12 janeiro 2009

9ª Etapa Dakar: Adélio já está no pódio nos T2, enquanto Martine vai recuperando como pode

A etapa de hoje fica marcada por mais uma redução da quilometragem, com os últimos 20 quilómetros (uma zona com enorme cordão de dunas) a serem suprimidos. As areias chilenas do Atacama têm sido duros, mas não tão demolidores como a primeira fase da prova, onde bastantes concorrentes foram obrigados a abandonar.

Adélio Machado tem estado imparável e ultrapassou mais uma longa tirada, chegando a Copiapó no 56º lugar, sendo agora o 35º colocado, na geral, apesar de no site oficial aparecer com um tempo acrescido de 200 horas: "já solicitei essa rectificação, um erro de pronto reconhecido pela organização". Com o resultado de hoje, o piloto da Padock Competições está já no pódio da categoria T2, após uma etapa bastante trabalhosa, não permitindo erros de navegação, com Laurent Flament a estar ao seu nível. "Apanhamos ao longo do percurso de tudo, muita navegação, terra escorregadia, pedra e areia. Estávamos a andar a bom ritmo até sensivelmente ao quilómetro sessenta, altura em que nos desorientamos um pouco do rumo certo e andamos ali de um lado para o outro. Perdemos muito tempo e depois foi complicado passar tanta gente, em piso tão pedregoso, para chegar na melhor posição ao final da etapa. Pelo meio ainda sofremos um furo que nos atrasou em cerca de 15 minutos. A parte final da etapa, que mesmo encurtada, era muito complicada", relatou Adélio Machado, algo descontente com a ordem de partida das etapas, pois "desde quinta-feira que não parto na ordem da classificação do dia anterior. Esta posição da organização tem-me penalizado bastante porque já encontro as estradas muito degradadas e a velocidade terá de ser menor". Mesmo com estes contratempos, Adélio Machado conserva o lugar de melhor português e é 3º nos T2, preparando para amanhã uma nova etapa desgastante "que se antevê muito difícil com verdadeiras montanhas de areia do deserto de Atacama. Estamos precavidos para essas dificuldades e vamos continuar com a nossa marca triunfante etapa a etapa", concluiu.
Com uma nova estratégia, Martine Pereira visa agora cumprir "etapa a etapa para alcançar o tão desejado pódio no regresso a Buenos Aires com a melhor classificação possível, numa prova que já ficou marcada por uma excessiva penalização que deitou por terra qualquer pretensão de lutar pelos lugares de maior destaque no agrupamento T2". Para o estreante famalicense, o dia de hoje voltou a ser penoso e desgastante fisicamente, devido à dureza do trajecto com muita pedra e dunas na parte final da especial, terminada já com luz artificial. "O José Marques esteve impecável na navegação e não cometemos erros, conseguimos poupar a mecânica do Toyota e os pneumáticos, evitando os furos. Ao longo da etapa, mesmo partindo de posições atrasadas passamos muitos carros, recuperando algumas posições à geral", contou Martine Pereira depois de superar mais uma etapa da longa maratona todo terreno que é o Dakar, desafiando homens e máquinas: "Quem consegue aguentar e superar todas estas contrariedades, pisos pedregosos e arranha-céus de areia, só tem que estar satisfeito com a sua entrega. Vamos continuar a nossa missão até Buenos Aires", referiu o piloto da Padock, que hoje foi o 69º mais rápido.
A esta hora, o outro piloto da equipa famalicense, Francisco Pita, ainda não tinha atingido o final da etapa, tendo perdido algum tempo na derradeira fase da tirada, pois era 79º à passagem do último controlo intermédio, contudo já chegaram vários pilotos que nesse mesmo ponto passaram depois do piloto português. Mais novidades ao longo do dia de amanhã.
Na discussão pela vitória, o termo "discussão" está a desaparecer, pois Carlos Sainz (Volkswagen) não desarma da liderança, tendo hoje conquistado a 3ª vitória consecutiva em etapas, a 5ª desta edição. Mark Miller foi 2º, com Robby Gordon a colocar o Hummer também nos lugares do pódio. Um pouco mais distantes deste trio ficaram Orlando Terranova, uma das agradáveis surpresas e Giniel de Villiers. Depois de ter entrado nos vinte mais rápidos no dia de ontem, Ricardo Leal dos Santos voltou a ser o piloto luso mais rápido, ao obter o 21º lugar do dia, com Francisco Inocêncio também em bom plano novamente, terminando em 23º. Na geral e com mais uma vitória, Sainz começa a ficar perto da vitória, tendo agora Miller na mais directa (mas ainda distante...) perseguição, por troca com Giniel de Villiers. Joan Roma é o único resistente com menos de uma hora de desvantagem para o lider da prova.
Nas motas, a vitória do dia foi para Frans Verhoeven (KTM), repetindo assim o feito da 2ª etapa, com David Fretigné e Francisco "Chaleco" Lopez um pouco mais atrás. Marc Coma, que não foi além do 4º lugar de hoje, mantém-se na frente, com David Fretigné a ser 2º a já 1h04m38 e Cyril Despres a completar o pódio, a 1h34m38s. Na comitiva lusa das 2 rodas, Hélder Rodrigues subiu ao 6º posto (a 2h09m26s), em virtude do 7º lugar de hoje, com Paulo Gonçalves um pouco atrás, em 9º, sendo agora 11º classificado (a 3h11m50s). Nos camiões, Vladimir Chaguin (Kamaz) foi o mais rápido, deixando André de Azevedo a quase 25 minutos. Na geral, Chaguin mantém-se na frente, porém mais distanciado dos perseguidores, Fridaus Kabirov e Gerard de Rooy.
Classificação Carros-Etapa
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 5h56m08s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 1m47s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 2m16s
4º Orlando Terranova/Alain Guehennec (BMW X3 CC) - a 10m06s
5º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 12m01s
(...)
21º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 1h40m04s -- 1º Português
(...)
56º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 3h24m04s
(...)
69º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 4h14m59s
Classificação Carros-Geral
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 33h26m07s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 19m52s
3º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 22m58s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 58m12s
5º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h34m17s
(...)
35º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 26h25m40s -- 1º Português
(...)
72º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 244h24m34s
A 10ª etapa, amanhã, começa e termina em Copiapó, naquela que muitos consideram a etapa decisiva do Dakar, com 666 quilómetros de especial, sendo assim também a mais longa. A parte final da etapa adivinha-se bastante demolidora, com cerca de 100 km em dunas, como que se tratassem de autênticas montanhas de areia, pelo que as dificuldades poderão estar já com a meta à vista.

Sem comentários: