22 janeiro 2009

Paulo Marques no Top-10

O Campeonato Open de Ralis 2009 foi para a estrada no passado fim-de-semana para a realização da sua primeira jornada, o Rali Montelongo. Martinho Ribeiro e o famalicense Paulo Marques estiveram presentes e fizeram "a quase" estreia com o Ford Puma Kit Car, pois eram ainda os muito pouco quilómetros de rodagem com o carro.

Centrados em ganhar experiencia com o carro, a dupla cedo surpreendeu os presentes já que foram registando tempos nos lugares da frente. Como nos refere o piloto: "começamos a prova com um ritmo cauteloso, pois não queríamos ter percalços que nos poderiam estragar a nossa prova. Fomos ganhando confiança com o carro e troço a troço fomos arriscando cada vez mais e aí os resultados já foram muito positivos".

Se durante a manhã estavam a rodar dentro dos 10 primeiros, já na secção de tarde intrometeram-se no lote dos 5 mais rápidos, sendo ainda prejudicados por algumas neutralizações, onde lhes foram atribuídos tempos injustos para o andamento que a dupla estava a evidenciar. "Como tínhamos um número alto, sempre que houve neutralizações nas PEC devidos a acidentes, foi nos atribuído tempos que não se enquadravam com os andamentos que estávamos a ter, o que nos prejudicou na nossa classificação final".

Ainda assim, a dupla Ribeiro/Marques debateu-se com alguns problemas na caixa de velocidades, assim como com os pneus traseiros que por assim dizer simplesmente não aqueciam e tornavam o Puma Kit Car bastante instável e obrigando-os a cuidados redobrados em algumas zonas mais perigosas.

Completadas as 6 provas especial de classificação, a dupla terminou o rali na 9ª posição da geral, terceiros entre a categoria 1. "Foi um rali que acabou por ser muito positivo e benéfico para aquilo que pretendíamos. Conseguimos rodar com o carro, acertar com o melhor setup possível e tirar mais algumas ilações do mesmo. O resultado final foi positivo, embora temos a noção que poderíamos ir bastante mais além, sobretudo porque houve zonas que poderíamos arriscar muito mais, e não podemos esquecer que fomos bastante prejudicados com a situação das neutralizações. Mas sem dúvida que o balanço final é muito positivo e agora é tentar fazer ainda melhor para as próximas prova", referia a dupla.

Para as próximas provas o Team Ribeirense poderá trazer algumas novidades, mas ainda há alguns pontos por definir para o resto da época, pelo que a seu tempo a equipa dará a conhecer todos os pormenores.

Sem comentários: