03 janeiro 2009

1ª Etapa Dakar: Famalicenses com entrada tranquila

Teve início hoje a grande aventura do Dakar, que este ano se realiza na Argentina e no Chile! Com 371 quilometros cronometrados, esta primeira tirada serviu para tirar as primeiras ilações de quem poderá estar na luta pela vitória, bem como para alguns favoritos se atrasarem consideravelmente.
Martine Pereira é o melhor representante da equipa de Famalicão, Padock Competições, naquela que está a ser a sua estreia no Todo-Terreno. O piloto famalicense concluiu a 1ª etapa na 69ª posição, sem grandes problemas no seu Toyota Land Cruiser.
O outro piloto famalicense em prova, Adélio Machado não foi tão feliz, tendo alcançado a 85ª posição, numa etapa em que optou por ser "prudente e muito consistente ao longo de toda a etapa, evitando os problemas ou ratoeiras do traçado que nos pudessem surgir. Já na parte final do troço cronometrado o carro perdeu um pouco de velocidade de ponto, certamente, pelo muito pó que apanhamos na ultrapassagem a alguns concorrentes. Tirando isso, tudo se passou normalmente numa equipa que sabe aquilo que quer, vencer", mostrando uma vez mais toda a ambição da Padock Competições.
Francisco Pita, também ele a correr com as cores da equipa famalicense, é penúltimo, após ter dado um toque, que danificou visivelmente o seu Toyota.
A etapa foi ganha por Nasser Al Attiyah, em BMW X3 CC, sendo secundado pela armada da VW, encabeçada por Carlos Sainz, numa etapa em que os Mitsubishi Racing Lancer tiveram alguns problemas de motor, em particular o de Hiroshi Masuoka. O melhor representante luso é Francisco Inocêncio, na 55ª posição.
Nas motas, Marc Coma (KTM) lidera já com mais de 20 minutos de vantagem sobre Jacek Szachor e Martin Stanovnik, também em KTM. Paulo Gonçalves é o melhor português e está no 15º lugar. Nos camiões, para já são os holandeses da GINAF que comandam, com Van Vilet na frente com apenas 2 segundos de vantagem sobre De Rooy. Elisabete Jacinto está à porta do Top-10, é a 11ª classificada, a mais de 14 minutos do lider.
Classificação Carros
1º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3CC) - 2h36m15s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - a 2m17s
3º Giniel de Villiers/Dieter Von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 2m40s
4º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 4m21s
5º Luc Alphand/Gilles Picard (Mitsubishi Racing Lancer) - a 4m44s
(...)
55º Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza (Mitsubishi Pajero) - a 46m12s -- 1º Português
(...)
69º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 55m14s
(...)
85º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 1h02m27s
(...)
155º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 2h23m50s
A 2ª etapa ligará Santa Rosa a Puerto Madryn e é a mais longa de todo o Dakar, mas não necessariamente a mais difícil, completando 800 quilómetros, 237 dos quais feitos ao cronómetro.

Sem comentários: