05 janeiro 2009

3ª Etapa Dakar: Adélio sob carris, mas Martine caiu várias posições

Esta 3ª Etapa do Dakar Argentina-Chile foi bem mais complicada do que aquilo que se previu e de contrastes para os pilotos de Famalicão. Se por um lado Adélio Machado evitou precalços de maior, já Martine Pereira teve um dia difícil e atrasou-se alguns lugares.

Partindo para a etapa como o melhor piloto português em prova, Adélio Machado terminou a etapa na 75ª posição, depois de uma tirada em que rodou com muitos cuidados para poupar a mecânica do Toyota e evitar furos - teve apenas um -, em mais uma prestação muito regular do piloto famalicense da Padock Competições. "Fomos prudentes na forma como abordamos esta etapa. Sabíamos das adversidades que podíamos encontrar e não podíamos arriscar logo à terceira etapa. A navegação voltou a ser preponderante no rumo certo, não nos perdemos e, isso foi uma mais-valia. O Laurent Flament tem vindo a fazer um excelente trabalho. Estamos no caminho certo, que assim seja até ao regresso a Buenos Aires", comentou Adélio Machado, no final da etapa.
Já Martine Pereira como foi referido, não teve um dia fácil, começando a rodar fora dos cem primeiros, contudo e à medida que os quilómetros iam passando, o famalicense ganhou algumas posições, mas nova queda já na fase final da etapa, o que se traduziu num 104º lugar e a perda de várias posições na classificação geral. "Depois do muito pó que apanhamos na especial de ontem, que culminou com um pequeno toque na traseira de um outro concorrente, hoje voltamos a sentir essas dificuldades depois de nos termos atrasado. Era muito difícil ultrapassar e, depois vieram as pedras e os furos. Já deu para perceber o porquê do Dakar ser a mais dura e longa prova de todo-o-terreno do mundo", referiu Martine Pereira, já de noite e após esta etapa desgastante.
O outro homem da Padock Competições, Francisco Pita, teve finalmente um dia em que os azares não o perseguiram, mostrando ser o mais rápidos dos três pilotos da equipa famalicense, porém uma quebra de ritmo na parte final, fez com que caísse para 77º. Na tabela classificativa geral, Francisco Pita está já muito atrasado, estando fora do Top-100.
Na discussão da vitória, Nasser Al-Attiyah levou o seu BMW X3 CC novamente à vitória numa etapa, sendo o primeiro a bisar. O lider da prova, Carlos Sainz, foi o mais directo perseguidor de Al-Attiyah, perdendo apenas 35 segundos, o que lhe valeu aumentar a vantagem para o 2º classificado na geral que é precisamente o homem da BMW. Para além de Sainz, a VW teve um dia muito bom pois Dieter Depping e Giniel de Villiers completaram os lugares cimeiros, deixando Peterhansel como melhor representante da Mitsubishi, apenas na 5ª posição. Peterhansel tem apenas a companhia de Joan Roma nos lugares cimeiros, pois Luc Alphand perdeu muito tempo com problemas de motor, motivo esse que já levou ao abandono de Hiroshi Masuoka. Ricardo Leal dos Santos teve um dia muito positivo, depois de dois dias de muito azar, sendo o melhor entre os portugueses, retirando ao famalicense Adélio Machado esse estatuto na classificação geral, igualmente. O piloto do BMW X5 rodou várias vezes no Top-50, terminando a etapa em 46º e subindo para a 66ª posição na classificação geral.
Nas motos, Marc Coma (KTM) parece não estar satisfeito com a vantagem que tem sobre o 2º e venceu a etapa com 17m49s sobre Per-Anders Ullevalseter e Joan Villadoms, ambos com o mesmo tempo. Hélder Rodrigues foi o melhor português, entrando pela primeira vez no Top-10, ao ser exactamente 10º, a mais de 24 minutos do vencedor. A tabela geral é liderada por Marc Coma, seguído de David Fretigné (+ 39m11s) e de Frans Verhoeven (+ 41m14s), com o melhor português a ser agora Hélder Rodrigues, na 13ª posição, a já mais de uma hora, e com Paulo Gonçalves um pouco mais atrás, mantendo o 18º posto.
Por fim, na classe dos camiões, a vitória na etapa foi para Vladimir Chaguin (Kamaz), porém a liderança permanece no holandês Gerard de Rooy, em GINAF, com cerca de 7 minutos de vantagem sobre o primeiro dos três Kamaz que o perseguem, neste caso o de Fridaus Kabirov. A portuguesa Elisabete Jacinto teve um dia bastante complicado, não conseguíndo melhor que o 41º lugar na etapa, descendo para a 30ª posição na geral, já com uma diferença de quase 4 horas para de Rooy.
Classificação Etapa-Carros
1º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3 CC) - 4h29m27s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - a 35s
3º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touareg) - a 1m40s
4º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 4m01s
5º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 5m31s
(...)
46º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 1h56m40s -- 1º Português
(...)
75º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 2h37m44s
(...)
77º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 2h40m15s
(...)
104º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 3h37m40s
Classificação Geral-Carros
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 9h04m48s
2º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3 CC) - a 3m40s
3º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 5m45s
4º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 8m47s
5º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 14m22s
(...)
66º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 6h08m05s -- 1º Português
(...)
68º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 6h16m57s
(...)
91º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 7h26m56
(...)
105º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 9h25m43s
A etapa de amanhã, 3ª feira, irá ligar Jacobacci até Neuquen, num traçado com uma fase inicial de muita pedra e areia, bastante sinuoso, até encontrar solo mais rápido, com passagem por vários rios secos e com uma zona final novamente dificil e traiçoeira. Ao todo serão 459 quilómetros cronometrados e mais 29 em ligação.

Sem comentários: