14 janeiro 2009

10ª Etapa Dakar: Muitos atascanços, noite ao relento... é o Dakar! (Actualizada)

Já parece sina deste Dakar as etapas serem constantemente encurtadas e a de ontem, 2ª feira, não foi excepcção. A areia demasiado fina foi o motivo e assim apenas se cumpriram 476 quilómetros, dos 666 previstos, com partida e chegada em Copiapó, com a organização a desviar os concorrentes do percurso inicialmente delineado, após o CP3, retomando-o entre o CP5 e o CP6, dando origem a algumas indefinições nas classificações do site oficial.
A fase final da etapa voltou a ser bastante complicada, com as informações a surgirem apenas já hoje, 4ª feira. Assim, Adélio Machado foi o 51º mais rápido, apesar das muitas dificuldades encontradas no deserto chileno Atacama. O piloto famalicense continua a ser o melhor português em prova, apesar de ter caído um lugar entre os T2, posição essa que quer recuperar até ao final. "Vamos continuar a ser prudentes e não colocar em risco em grande desafio. Para vencer o Dakar teremos que chegar ao final, o Dakar ganha-se etapa a etapa, sendo regular e consistente. É isso que temos vindo a fazer, é importante saber gerir o esforço e a mecânica do carro nestas etapas de muito desgaste em especial para as viaturas de serie" relembrou Adélio Machado, que terá na etapa de amanhã um grande teste à capacidade da mecânica do Toyota que não pode contar com assistência no final do dia de hoje no bivouac em Fiambalá, sendo esta uma etapa maratona.
Quanto à etapa, as dificuldades chegaram nas mais íngremes dunas do Chile, que obrigaram ao uso das pranchas. "Fartamo-nos de cavar, pôr prancha tirar prancha… foi uma etapa que obrigou a muito trabalho físico da equipa e muita atenção na navegação. Tivemos um descuido que nos custou cerca de 45 minutos e um furo, tirando isso correu normalmente, com grandes alterações de piso, mas é isto o Dakar" revelou Adélio Machado.
O seu colega de equipa, o também famalicense Martine Pereira teve bastantes problemas, sendo mesmo o último a concluir a etapa, depois de mais uma noite passada fora do bivouac. "Desta feita, foi a bateria e o alternador que teimava em não funcionar. Fomos obrigados a esperar pelo camião de assistência que por três vezes teve de mudar estes órgãos mecânicos. Acabamos por fazer a parte que faltava da especial com dunas enormes a um ritmo muito lento, sempre na calha do nosso camião de assistência que nos acompanhou em pista. O que importa é que chegamos ao final de mais uma etapa, bem de saúde e entre a caravana", adiantou o piloto da Padock Competições bastante agastado, mas feliz por poder prosseguir esta grande aventura desportiva e humana.
Estamos cada vez mais perto de ter uma dobradinha espanhola, pois Carlos Sainz soma e segue, com o 6º triunfo, 4º consecutivo em etapas. Desta feita, o piloto da Volkswagen superou por apenas 21 segundos o fantástico Hummer H3 de Robby Godron. Porém, o espanhol estará mais contente ainda por ter deixado os seus colegas de equipa Mark Miller e Giniel de Villiers, 2º e 3º da geral, a 7m39s e 18m15s, respectivamente. Hoje mais um homem da frente abandonou, o argentino Orlando Terranova, em BMW X3 CC, curiosamente o mais rápido até ao CP1, que assim não consegue chegar novamente à sua terra natal. Em bom nível tem estado Ricardo Leal dos Santos, hoje foi o 12º mais rápido, ele que se vinha a queixar de partir demasiado atrás e finalmente agora encontrou um bom ritmo de prova. Não fosse a penalização excessiva em virtude do episódio da 6ª e 7ª etapas e o piloto português estaria bem melhor classificado. Na geral, lá na frente tudo na mesma, sendo por enquanto impossível dizer quem será o melhor português, pois apenas Leal dos Santos surge na tabela.
Nas motas, outro espanhol a dominar, Marc Coma, ele que já está em ritmo de gestão, não indo além do 7º tempo do dia. A vitória voltou a ser de Frans Verhoeven, com Alain Duclos e Per-Andreas Ullevalester, logo atrás, a 1m06s e 2m07s, respectivamente. No 4º posto surge Hélder Rodrigues, em clara subida de rendimento e a mostrar que pode melhorar o 5º lugar de 2007, ocupando precisamente essa posição na geral, a cerca de 10 minutos do concorrente que o precede, Joan Villadoms. Nos lugares do pódio, tudo na mesma, Marc Coma está destacado com 1m24m50s sobre David Fretigné e 1m31m11s sobre Cyril Despres. Paulo Gonçalves está às portas do Top-10, é neste momento 11º. Nos camiões, tudo como ontem, Vladimir Chaguin (Kamaz) vence e continua na frente, com Fridaus Kabirov em 2º e Gerard de Rooy no 3º lugar.
Classificação Carros-Etapa
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 5h32m55s
2º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 27s
3º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 7m39s
4º Guerlain Chicherit/Alain Guehennec (BMW X3 CC) - a 12m25s
5º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 15m01s
(...)
12º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 1h19m43s -- 1º Português
(...)
51º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 6h09m40s
(...)
74º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 8h45m25s
(...)
89º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 37h42m35s

Classificação Carros-Geral
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 38h59m02s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touraeg) - a 27m31s
3º Giniel de Villiers/Lucas Senra (VW Race Touareg) - a 41m13s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 1h13m13s
5º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h34m38s
(...)
35º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 32h35m20s -- 1º Português
(...)
77º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 259h24m12s
(...)


Martine Pereira/José Marques não são referidos na classificação geral, ao que não deve ser alheio o excessivo tempo perdido na etapa.
A etapa de hoje que previa a ligação entre Copiapó e Fiambala, foi anulada devido às más condições climatéricas, com previsões de bastante nevoeiro e daí não serem dadas garantias que o horário da etapa fosse cumprido, tal como os meios aéreos não tinham autorização para levantar voo. A etapa de 5ª feira, a 11ª do Dakar Argentina-Chile tem 253 quilómetros de especial e com vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.

Sem comentários: