes nesta competição tiveram sortes distintas.

Dos nove inscritos, foram sete os que se apresentaram à partida, o suficiente para que o espectáculo estivesse garantido.

Óscar Coelho entrou bem, venceu a super especial de 6ª feira, mas o segundo dia confirmava o equilíbrio desta competição, com Paulo Barros a tomar o comando, depois de efectuar a melhor marca em quatro especiais. No entanto, na entrada para a ultima especial, Barros teve problemas no carro e foi forçado a desistir, e assim facilitar a vitória ao seu conterrâneo, Óscar Coelho que já tinha novamente passado para o comando na penúltima especial.

Com isto, a dupla famalicense Paulo Marques/João Peixoto subiu ao 2º posto, precisamente a posição com que começaram o rali. No dia de Sábado ainda rodaram regularmente nos lugares do pódio, contudo cairam para a 4ª posição, vindo a recuperar com os azares alheios. Alinhando como convidado da Fastbravo, o "Marquês" não estranhou os pisos de asfalto, onde efectuou a sua primeira prova e mostrou um andamento muito bom, ao nível da concorrência mais habituada a estas andanças.

Ivo Nogueira/Orlando Duarte terminaram no 3º posto, posição essa que lhes permite alcançar a liderança do troféu, depois de uma prova muito regular, onde apenas na especial de abertura tiveram um pequeno precalço, com o Seat Marbella em duas rodas durante alguns metros.

Quantos aos abandonos, para além do referido de Paulo Barros, Cristiano Queiroga teve um despiste na fase inicial, António Costa desistiu com problemas mecânicos no arranque para a parte da tarde, assim como o famalicense Luís Campos, que viu um problema eléctrico por fim à sua prova, isto já após alguns contratempos ao nível do motor, que não o deixavam ir além do 5º posto na alutra do abandono.

Classificação Final
1º Óscar Coelho/José Ferreira - 34m14,1s
2º Paulo Marques/João Peixoto - a 42,3s
3º Ivo Nogueira/Orlando Duarte - a 1m04,4s

Classificação Troféu
1º Ivo Nogueira - 25 pts
2º Paulo Barros - 21 pts
3º Óscar Coelho - 17 pts
4º António Costa - 16 pts
5º Paulo Marques - 14 pts

Pela proximidade de tempos realizados, entre todos os pilotos do troféu, antevê-se um resto de época muito competitiva e interessante de seguir. A próxima prova é o Rali Vidreiro nos dias 17 e 18 de Abril.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é peixotinho 100% de eficacia!
dois podios em dois rallys...
parabens...

Anónimo disse...

É verdade, as coisas tem acontecido de forma exemplar e os resultados tem aparecido, dá outra motivação para o futuro, nunca esquecendo que a humildade deve estar sempre presente.

Em Barcelos correu tudo a 100%, foi espectacular e foi também um privilégio navegar um grande amigo, e simultaneamente, um piloto que não tem nada a provar a ninguém (para mim, o melhor que Portugal já viu a andar em 2 rodas!) e o resultado foi uma autêntica diversão dentro do Marbella! Fomos 2ºs, foi um pouco surpreendente, mas como disse uma vez Rick Mears: "To finish first, you must first finish".

Quanto ao resto do pessoal de Famalicão, um abraço especial para o Ricardo Costa e para o Nuno Almeida para que voltem em força, mas também para todos os famalicenses que deram um bonito colorido neste rali, provando uma vez mais que cá na terra se guia muito e bem! Estamos de parabéns!

Abraço!

J. Peixoto