
Num excelente dia de sol e com muito público nas rápidas estradas do concelho vizinho de Famalicão, o Clube Automóvel do Minho ganhou a aposta em Barcelos, logicamente que com um ou outro erro, rectificáveis numa próxima edição. A lista de inscritos bastante variada e extensa foi mais um chamativo para os aficionados, num rali bastante emotivo e espectacular.
Porém, na primeira PEC de Sábado dá-se o momento do rali, com Ricardo Costa/Nuno Almeida a sairem de estrada, deixando o Mitsubishi Lancer bastante mal tratado, porém sem consequências físicas de maior para a dupla famalicense. Sendo o primeiro a parar no local, João Ruivo viu ser lhe atribuído o tempo do concorrente que antecedia Ricardo Costa, ou seja, Nuno Pina, um crono mais lento 11 segundos do que o obtido por Pedro Peres, com isto tudo ficava mais difícil para o famalicense do Fiat Stilo.

Na ronda da tarde, Peres mantinha-se inalcançável e Ruivo via regressarem os problemas mecânicos, restando agora levar o carro até ao final, não sem antes ainda ter efectuado uma falsa partida, que lhe valera uma penalização de 10 segundos e ainda um pião na derradeira especial. Com isto e quando tudo fazia prever que o 2º lugar estava garantido, Armindo Neves vê o motor do Hyundai partir, abandonando na praia. Assim, um surpreendente (ou não) Nuno Pina leva o Peugeot 206 GTI até ao lugar intermédio do pódio e a nova vitória nas 2 rodas motrizes, em mais uma excelente e espectacular prestação da dupla famalicense, mesmo com o piloto debilitado fisicamente. Para João Ruivo, o 3º lugar era um mal menor, ficando a ideia que poderia ter ido mais além, não fossem todos os contratempos.

Paulo Azevedo terminou em 5º lugar, ele que tripulou o habitual Ford Escort RS, mas desta feita inscrito como VSH, tal como muitos pilotos que não estão inscritos no Campeonato de Portugal de Clássicos/Ralis, na frente de Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo), Daniel Ribeiro (Peugeot 206 GTI), André Pimenta (Skoda Fabia TDI) e de José Figueiredo e Sérgio Arteiro, ambos em Peugeot, também.
Nos troféus que compõem algumas provas do Open de Ralis, também houve pilotos famalicenses a brilhar. No Desafio Modelstand, apresentaram-se 6 concorrentes, e foi Nuno Pina quem venceu, juntando assim ao excelente resultado absoluto, nova vitória no troféu que abrange os Peugeot 206 GTI. Um pouco atrás do famalicense ficou Daniel Ribeiro, que mostrou também um ritmo muito forte, deixando Sérgio Arteiro no 3º posto, sendo de referir que todos terminaram no Top-10 da geral, evidenciando assim a grande competitividade.


Um pouco mais atrás terminou José Carvalho, ao volante de um Fiat Punto HGT. Tal como se previra e de acordo com o evidenciado nos últimos ralis, o piloto famalicense apresentou-se em Barcelos com um ritmo muito consistente, com algumas lutas com carros equilvalentes, rodando sempre entre os 30 primeiros. No final, somou um 23º lugar, um resultado que perseguia há já algum tempo.

Com muita boa disposição e sem preocupação de resultados, José Janela, que foi co-piloto de João Pimenta, piloto local, num Mitsubishi Lancer V. O famalicense pôs ao dispôr toda a sua experiência naquela que foi a estreia deste piloto, chegando ao final no 35º lugar, ao que somaram o 2º posto entre os 4x4, dando assim outro colorido ao seu rali.

Depois da estreia em Famalicão, Mariana Neves de Carvalho teve a sua primeira prova em asfalto e deu-se muito bem. Contando com a colaboração de Filipe Martins, a dupla do Suzuki Ignis foi evoluíndo ao longo da prova, com apenas uma adversidade quando tiveram de parar, quando um carro obstruia a sua passagem. Não contando para a classificação feminina por serem uma equipa mista, a presença saldou-se com um 46º posto, deixando atrás de si pilotos bem melhor apetrechados.

Classificação Geral

2º Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 1m15,1s -- 1º D. Modelstand e Categoria 1
3º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 1m18,2s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 1m22,8s -- 1º Clássicos
5º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro (Ford Escort RS) - a 1m35,7s
6º Aníbal Rolo/José Sousa (Renault 5 Turbo) - a 1m38,8s
7º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) - a 1m45,1s

9º José Figueiredo/Rui Coelho (Peugeot 206) - a 2m09,7s
10º Sérgio Arteiro/José C. Silva (Peugoet 206 GTI) - a 2m15,4s
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15º Pedro Tavares/Jorge Carvalho Jr. (Citroën Saxo S1600) - a 2m55,7s
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23º José Carvalho/Miguel Gonçalves (Fiat Punto HGT) - a 3m56,8s
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35º João Pimenta/José Janela (Mitsubishi Lancer V) - a 5m41,5
36º Marta Neves/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI) - a 5m46,1s
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41º Paulo Marques/João Peixoto (Seat Marbella) - a 7m18,7s -- 2º Fastbravo
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46º Mariana N. Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis) - a 8m59,7s
Classificação Open Ralis

2º Frederico Ferreira (52 pts)
3º Nuno Pina (48 pts)
4º João Ruivo (34 pts)
5º Armindo Neves (33 pts)
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9º Ricardo Costa (23 pts)
A próxima prova do Open de Ralis, igualmente pontuável para o CP Clássicos, é o Rali Vidreiro, datado para os dias 18 e 19 de Abril, onde certamente os pilotos famalicense voltarão a mostrar todo o seu elevado valor, assim como irão discutir os lugares cimeiros.
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