02 março 2009

Extra: Paulo também é "Marquês" nas 4 rodas

Paulo Marques, pluri campeão de motos, acompanhado por Alberto Silva venceu a Prova Extra do Rali de Famalicão, mantendo assim uma espécie de tradição de ser um piloto famalicense a vencer.

Sem grandes participações de vulto, havendo inclusivé duas ausências de peso, nomeadamente Pedro Meireles e Martinho Ribeiro, provavelmente a prepararem a primeira prova do Nacional de Ralis, a Prova Extra ficou marcada pela luta pelo 2º posto, pois lá na frente o domínio foi evidente.

Ao volante de um Citroën Saxo, a dupla famalicense impôs desde logo um ritmo bastante rápido, deixando a concorrência em sentido. Na PEC 1, José Janela levava o VW Polo GTI até ao 2º posto, enquanto Nuno Almeida era o 3º mais rápido. Um pouco mais atrás, a estreante Maria João Ruivo tem uma ligeira saída de estrada, contudo consegue voltar à estrada, já algo atrasada.

Em Famalicão Nascente 1, a superioridade de Paulo Marques manteve-se, com a equipa de Famalicão, Jorge Lopes/João Peixoto a ser a 2ª mais rápida, recuperando assim a desvantagem depois de um toque na primeira especial. Com uma margem muito pequena seguiu-se Nuno Almeida, naquilo que parecia um autêntico Troféu Fiat Punto. Arredado dos lugares cimeiros ficou o famalicense José Carvalho, que vítima de um toque, com consequências mecânicas, perdeu imenso tempo parado, seguíndo-se uma penalização à saída do parque de assistência.

Assim, com duas especiais decorridas, Paulo Marques/Alberto Silva seguiam no 1º lugar, com José Janela e Nuno Almeida ex-aqueo no 2º posto, enquanto Jorge Lopes/João Peixoto eram 4ºs. Sendo a estreia para ambas, Mariana Neves de Carvalho, navegada por Filipe Martins, era a 5ª colocada, na frente de Maria João Ruivo, com o seu irmão João a co-piloto, era a 6ª classificada, na frente de José Carvalho.

Na PEC 3, já com um ritmo mais moderado, Paulo Marques volta a ser o mais rápido, deixando Nuno Almeida e Jorge Lopes atrás de si, estes separados por pouco mais de 1 segundo. José Janela atrasa-se nesta luta, devido a um pequeno toque.

Na derradeira classificativa, tudo ficou na mesma, o "Marquês" na frente, com Nuno Almeida a segurar o 2º posto por apenas 1,5 segundos, depois de Jorge Lopes/João Peixoto terem conseguído recuperar bastante tempo, contudo insuficiente para chegar ao 2º posto. José Janela ficou no 4º posto, na frente de Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins, um bom resultado na estreia, assim como Maria João Ruivo/João Ruivo, que foram bem rápidos, não fosse o toque e o resultado poderia ser outro. José Carvalho foi o 7º, também ele vítima de problemas mecânicos.

De salientar que todos os pilotos que compareceram, conseguiram alcançar o final da prova, o que espelha de alguma forma a diferença a nível de fiabilidade entre estes carros e os que compuseram a competição do Regional.

Classificação Final
Paulo Marques/Alberto Silva (Citroën Saxo) - 39m41,3s
2º Nuno Almeida/Miranda Cardoso (Fiat Punto HGT) - a 1m33,3s
Jorge Lopes/João Peixoto (Fiat Punto HGT) - a 1m34,8s
José Janela/Frederico Carvalho (VW Polo GTI) - a 1m53,3s
Mariana N. Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis) - a 9m16,7s
Maria João Ruivo/João Ruivo (Fiat Punto HGT) - a 13m00,6s
José Carvalho/Miguel Gonçalves (Fiat Punto HGT) - a 14m21,6s

Classificações completas

Sem comentários: