
Com um figurino novo, tendo agora 2 etapas, mas mantendo a quilometragem, o Rali Torrié foi um espelho que o sector automóvel é fortemente afectado pela crise económica, com 25 carros a partirem e com mais de metade deste plantel a ficar pelo caminho, não sendo alheia a isto a dureza dos pisos da Serra da Cabreira.
Bruno Magalhães foi o grande vencedor, num rali que dominou de início a fim. O piloto do Peugeot 207 S2000 entrou para o 2º dia já com enorme vantagem, que lhe perimtia adoptar um ritmo diferente e testar algumas soluções, mas que ainda assim era quase impossível retirá-lo do 1º lugar nas especiais.
Apenas Vítor Pascoal "ousou" tal façanha, por 3 vezes, sendo que 2 delas foram na SE de Vieira do Minho. Voltando a utilizar o Peugeot 207 S2000, Pascoal também teve uma prova algo descansada, pois apenas na 1ª etapa teve que ter alguns cuidados com a caravana do Grupo N. Sabendo desde logo que chegar à vitória era tarefa complicadísisma, o piloto de Amarante chegou ao final no 2º posto, um bom resultado ao final de contas.

Fernando Peres não foi além do 4º lugar, após um problema de turbo no 2º dia. No fundo, esta foi quase sempre a posição do piloto do Mitsubishi Lancer IX, pois se no Sábado andou em inúmeras trocas de posição com Adruzilo Lopes e com Ricardo Moura, no Domingo foi o tal impedimento mecânico que o fez cair para 6º. Partindo para as especiais restantes verdadeiramente ao ataque, foram apenas 10 os segundos que o separaram do pódio.
-1.jpg)
Relativamente às prestações dos pilotos famalicenses em prova, há que destacar o bom nível demonstrado por Vasco Ferreira, navegador de Carlos Matos, que alcançou o 7º posto, 3º entre as 2 rodas motrizes. Alguns pequenos erros no primeiro dia, fizeram com que a dupla do Renault Clio S1600 encarasse a 2ª etapa com outros objectivos, depois de terem chegado a liderar o CPR 2. No fundo, e com este campeonato como objectivo, o resultado final não pode ser visto com negativo, embora terá certamente ficado com um sentimento de que poderiam ter chegado um pouco mais à frente.


Ricardo Moura, Barros Leite, Pedro Leal, Barroso Pereira e Pedro Meireles viram o seu nome figurar também na lista de abandonos. No final, apenas 12 concorrentes passaram na linha de meta, um número um pouco vergonhoso para o principal campeonato de ralis, deixando transparecer que o futuro poderá não ser risonho e portanto caberá a quem de direito tomar urgentes medidas para contornar e ultrapassar a tão badalada e anunciada crise nos ralis. O Rali Torrié também foi um espelho daquilo que poderá ser a conclusão deste campeonato, com um piloto inalcançável e diferenças enormes para o resto dos adversários.
Classificação Final
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h34m26,1s
2º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000) - a 1m33,9s
3º Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX) - a 6m01,9s
4º Fernando Peres/José P. Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 6m12,5s
5º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 8m54,3s
6º Manuel Inácio/Aloísio Monteiro (Renault Clio R3) - a 9m05,0s
7º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 10m13,3s
8º Ricardo Marques/Hugo Rodrigues (Subaru Impreza WRX) - a 13m16,8s
9º Frederico Gomes/Paulo Amorim (Citroën C2 R2 Max) - a 13m19,5s
10º Armando Oliveira/Joaquim Duarte (Citroën C2) - a 16m09,1s
Agora é tempo de olhar para o Rali de Portugal, que tem lugar no Algarve, entre 2 e 5 de Abril.
Foto B. Magalhães: João Lavadinho
Foto P. Rodrigues: Humberto Silva
Fotos restantes: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
1 comentário:
parabens Pedro .
talves séja a altura para as pessoas das lides automobilisticas de famalicão deixarem de andar a dizer mal umas das outras, e verem como com pouco dinheiro se pode fazer um rally do nacional .
Nos em famalicão temos todas as condições para isso.
Enviar um comentário