06 janeiro 2009

Fim de ano por... João Ruivo e Alberto Silva

João Ruivo e Alberto Silva tiveram mais um ano em grande nível, ao volante do Fiat Stilo Multijet, entrando para a história dos ralis em Portugal, depois da vitória no Rali Montelongo que significou o primeiro triunfo de um carro a diesel em ralis nacionais.
Grande animadora do Open de Ralis, a dupla famalicense alcançou o 3º lugar absoluto, não conseguíndo no entanto repetir a vitória de 2007 nas 2 Rodas Motrizes, contentando-se com o vice campeonato. Para 2009, Ruivo irá continuar no Open de Ralis, uma vez mais ao volante do Fiat.
Este balanço é feito em conjunto, pois a carreiras de João Ruivo e Alberto Silva estão indiscutivelmente associadas uma a outra, numa equipa que está formada desde 2004.

1) Que balanço faz da época de 2008?
JR: A época, no final das contas, acabou por correr bem, pois alcançamos um dos objectivos a que nos tinhamos proposto, que era terminar no podio final do Open de Ralis, apesar de todos os maus momentos porque passamos ao longo do ano, com duas desistencias e dois maus resultados (32º no Vidreiro e 10º em Loule), sendo que dos outros 6 ralis, 5 terminamos no podio.
AS: O balanço que faço da epoca é positivo, visto que mais uma vez atingimos o podio final no Open de Ralis e, fundamentalmente, porque a concorrencia foi muito mais forte que em 2007.
2) Qual o momento mais alto/feliz da temporada?
JR: Sem dúvida que a vitoria no Rali Montelongo é o ponto alto do ano, pelo facto de ter sido a nossa primeira vitoria no Open, mas também por o termos conseguído com uma viatura Diesel.
AS: Foi, naturalmente, o Rali Montelongo, pois fomos a primeira equipa a vencer em Portugal um rali oficial com um carro Diesel.
3) Qual o momento para esquecer?
JR: O momento mais marcante do ano acabou por ser o acidente de Vila Verde, muito por culpa do que passamos nos momentos após o embate no muro. Mas agora ja é sua uma lembraça de onde aprendemos varias lições.
AS: O Rali de Vila Verde ficou marcado pelo acidente que protagonizamos. Foi muito violento e cheguei a temer o pior para mim e para o João, por momentos pensei que tudo acabava ali. Fiquei com mazelas para o resto da vida, mas o mais importante e que estamos recuperados e mais motivados que nunca, como se viu logo a seguir em Murça.
4) Como vê o momento actual do desporto motorizado famalicense e que futuro espera?
JR: O desporto motorizado no nosso concelho sempre esteve em alto nível, sendo que neste momento temos vários pilotos nos lugares da frente em quase todas as modalidades. Até aqui tudo bem, mas mesmo assim acho que podiamos fazer mais e melhor pelas actividades que realizamos na nossa terra. Mas para isso acontecer temos que nos juntar todos, debater e dar ideias às entidades que organizam essas actividades. Faz falta o nosso clube que é anunciado há já vários anos.
AS: Pelo aquilo que sei brevemente iremos dispôr de um clube e isso e algo de positivo. Agora as pessoas responsáveis têm de arregasar as mangas e trazerem para Famalicão provas dos diversos campeonatos, podendo até começar por candidatar a prova do Regional Norte ao Open de Ralis. Temos adeptos, troços, apoio estatal, só falta mesmo esperar que a Federação "abra" a porta e dê uma opurtunidade para que Famalicão esteja de novo na rota dos Campeonatos Nacionais.
5) Que perspectivas e projectos para 2009?
JR: Os projectos passam novamente pelo Open de Ralis onde contamos lutar novamente pelos lugares da frente, apesar de os adversários poderem estar mais bem equipados que nós esta época, muito derivado ao novo regulamento do Open que permite viaturas 4x4 que ainda tem homolgação. Mas isso sé nos da ainda mais força para lutarmos e vencermos.
AS: Vou estar novamente ao lado do João Ruivo no Open de Ralis e tentar lutar pelo título no final. Existe tambem a hipótese de disputar o Campeonato de Portugal de Ralis num projecto muito interesante, mas para já ainda não posso avançar mais nada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Força para 2009! Agora que podem correr com os Lancer 5 e 6 no Open, um desses ficava mesmo bem a esta dupla, pois já merecem dar o salto! Até lá, vão fazendo os possíveis e impossíveis com o Stilo que também é espectacular...

Um abraço para o João e para o Berto!

Anónimo disse...

Também gostava de ver estes rapazes num desses carros, ou num Escort do Peres!

Força Bravos